Flamengo e Athletico-PR disputam neste sábado (29), em Guayaquil, no Equador, a final da Copa Libertadores de 2022. E aí, qual a sua aposta? O jogo acontece às 17h (de Brasília), no Estádio Monumental, com transmissão ao vivo do SBT, da ESPN e da Conmebol TV.
Fosse a decisão no formato anterior de jogos de ida e volta, este blogueiro não teria nenhuma dúvida em apontar o Flamengo como provável campeão. Tanto é que na campanha do título da Copa do Brasil desta temporada, o Mengão levou a melhor no mata-mata de quartas de final e eliminou o Furacão: 0 a 0 na ida, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e 1 a 0 para os cariocas, na volta, em plena Arena da Baixada, em Curitiba.
Sendo final em jogo único, há sempre a chance do time tecnicamente inferior, que é o caso do Athletico, surpreender o super favorito, papel do Flamengo. Inúmeras vezes, vemos isso ocorrer. Agora, inegavelmente o time carioca é bastante favorito.
❤️🆚🖤 Vem, final!
🇧🇷🏆 Um novo brasileiro vai chegar à #GloriaEterna neste sábado! @Flamengo e @AthleticoPR decidem o título da CONMEBOL #Libertadores 2022.
🤔 Quem será campeão em Guayaquil? #Flamengo ou #Athletico? pic.twitter.com/FM77OOVdXM
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 25, 2022
Além do embate direto na Copa do Brasil, a posição dos times na tabela do Brasileirão mostra é outro dado concreto. O Mengão é o terceiro/checar, enquanto o Furacão ocupa apenas a sexta posição/checar. São dez pontos de diferença entre eles.
Classificação atualizada do Brasileirão Série A 2022
Flamengo já foi campeão em cima do Athletico-PR
Se recorreremos ao histórico de decisões de títulos entre esses times, veremos que o Flamengo já foi campeão em cima do Athletico-PR, na decisão da Copa do Brasil de 2013:
Jogos da final da Copa do Brasil 2013:
- Ida: Athletico-PR 1 x 1 Flamengo (Vila Capanema)
- Volta: Flamengo 2 x 0 Athletico-PR (Maracanã)
E na Copa Libertadores?
Flamengo e Athletico Paranaense jamais se enfrentaram em uma final de Copa Libertadores da América. Portanto, essa será uma disputa inédita. Para o Furacão, a busca também será por um troféu novo em sua galeria.
Na edição de 2005, o clube paranaense perdeu o título para o São Paulo, após empatar por 1 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre/RS (o Furacão não pôde jogar em casa, pelo fato de a sua Arena da Baixada não atender à capacidade mínima exigida pela Conmebol na época) e depois ser goleado por 4 a 0, na volta, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.
O Flamengo, ao contrário, quer conquistar pela terceira a Copa Libertadores da América. O Mengão já foi campeão em 1981 e em 2019, e no ano passado ficou com o vice, após ser derrotado pelo Palmeiras, por 2 a 1, em Montevidéu. Ou seja, tem bem mais tradição na disputa do torneio da Conmebol.
As campanhas de Flamengo e Athletico
Caso o Flamengo vença mais essa final, repetirá o que fez o Corinthians em 2012, sendo campeão invicto. E mais: terá a melhor campanha da história da Libertadores. Isso porque o Rubro-Negro carioca tem, até aqui, 11 vitórias e 1 empate na competição.
O Athletico-PR, por sua vez, obteve seis vitórias, empatou quatro jogos e perdeu dois (levou 1 a 0 do Libertad, no Paraguai, e foi goleado por 5 a 0 pelo boliviano The Strongest, na altitude de La Paz).
Confira as campanhas:
- Flamengo: 11 vitórias e 1 empate (invicto)
- Athletico-PR: 6 vitórias, 4 empates e 2 derrotas
Prováveis escalações e demais informações da final da Libertadores:
Quando: neste sábado (29), às 17h (de Brasília).
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (Equador).
Arbitragem de campo: o argentino Patricio Loustau apita, auxiliado pelos compatriotas Diego Bonfá e Ezequiel Brailovsky.
Arbitragem de vídeo (VAR): Mauro Vigliano, também da Argentina.
Onde assistir: SBT e ESPN
Provável escalação do Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.
Provável Athletico-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick, Fernandinho e Alex Santana (Cuello); Vitinho, Terans (Canobbio) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
Especiais sobre Copa do Mundo
Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022: