Início » Colunas » Coluna do Verchai » Grêmio busca hexa no Gauchão diante do Caxias

Grêmio busca hexa no Gauchão diante do Caxias  

foto arena do gremio rs
foto: Arena do Grêmio /RS

Neste final de semana aconteceram os jogos de volta das semifinais do Campeonato Gaúcho, que definiram os adversários da grande final, que começa no próximo sábado (01/04) com a partida de ida, e termina no sábado seguinte (08/04) com a partida de volta. Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, o Grêmio, que passou pelo Ypiranga nos pênaltis na semifinal, vai fazer a partida de volta da final na sua Arena, em Porto Alegre. A primeira partida da decisão vai ser disputada no Estádio Centenário de Caxias do Sul, tendo em vista a classificação do Caxias sobre o Internacional na semifinal, após disputa por pênaltis.

Foi no sufoco, com perda do 100% de aproveitamento, mas o Grêmio garantiu sua vaga na final em busca do Hexa.

Atual pentacampeão do Campeonato Gaúcho, o Grêmio reeditou a final do ano passado na semifinal da atual edição enfrentando o Ypiranga de Erechim, equipe que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Naquela oportunidade, porém, o Grêmio não teve dificuldade para conquistar o título, pois venceu tanto a partida de ida, fora de casa, como a partida de volta, diante da torcida. Desta vez, porém, o Ypiranga conseguiu apresentar grande resistência às investidas do Grêmio e surpreendeu ao vencer a partida de ida por 2 a 1, mesmo depois de ter saído atrás no placar. A equipe de Erechim foi responsável por acabar com a invencibilidade da equipe de Renato Gaúcho em 2023 e, consequentemente, se aproximou da classificação à sua segunda final estadual consecutiva.

Grata surpresa em meio a problemas?

Para conseguir avançar à final e, assim, se manter firme na busca pelo 6º título consecutivo do Campeonato Gaúcho, o Grêmio precisava vencer o Ypiranga em casa por 2 gols no último sábado, pela partida de volta da semifinal. Além disso, o técnico Renato Gaúcho precisou lidar com vários problemas: não pode contar com 3 meio-campistas (Villasanti e Carballo, convocados por suas respectivas seleções, e Pepê, machucado) e perdeu Ferreira, machucado, com apenas 17 minutos do primeiro tempo. Com tudo isso, a classificação foi num sufoco danado, da forma mais sofrida possível: nos pênaltis. Isso porque, depois de um primeiro tempo sem gols, o que já era péssimo para o Grêmio, o Ypiranga abriu o placar no início do segundo tempo. Apostando em uma escalação mais ofensiva, com Thaciano de primeiro volante e Bittelo com um pouco mais de liberdade para ir à frente, Renato Gaúcho viu sua equipe controlar o jogo e criar diversas oportunidades, mas não conseguir vencer o goleiro Caíque. Isso até o zagueiro Bruno Alves perder uma bola na defesa e o Ypiranga abrir o placar em chute de fora da área de Mossoró. Pouco mais de 5 minutos após ter sofrido o gol, ainda aos 15 minutos do segundo tempo, o Grêmio chegou com 7 jogadores na área do Ypiranga e, em cruzamento de Bittelo na primeira trave, Thaciano apareceu para deixar tudo igual no placar. Apesar de estar no Grêmio desde 2018, o meia de 27 anos foi emprestado nos últimos dois anos e só voltou a ganhar espaço na equipe principal no retorno de Renato Gaúcho, no fim do ano passado. Agora, em meio a especulações de uma possível ida de Thaciano para o Bahia, os torcedores do Grêmio certamente veem a sua permanência como importante para o restante da temporada.

Classificação nos pênaltis:

O vice-artilheiro do Campeonato Gaúcho, Luis Suárez, tentou de todas as formas, mas não conseguiu superar o goleiro Caíque, que já havia pegado um pênalti do uruguaio na primeira partida da semifinal. No entanto, de vilão a Herói, Bruno Alves aproveitou cruzamento caprichado de Reinaldo, subiu no segundo andar e testou firme para marcar o gol da virada do Grêmio, que deixou tudo igual no placar agregado (3 a 3). O Tricolor pressionou, mas não conseguiu garantir a classificação no tempo normal e a decisão acabou indo para os pênaltis. Reinaldo e Gedeílson perderam as primeiras cobranças de Grêmio e Ypiranga, respectivamente. As equipes converteram as duas cobranças seguintes que fizeram e então chegou a vez de Luis Suárez, que estava extremamente pressionado pelos pênaltis perdidos desde sua chegada ao clube gaúcho, mas mandou a bola no ângulo, sem chance de defesa para Caíque, que ainda escolheu o canto certo. A pressão acabou recaindo toda sobre Ralph, que foi para a cobrança depois de Suárez, bateu mal e acabou parando em Adriel (goleiro de 22 anos promovido da base gremista no fim do ano passado). Mas não acabou por aí. Na hora de definir a classificação, Diego Souza parou na trave e o próprio goleiro Caíque manteve o Ypiranga vivo ao converter a 5ª cobrança da equipe de Erechim. Nas alternadas, Bruno Alves e Ronald mantiveram a disputa, até aqui Gustavinho (meia de apenas 21 anos contratado por empréstimo junto ao América neste ano) fez para o Grêmio e Jhonatan parou em Ariel, que definiu a classificação do Tricolor Gaúcho.

Após a classificação, Suárez presenteou o goleiro Caíque com sua camisa 9 do Grêmio.

Internacional dá vexame além das 4 linhas diante do Caxias:

Mais do que desequilibrado taticamente, o Inter de Mano Menezes demonstrou um completo desequilíbrio emocional e psicológico na partida de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias. A equipe de Caxias do Sul, que já foi campeã estadual uma vez, lá no ano 2000, voltou a surpreender o Internacional (como fez na semifinal da primeira fase do Gauchão em 2021) e vai reeditar a final de 2021, contra o Grêmio. Pressionado pela campanha abaixo das expectativas na primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Internacional até saiu na frente do Caxias com um bonito gol de Mauricio em jogada com Luiz Adriano, mas voltou a falhar defensivamente, como fez diversas vezes neste início de temporada, e acabou cedendo o empate no último minuto antes do intervalo. No segundo tempo, totalmente desequilibrada psicologicamente, a equipe de Mano Menezes caiu na pilha do Caxias, demonstrou nervosismo, se envolveu em confusão e não conseguiu buscar a vitória no tempo normal. A decisão acabou indo para os pênaltis: Alan Patrick, Pedro Henrique, Alemão e Matheus Dias converteram, mas Estêvão errou, e o Caxias conseguiu a vaga na final com 100% de aproveitamento nas cobranças. Depois do gol que garantiu a classificação do Caxias, Wesley provocou os jogadores e os torcedores do Inter, que mais uma vez demonstraram desequilíbrio psicológico e quebraram o nariz do jogador adversário. Com cenas lamentáveis após a eliminação, o Internacional se despediu do Campeonato Gaúcho da pior forma possível.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário