Neste domingo (14), acontece o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, disputado no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Depois, restarão só mais três corridas para o fim da temporada.
Após a vitória no GP do México, o líder do campeonato, Max Verstappen, aumentou para 19 pontos a sua vantagem em relação a Lewis Hamilton. O holandês soma 312,5 pontos, contra 293,5 do inglês, que chegou em segundo na corrida de domingo passado.
Lembrando que a etapa de Interlagos terá a definição do grid de largada pelo formato “Sprint Qualifying”, minicorrida que além da definição de posições também dá 3 pontos ao vencedor dela, 2 pontos na classificação para o segundo e um pontinho para quem chegar em terceiro.
Dessa forma, um piloto que chegue em primeiro lugar no Sprint, que dá 3 pontos, e ganhe a corrida, que vale 25 pontos, fatura no GP Brasil um total de 28 pontos, que podem virar 29 se também conseguir o pontinho extra que é dado ao autor da melhor volta da prova.
Sobre o Sprint definirá grid
O Sprint Qualifying, novo formato para definir o grip de largada na F1, será usado na classificação oficial do GP de São Paulo, no sábado. A sua estreia ocorreu na corrida da Inglaterra, em Silverstone.
Funciona assim: na sexta-feira é realizado um único treino livre, com duração de uma hora, seguido de uma classificação (Q1, Q2 e Q3) para definir a ordem de largada no Sprint, espécie de minicorrida de apenas 18 voltas e 100 km, a ser disputada no sábado (13) após o segundo treino livre de 1h, definindo, finalmente, o grid da corrida de domingo (14).
Como dissemos, o vencedor dessa minicorrida (Sprint) fatura 3 pontos, o segundo leva 2 e, por fim, o terceiro ganha um pontinho na classificação.
Pontuações do sprint (minicorrida que define as posições de largada):
-
Vencedor: 3 pontos
-
2º colocado: 2 pontos
-
3º colocado: 1 ponto
Pontuações por colocação na corrida:
-
Vencedor: 25 pontos
-
2º colocado: 18 pontos
-
3º colocado: 15 pontos
-
4º colocado: 12 pontos
-
5º colocado: 10 pontos
-
6º colocado: 8 pontos
-
7º colocado: 6 pontos
-
8º colocado: 4 pontos
-
9º colocado: 2 pontos
-
10º colocado: 1 ponto
- Piloto que fizer a volta mais rápida: + 1 ponto extra
Everyone's keeping an eye on the weather ☔️#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/McPK5i9gws
— Formula 1 (@F1) November 12, 2021
Programação do fim de semana de GP Brasil (ou GP de São Paulo):
Sexta-feira (12):
12h30: 1º treino livre – Bandsports
16h: classificação – Bandsports
Sábado (13):
12h: 2º treino livre – Bandsports
16h30: classificação Sprint – Band e Bandsports
Domingo (14):
14h: largada da corrida – Band