Início » Esportes » Jogos Olímpicos de Verão » Italo Ferreira é ouro no surfe olímpico; Medina fica sem medalha

Italo Ferreira é ouro no surfe olímpico; Medina fica sem medalha  

Atua campeão mundial, o surfista do Rio Grande do Norte Italo Ferreira conquistou na madrugada a primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Tóquio.

Italo ferreira primeiro ouro do brasil e do surfe em olimpíadas
Campeão do mundo Italo Ferreira supera japonês e fatura o ouro no surfe para o Brasil em Tóquio 2020 (Foto: Jonne Roriz/COB)

O potiguar de Baía Formosa superou na final o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou com bastante polêmica o outro brasileiro, Gabriel Medina, na semifinal.

A julgar pelo placar final, de 15,14, contra apenas 6,60 do japonês, Italo sobrou, mas o início foi tenso com a quebra da prancha do brasileiro após tentar pegar a sua primeira onda.

Mas a equipe agiu rápido, Italo pegou o novo equipamento e arrasou no mar de Tsurigasaki, fazendo história nos Jogos Olímpicos como primeiro medalhista de ouro.

Gabriel Medina caiu em decisão controversa dos juízos e depois perdeu bronze

Os brasileiros se revoltaram nas redes sociais com as notas dadas pelos juízes para os parecidos aéreos de Gabriel Medina e Kanoa Igarashi no confronto semifinal. Fez diferença.

Primeiro, foi Gabriel quem aplicou a manobra de pontuação alta, recebendo 8,43, e depois foi a vez de Kanoa Igarashi, que ganhou pontuação bem mais generosa: 9,33. A polêmica maior se dá pelo fato de apenas o japonês ter usado as mãos para segurar a prancha durante o seu aéreo. Medina não fez isso e, em teoria, poderia ter sido melhor avaliado nesse aspecto da manobra na quente disputa olímpica.

No fim, deu Kanoa Igarashi, que recebeu nota final de 17.00, contra 16.76 do surfista brasileiro.

Frustrado, Gabriel Medina voltou ao mar depois para a disputa pela medalha de bronze contra o australiano Owen Wirght, que havia sido despachado por Italo Ferreira. Pouco inspirado, Medina sofreu nova derrota, por 11.97 a 11.77 e acabou sem medalha em Tóquio 2020.

Bronze para natação do Brasil

A programação da Olimpíada desta terça (27) no Japão, iniciada na noite de segunda (26) aqui, teve conquista de medalha de bronze para o gaúcho Fernando Scheffer na final dos 200m, terceiro colocado com tempo de 1min 44s66.

Foi a 14ª medalha olímpica para o país na modalidade. A Grã-Bretanha fez dobradinha e completou o pódio. Tom Dean ficou com a medalha de ouro (1min44s22) e Duncan Scott, com a prata (1min44s26).

Última atualização do quadro de medalhas:

medalha de tóquio 2020
(Divulgação: Tokyo 2020)

1º Japão – 10 ouros, 3 pratas e 5 bronzes: 18 medalhas no total

2º EUA – 9 ouros, 8 pratas e 8 bronzes: 25 medalhas no total

3º China – 9 ouros, 5 pratas e 7 bronzes: 21 medalhas no total

4º Atletas da Rússia – 7 ouros, 7 pratas e 4 bronzes: 18 medalhas no total

5º Grã-Bretanha – 4 ouros, 5 pratas e 4 bronze: 13 medalhas no total

14º Brasil – 1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes: 5 medalhas no total 

Leia também:

Skate dá duas pratas para o Brasil em madrugadas olímpicas

Galvão corneta técnica Pia por não levar Cristiane à Olimpíada

Saiba porque o COI manterá nome “Tóquio 2020” em 2021

Deixe um comentário