Início » Colunas » Coluna do Verchai » Invicto, Tuchel sonha em fazer história no Chelsea

Invicto, Tuchel sonha em fazer história no Chelsea  

Blues enfrentam o Atlético de Madrid pelas oitavas da Liga dos Campeões com a vantagem do empate

uefa champions league 2020/21
(Reprodução)

Nesta quarta-feira (17), às 17 horas, acontecem os últimos dois jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, que seguem sendo transmitidos pela TNT Sports através da TV fechada, do Facebook e do serviço de streaming. Na terça-feira (16), Real Madrid e Manchester City deixaram, respectivamente, Atalanta e Borussia Mönchengladbach pelo caminho e avançaram às quartas de final. Na semana passada, Liverpool, Paris Saint-Germain, Porto e Borussia Dortmund já haviam garantido lugar na próxima fase da principal competição de clubes da Europa, deixando o Barcelona, de Lionel Messi, e a Juventus, de Cristiano Ronaldo, fora das quartas de final. Principalmente a eliminação da Juventus, diante do Porto, foi uma grande surpresa, tendo em vista que o Barcelona teve o atual finalista, PSG, como adversário. Nesta semana, no entanto, ainda não houve nenhuma surpresa. Real e City confirmaram o favoritismo nesta quarta-feira e o Bayern de Munique, que venceu a Lazio por 4 a 1 jogando como visitante na partida de ida, não deve ter qualquer problema para confirmar a classificação, provavelmente vencendo mais uma vez. O único confronto desta semana que estava aberto desde o início e segue assim nesta partida de volta envolve Chelsea e Atlético de Madrid. Não há dúvidas de que, por ter conseguido vencer por 1 a 0 fora de casa na partida de ida, o Chelsea está mais próximo de alcançar a classificação, mas não seria nenhuma grande surpresa se a equipe espanhola conseguisse reverter o placar agregado com uma vitória no confronto da volta.

Prévia de Chelsea x Atlético Madrid

O primeiro confronto entre estas equipes teve o mando do Atlético, mas foi disputada na Itália por conta das medidas de restrição de viagens para a Espanha em razão da pandemia. Com isso, a equipe comandada pelo argentino Diego Simeone já começou de certa forma prejudicada. No entanto, o que se viu dentro de campo foi muita disputa no meio e grande dificuldade de ambas as equipes para criar chances de gols, até mesmo pelo alto nível de seus sistemas defensivos. Só que, no segundo tempo, a defesa do Atlético se atrapalhou em cruzamento de Marcos Alonso no bico da área e Mario Hermoso, pressionado, cortou mal: a bola ficou viva na área e Olivier Girou surpreendeu com uma linda bicicleta para marcar o único gol do jogo. Além da vantagem que o Chelsea carrega para a partida da volta, no Stamford Bridge, em Londres, podemos perceber com o primeiro jogo que este confronto deve ser definido nos detalhes. Isso porque, como já é sabido, o sistema defensivo da equipe comandada por Simeone é um dos melhores do mundo (nesta temporada, sofreu apenas 28 gols em 36 partidas disputadas). E soma-se a isto o fato de que, desde que o alemão Thomas Tuchel assumiu o comando do Chelsea, a equipe não sofreu nenhuma derrota nas doze partidas que disputou, tendo sido vazada apenas duas vezes neste mesmo período. Thomas Tuchel soma oito vitórias e quatro empates sob o comando da equipe inglesa e deve manter a estatística nesta partida decisiva diante do Atlético de Madrid, que vale uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões, fase na qual o Chelsea não chega desde a temporada 2013/14, quando só foi eliminado nas semifinais, diante do mesmo Atlético de Simeone. Agora, porém, todos os fatores estão a favor dos Blues, que têm grande chance de controlar a partida de volta, em casa, e avançar na Liga dos Campeões. Vale lembrar que o Atlético de Madrid venceu apenas duas das últimas sete partidas que disputou e vai precisar superar todas as expectativas para vencer, jogando fora de casa, uma equipe que vem motivada e embalada em todas as competições que disputa. Portanto, a expectativa para o principal confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões desta quarta-feira é de que o Chelsea, que construiu uma importante vantagem na partida de ida, conquiste ao menos um empate e confirme a classificação. Um lugar nas quartas de final já seria um passo importante para a equipe inglesa, mas o técnico Thomas Tuchel, que recentemente levou o Paris Saint-Germain até a final da Liga dos Campeões, provavelmente está querendo no mínimo mais uma campanha que dê orgulho aos torcedores, desta vez do Chelsea. Do outro lado, o Atlético de Madrid possui uma equipe muito qualificada e que já mostrou, ao longo dos últimos anos e na última temporada, eliminando o Liverpool nas oitavas, que é capaz de qualquer coisa. A única coisa que Simeone não conseguiu à frente da equipe colchonera foi vencer o seu principal rival, Real Madrid, na final da Liga dos Campeões.

Prévia de Bayern de Munique x Lazio

Com a goleada por 4 a 1 aplicada na partida de ida, na Itália, o atual campeão da Liga dos Campeões não deve ter nenhum problema para confirmar a classificação às quartas de final da atual edição da principal competição europeia de clubes. Com o mando de campo nesta partida de volta, na Allianz Arena, o Bayern deve não só alcançar a classificação como vencer a Lazio mais uma vez. Tentando voltar para a luta pela artilharia, Robert Lewandowski é sempre a maior esperança de gols do Gigante da Bavária. E a missão não parece assim tão complicada, tendo em vista que, desde a goleada para o Bayern no primeiro jogo destas oitavas de final, a Lazio disputou três jogos, perdeu dois e foi vazada em todos eles, tendo sofrido um total de sete gols. Como a equipe italiana ainda tenta se recuperar na competição nacional, não deve sequer estar tão motivado em alcançar uma vitória na Alemanha e, consequentemente, a classificação na Liga dos Campeões. O Bayern de Munique, por sua vez, nunca perde uma oportunidade de passar por cima de seus adversários e, como vem embalado por quatro vitórias consecutivas, é amplamente favorito. Não seria nenhuma surpresa se a equipe alemã aplicasse outra goleada sobre a Lazio. Se nem mesmo o Barcelona conseguiu reverter os 4 a 1 sofrido diante do PSG, quem dirá que a singela equipe italiana vai conseguir superar um dos maiores campeões da Europa?

Deixe um comentário