A construção de um problema.
Nesta quarta-feira (29), o São Paulo recebeu o Mirassol no Morumbi para a primeira partida das quartas de final do Campeonato Paulista. O tricolor paulista havia encerrado a primeira fase da competição estadual na liderança do grupo A, com 21 pontos somados em 12 jogos (6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas). Na última rodada da fase de grupos, Fernando Diniz chegou a poupar a equipe titular por já estar garantido nas quartas de final e, mesmo assim, os reservas venceram o Guarani. Só que o resultado não foi nada comemorado por grande parte dos torcedores tricolores, pois ajudou o Corinthians a ultrapassar o Guarani no grupo D e, consequentemente, se classificar para as quartas de final. Todo o problema para o São Paulo e Fernando Diniz começou aí, pois a principal torcida organizada da equipe, a Torcida Tricolor Independente (TTI), passou a cobrar que, se a equipe tinha confiança para ajudar um rival a se classificar, então ela obrigatoriamente teria de vencer o adversário e, inclusive, o título. Na verdade, os tricolores esperavam mesmo era que acabasse a seca de títulos que já dura 8 anos (desde a conquista da Copa Sul-Americana em 2012). No caso do Campeonato Paulista, a situação é ainda pior: a última conquista foi em 2005, quando a competição ainda era disputada através dos pontos corridos. Naquele ano, Hernanes era apenas um garoto, recém-chegado das categorias de base, e Diego Lugano, com 24 anos, comandava a equipe dentro de campo. Desde então, o São Paulo não sabe o que é vencer e, só nos últimos 3 anos, teve 3 quedas para o Corinthians (nas semifinais de 2017 e 2018 e na final do ano passado). Parecia que não poderia ficar pior neste ano, mas ficou. Depois de ajudar um rival a classificar e gerar revolta dos torcedores, o São Paulo está eliminado do estadual nas quartas de final, em pleno Morumbi, para o Mirassol. Vale mencionar que o time do interior, que praticamente já havia garantido a classificação na 10ª rodada (quando a competição estadual foi paralisada), perdeu 18 jogadores no período em que o Paulista foi suspenso por conta da pandemia.
São Paulo x Mirassol
A partida dessa quarta-feira (29) entre São Paulo e Mirassol iniciou com domínio do time da casa na posse de bola, mas sem levar perigo ao adversário, pois a equipe visitante conseguiu encaixar a linha de marcação. Com isso, o São Paulo foi saindo cada vez mais para o campo de ataque e o Mirassol começou a fazer a bola chegar no campo de ataque com lançamentos longos. Foi assim que surgiu uma falta, que gerou uma cobrança de escanteio, que terminou com o primeiro gol da partida. Em jogada ensaiada pela equipe visitante, Daniel Borges levantou na segunda trave e Zé Roberto apareceu livre de marcação para testar firme pro fundo da rede. Poucos minutos depois, o Mirassol protagonizou uma verdadeira aula de contra-ataque e coletividade: em bola afastada pela zaga, Bruno Mota escorou com o peito no meio de campo para Bruno Fernandes, que, de primeira, lançou para a velocidade de Juninho. O camisa 11 do Mirassol apostou corrida com a defesa tricolor, conseguiu invadir a área e bateu cruzado para a chegada de Zé Roberto, de novo ele no segundo pau para empurrar pra rede: 2 a 0. O São Paulo se lançou de vez pra cima do adversário após sofrer o segundo gol e, por um momento, pareceu imparável. Primeiro, Vitor Bueno fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área para Pablo descontar. Dois minutos depois, ainda no primeiro tempo, foi a vez de Pablo ajeitar na entrada da área para Vitor Bueno bater firme e deixar tudo igual no placar: 2 a 2. No segundo tempo, o São Paulo seguiu pressionando, em busca da vitória, mas não conseguiu construir jogadas que gerassem espaços para a infiltração dos atacantes da defesa do Mirassol. Já a equipe do interior, quando conseguiu ter uma boa chance, aos 35 minutos da etapa final, não desperdiçou: Tiago Volpi se atrapalhou com Arboleda para afastar cruzamento, a bola ficou viva área e caiu nos pés de Daniel Borges, que soltou a pancada de primeira e partiu para o abraço. Nos acréscimos, quando o São Paulo partiu para o abafa final, Vitor Bueno até chegou a balançar as redes, mas teve o gol anulado, pois recebeu a assistência em posição irregular. Placar final: São Paulo 2 x 3 Mirassol. Agora a equipe tricolor pensa no Campeonato Brasileiro, pelo qual deve entrar em campo no dia 9 de agosto, no domingo de dia dos pais.
Palmeiras vence o Santo André no Allianz Parque e fará a semifinal em casa
Nessa quarta-feira (29), a Globo transmitiu a partida entre Palmeiras e Santo André, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, e o alviverde paulista não decepcionou. Mas a missão do time comandado por Vanderlei Luxemburgo foi muito complicada pela boa equipe do Santo André, que conseguiu se fechar e explorar os contra-ataques com muita qualidade. O goleiro palmeirense, Weverton, teve de fazer algumas intervenções importantes na partida. Mas quem se destacou mesmo foi o outro goleiro, Ivan. O guarda-redes do Santo André não deixou passar nada até os minutos finais do jogo, e olha que ele teve muito trabalho durante o jogo. Aos 43 minutos do segundo tempo, porém, Ivan nada pôde fazer quando uma cabeçada ruim de Felipe Melo tomou o rumo do ângulo após desviar em Marlon, zagueiro do Santo André. Poucos minutos depois, nos acréscimos da etapa final, o Palmeiras saiu rápido em contra-ataque e Luiz Adriano deixou Zé Rafael na boa para finalizar da entrada da área. Ivan ainda conseguiu fazer a defesa, mas, no rebote, Marcos Rocha decretou a vitória do Palmeiras, por 2 a 0, e garantiu o alviverde na próxima fase do Campeonato Paulista. Em entrevista após a partida, Vanderlei Luxemburgo parabenizou seus jogadores pela classificação: “Parabéns à garotada aí. Usamos bem o banco e o pessoal correspondeu à expectativa”.
Nesta quinta-feira (30), acontecem os outros dois jogos das quartas de final. Às 19 horas o RB Bragantino joga contra o Corinthians no Morumbi e, às 21h30, o Santos recebe a Ponte Preta na Vila Belmiro. A partida no estádio são-paulino será transmitida exclusivamente pelo canal pay-per-view Premiere. Já o duelo no estádio do Santos será mostrado pelo SporTV, na TV fechada, além do Premiere.