Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia de Atlético de Madrid x Chelsea e Lazio x Bayern

Prévia de Atlético de Madrid x Chelsea e Lazio x Bayern  

Equipes fazem duelo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões

Champions segue neste meio de semana com ida das oitavas de final (Imagem: reprodução)

Os jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões começaram na terça-feira passada (16), com o Paris Saint-Germain goleando o Barcelona por 4 a 1, mesmo sem Neymar, e o Liverpool vencendo o RB Leipzig por 2 a 0. Na última quarta-feira (17), o Porto conseguiu vencer a Juventus, por 2 a 1, e o Borussia Dortmund venceu o Sevilla por 3 a 2. Nesta semana acontecem os outros quatro jogos destas oitavas de final. Amanhã, quarta-feira (24), o Real Madrid joga fora contra a Atalanta e o Manchester City visita o Borussia Mönchengladbach. Hoje (23), às 17 horas, a Lazio joga em casa contra o atual campeão, Bayern de Munique, e o Atlético de Madrid enfrenta o Chelsea. Este último é tido como o grande confronto desta terça-feira e vai ser transmitido pelo canal da TNT na TV fechada. Apesar de o atual campeão estar no outro confronto do dia, Atlético de Madrid e Chelsea são duas equipes muito bem preparadas e devem fazer um confronto bastante equilibrado e movimentado. A equipe comandada por Diego Simeone dispensa comentários: sempre muito competitiva, lidera La Liga (Campeonato Espanhol) neste momento, com uma partida a menos e folga de três pontos para o Real Madrid, atual segundo colocado. Do outro lado, o Chelsea passou por um momento conturbado na temporada, ainda sob o comando do ex-jogador e ídolo Frank Lampard, mas está invicto desde a chegada do novo treinador, Thomas Tuchel. O alemão assumiu a equipe na 20ª rodada da Premier League e, em apenas seis rodadas no comando, levou o Chelsea da 9ª para a 5ª posição da tabela.

Como chega o Atlético de Madrid?

Atual líder isolado de La Liga, o Atlético de Madrid chegou a ficar invicto por onze rodadas, tendo vencido oito delas de forma consecutiva. Na última rodada, porém, a equipe comandada por Diego Simeone perdeu por 2 a 0 para o Levante e permitiu que o atual campeão espanhol, o Real Madrid, diminuísse de seis para apenas três pontos a distância em relação aos colchoneros. Ainda assim, o Atlético de Madrid segue tranquilo na liderança de La Liga, pois tem uma partida a menos e, como tem sido comum nas últimas temporadas, ostenta um sistema defensivo muito sólido, que é o menos vazado da Espanha (com apenas 16 gols sofridos em 23 rodadas). Nesta temporada, contudo, o Atlético de Madrid também vem se destacando no setor ofensivo, e o principal responsável por isso é o atacante Luis Suárez. O uruguaio de 34 anos revelou que foi praticamente dispensado pelo Barcelona ao fim da última temporada por conta de sua idade e usou isso como motivação para se superar vestindo a camisa de um outro grande clube da Europa. E conseguiu. Luis Suárez lidera a artilharia do Campeonato Espanhol no momento, ao lado do ex-companheiro Lionel Messi, ambos com 16 gols marcados. Na liga dos Campeões, o atual camisa 9 do Atlético de Madrid ainda não conseguiu marcar, mas os números mostram que esta seca deve estar perto de acabar. Dois grandes problemas para o técnico Diego Simeone são: ter sido obrigado a transferir a partida em casa para longe de seus domínios por conta da pandemia (a partida acontece na Arena Nacional de Bucareste, na Romênia) e a lesão do zagueiro Jose Gimenez. Mesmo assim, a expectativa é de que o Atlético faça uma partida equilibrada com o Chelsea, que deve terminar empatada ou em vitória simples de um dos lados, com um leve favoritismo do Atlético.

Como chega o Chelsea?

Se os mandantes fazem uma temporada excepcional, mas passam por um momento ruim, o está fazendo o caminho oposto. Os Blues não tiveram dificuldade para confirmar a classificação às oitavas de final, apesar de ter tido dificuldade para tomar a liderança do Sevilla no grupo E, mas fizeram péssima campanha na Premier League. A equipe então comandada por Frank Lampard não justificava todo o investimento que havia sido feito no início da temporada e terminou o primeiro turno da competição inglesa na nona posição da tabela. Foi então que Thomas Tuchel foi chamado para substituir Lampard no cargo de treinador e tudo mudou. Desde então o Chelsea disputou sete partidas e não perdeu nenhuma: foram cinco vitórias e dois empates. O Chelsea, que parecia ter perdido a competitividade, renasceu com a chegada do novo treinador. Por outro lado, é importante mencionar que o maior desafio do técnico alemão neste curto período à frente dos Blues foi diante do Tottenham, que passa por um momento ainda mais conturbado. Portanto, é difícil saber o que esperar da equipe comandada por Thomas Tuchel diante de um time que chega confiante e tem capacidade para conquistar a vitória e sair na frente na busca por vaga nas quartas de final.

Prévia de Lazio x Bayern de Munique

No Estádio Olímpico de Roma, na Itália, a Lazio recebe o atual campeão, Bayern de Munique. Este pode ser considerado o confronto mais desigual desta fase da Liga dos Campeões, principalmente porque o Bayern de Munique dispensa comentários. A equipe da Baviera conquistou a Europa de forma invicta na última temporada, não teve problemas para conquistar o Mundial de Clubes e ergueu o troféu do Campeonato Alemão nas últimas oito temporadas, de forma consecutiva. Por conta disso o Bayern é chamado de rolo-compressor e não deixa dúvidas à respeito do favoritismo diante de quase todo adversário. Sendo assim, como enfrenta o atual 6º colocado do Campeonato Italiano nestas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique não teve ter grandes problemas para vencer e encaminhar a classificação. Mesmo que o alemão Sèrge Gnabry seja um desfalque ofensivo importante, o técnico Hans DIeter-Flick conta com Kingsley Coman e Leroy Sané para darem apoio ao artilheiro da temporada e atual melhor jogador do mundo (segundo a FIFA), Robert Lewandowski.

Deixe um comentário