Início » Colunas » Coluna do Verchai » Os diferentes times do Barcelona na temporada

Os diferentes times do Barcelona na temporada  

destaque camp nou lotado divulgacao fc barcelona
Mosaico com as cores da Catalunha no Spotify Camp Nou, casa do Barcelona (Divulgação: FC Barcelona)

A temporada teve um início para o Barcelona e vai terminar de uma forma longe da esperada pelo clube e sua torcida. Podemos dizer que vimos diferentes times do Barcelona nesta temporada, um na Espanha e outro nas competições continentais.

Em breve o clube catalão deve confirmar seu status de campeão espanhol, mas mesmo com o título da La Liga de forma absoluta, pois a equipe foi dominante, há uma séria frustração do clube pelo seu desempenho.

A primeira frustração

Na Liga dos Campeões o Barcelona enfrentou um grupo composto por Bayern de Munique, Internazionale e Viktoria Plzen, um grupo difícil, claro, mas dado o investimento que o clube fez, muito mais poderia ser esperado e conquistado.

A participação do clube na Champions teve duas vitórias, um empate e três derrotas, um péssimo aproveitamento que culminou na eliminação da equipe, ficando em terceiro lugar no seu grupo. O desempenho do time como um topo, no entanto, é o que ficou em evidência.

Na Espanha um clube dominante, mas na principal competição de clubes na Europa um time nada mais do que mediano diante dos seus adversários. E isso justificou sua crise de resultados, que levou à eliminação e à primeira grande frustração da temporada.

Os resultados da Champions

No jogo de estreia na Liga dos Campeões, o clube goleou o Viktoria Plzen por 5 a 1 e gerou grande expectativa para a temporada apesar da fragilidade do adversário. Um novo time estava sendo montado e novas expectativas estavam sendo criadas após o declínio do time com a saída de Lionel Messi. Novos grandes nomes, uma lenda do clube no comando e jovens promessas causaram uma comoção em Barcelona, mas as coisas não aconteceram conforme se esperava.

Contra o primeiro grande adversário, o Barcelona sofreu uma derrota. A equipe foi derrotada na Alemanha pelo Bayern de Munique e a dificuldade contra o clube alemão em mais um ano ficou evidente. Na terceira partida enfrentou a Internazionale na Itália e sofreu mais uma derrota, agora por 1 a 0, dificultando a situação do clube no grupo.

Apesar dos dois resultados ruins, havia esperança de que o clube pudesse conquistar os resultados necessários em casa e assim avançar na competição, mas muito pelo contrário, decepcionou mais uma vez.

Contra a Internazionale o clube empatou por 3 a 3 em casa e se viu numa situação muito difícil em relação à classificação e na partida contra o Bayern de Munique diante da sua torcida o time sofreu um duro golpe. A equipe alemã venceu por 3 a 0 a partida no Camp Nou e eliminou as chances de classificação do Barcelona. Não havia mais o que ser feito, mais uma grande queda e um novo trabalho deveria ser pensado.

Tentativa na Liga Europa

Após a eliminação na Liga dos Campeões o clube foi para a Liga Europa para tentar um recomeço na temporada, chegou como um dos favoritos ao título e essa seria a chance de redenção do clube, mas podemos colocar que a equipe não teve sorte. O Barcelona enfrentou o Manchester United na segunda fase da Liga Europa e mais uma vez abandonou uma competição continental.

Na primeira partida os clubes empataram por 2 a 2 no Camp Nou em grande jogo realizado, mas o empate não era nada bom para o Barcelona, pois enfrentar o Manchester em grande fase no Old Trafford seria uma das tarefas mais difíceis da temporada, e realmente foi.

No jogo de volta, o Manchester United venceu por 2 a 1 e conseguiu a classificação diante de um frustrado Barcelona. A classificação diante do cenário que se apresentava na partida era de fato muito difícil, mas essa era a grande chance do Barcelona conquistar um resultado grandioso na atual temporada.

A passagem pela Liga Europa foi frustrante, assim como na Liga dos Campeões, mas não reflete o desempenho nacional do time catalão.

Título espanhol

O Barcelona corre a passos largos para o título espanhol desta temporada. A equipe faz uma campanha irretocável na La Liga e deve confirmar seu título em breve. A defesa do clube é um dos pontos de destaque no campeonato e a expectativa é de que termine o campeonato com bem menos que 20 gols sofridos.

Até o momento, a equipe possui 23 vitórias, 4 empates e apenas duas derrotas em 29 jogos, um número realmente impressionante e que mostra o domínio do Barcelona na Espanha nesta temporada. O título Espanhol é questão de tempo, mas não vai apagar o péssimo desempenho nas demais competições que disputou esse ano.

A campanha é absolutamente irretocável, um time sólido, consistente, que vence os jogos e obtém os resultados que precisa, dominante, superior, mas tudo isso ficou apenas na Espanha.

Planejamento para a próxima temporada

Com o elenco que possui hoje, o Barcelona é um dos maiores times do mundo, mas ainda falta uma certa solidez na equipe para que consiga ser uma vencedora, campeã de fato. Lewandowski, Raphinha, Gavi, Pedri, Ronald Araújo, Ter Stegen, entre outros, fazem parte de um longo processo de renovação do clube. O goleiro alemão já está há muitas temporadas, claro, mas é um dos pilares desse time.

Rumores sobre uma possível e difícil chegada de Messi ao clube surgiram e vão continuar surgindo até que uma definição aconteça. Se vier, ainda não se sabe qual jogador estará à disposição do Barcelona. Se é o Messi multicampeão que é um líder na Argentina ou o descontente jogador do PSG.

A chegada de um dos maiores jogadores da história e eterno ídolo do clube poderia fazer com que essa nova geração do Barcelona tivesse uma referência em busca do DNA vencedor que precisa encontrar ou reencontrar.

Diante do que vem acontecendo em Barcelona parece que é o fator que falta para o time conseguir resultados mais expressivos, uma referência vencedora, alguém para olhar e levar o time às vitórias. Muitas expectativas podem ser criadas sobre o clube para a próxima temporada, e no momento, a realidade é que teremos um Barcelona em busca de renascimento no futebol europeu.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário