Início » Esportes » Outros Esportes » Hóquei sobre o gelo

Hóquei sobre o gelo  

hockey

O hóquei é praticado tanto em pistas de gelo como de grama, no qual os jogadores jogam sobre patins carregando um taco para levar um disco em direção ao gol. O jogo é realizado com 12 jogadores, 6 em cada time, que disputam a posse do disco para acertá-lo no gol.

Acredita-se que o hóquei no gelo teve origem no Canadá em 1834, como derivado do hóquei em campo, já que esse país tem como tradição o hóquei e é praticado comumente pela população, assim como no Brasil praticamos o futebol. Os primeiros jogos foram realizados por soldados britânicos sobre espelhos de água congelados, como rio e lagos durante o inverno.

No ano de 1877, estudantes da Universidades McGill, criaram as primeiras regras do hóquei. O primeiro disco era de borracha, o qual foi substituída por madeira, e o jogo era jogado com nove jogadores em cada time mais os reservas. Na década de 80, o esporte participou do festival de inverno de Montreal e muitas equipes de hóquei foram criadas no país. E por volta do ano de 1895, os primeiros jogos de hóquei sobre o gelo foram organizados nos Estados Unidos.

Atualmente, a pista de hóquei sobre o gelo mede 61 metros de comprimento por 26 metros de largura na liga Nacional de Hóquei estadunidense. Em outros lugares, a pista mede 60 metros de comprimento por 30 metros de largura. Os cantos da pista são arredondados, diferenciando-o de outros esportes coletivos. Além disso, são colocadas duas barreiras ao redor da pista: um muro para impedir que o disco distancie do local de jogo, e um tipo de proteção transparente para limitar o ambiente de jogo da presença da torcida.

Por ser um jogo com muito embate corporal entre as equipes, os jogadores precisam se proteger utilizando roupas apropriadas. Quando o esporte foi criado, os jogadores usavam apenas uma blusa de lã com gola rolê e botas com laminas. Mas atualmente, após um processo evolutivo importante, os jogadores utilizam materiais de proteção ao corpo de altíssima tecnologia para impedir pancadas graves. O disco também mudou, passando a ser feito de uma mistura de materiais (kevlar e carbono) tornando-o muito mais leve do que era.

No ano de 1909, foi criado no Canadá uma organização profissional esportiva composta por times de hóquei no gelo, conhecida como National Hockey Association (Liga Nacional de Hóquei no Gelo). No passar dos anos, mais times foram integrando o campeonato, incluindo equipes dos Estados Unidos. Atualmente, a NHL é formada por trinta times, divididos em duas conferencias, com duas divisões cada uma contendo 7 times cada na conferência Oeste e oito times cada no Leste.

Deixe um comentário