Início » Colunas » Coluna do Verchai » Derby paulista é destaque dos estaduais

Derby paulista é destaque dos estaduais  

Focado na decisão da Copa do Brasil, Palmeiras empata com o Corinthians no Campeonato Paulista

Nesta quarta (3) o Palmeiras fez sua estreia pelo Paulistão, empatando por 2 a 2 com o Corinthians, em Itaquera, no Derby paulista da segunda rodada.

Mosaico 'Nunca serão" na Neo Química Arena
Para o Derby, Neo Química Arena teve provocação ao Palmeiras em mosaico com “Mundial 2000 2012” e “Nunca Serão” (Reprodução)

A competição começou no último domingo (28/02), mas a equipe alviverde não entrou em campo na primeira rodada por conta da disputa do título da Copa do Brasil, com o Grêmio. A partida de ida da decisão aconteceu também no último domingo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e terminou em vitória do Palmeiras por 1 a 0, que foi um passo importante na busca por mais um título na temporada 2020.

No próximo domingo (07), o Palmeiras recebe o Grêmio no Allianz Parque para definir quem levanta o troféu da Copa do Brasil de 2020, mas, em meio aos dois jogos da final, a equipe paulista teve clássico com o Corinthians pela segunda rodada Campeonato Paulista. Como já era esperado, o técnico Abel Ferreira poupou os jogadores que foram titulares na partida contra o Grêmio (com exceção do zagueiro Luan, que foi expulso e não vai jogar a partida de volta) e deu oportunidade para aqueles que buscam uma vaga no time principal, como é o caso de Lucas Lima. O meia de 30 anos não consegue se firmar entre os titulares do Palmeiras desde que foi contratado junto ao Santos e também não é muito aceito pelos torcedores, mas, de qualquer forma, é um jogador importante para se ter no elenco e foi quem abriu o placar do clássico. Do outro lado, o Corinthians não contou com jogadores que são pilares da equipe, como o goleiro Cássio e o lateral-direito Fagner, sem se falar naqueles que vinham sendo importantes no time de Vagner Mancini e não puderam jogar por lesão, como é o caso dos atacantes Gustavo Mosquito e Léo Natel. Mesmo assim, o Timão mostrou força para segurar o embalo do Palmeiras, que vai em busca do bicampeonato paulista nesta temporada.

Resumo do Derby Paulista

Logo nos primeiros minutos do jogo, Danilo aproveitou erro de Cantillo na saída de bola e acelerou com Lucas Lima, que limpou o zagueiro e tirou do goleiro com um chute cruzado de perna direita (no caso, a perna ruim). Com alguns desfalques importantes, a equipe de Vagner Mancini até se esforçou para reagir debaixo da chuva forte que caía em São Paulo, mas uma tentativa de pressão permitiu que Breno Lopes achasse um belo passe para Gustavo Scarpa, nas costas da primeira linha de marcação do Corinthians. Scarpa rapidamente lançou para William, que avançou até invadir a área e rolou no meio para Gabriel Silva mandar pro fundo da rede. Depois de abrir dois gols de vantagem, porém, o Palmeiras parou de pressionar, começou a ser sufocado pelo Corinthians e logo sofreu o primeiro gol: Jemerson mandou da defesa direto para o campo de ataque e a bola cruzou a área palmeirense até se oferecer para Mateus Vital, que não desperdiçou a oportunidade de marcar. E Vital voltou a aparecer de forma decisiva para o Corinthians logo nos primeiros minutos do segundo tempo, quando recebeu belo lançamento de Roni na linha de fundo e cruzou para Rodrigo Varanda, que aos 18 anos de idade mostrou personalidade vencendo a defesa palmeirense e deslocando o goleiro com um toque por cima. Depois do empate, o Palmeiras tentou voltar a pressionar pela vitória e até chegou a balançar as redes, mas o gol de William foi anulado por impedimento de Scarpa na criação da jogada. Mesmo com o time principal fora da partida, o Palmeiras mostrou mais repertório até nas alterações, chegou a dar chance para um Sub-17 (o atacante Giovani, que fez a primeira partida na equipe principal) e teve mais chances de sair de campo com os três pontos, mas pode-se dizer que o empate foi justo. Com isso, o Palmeiras somou apenas um ponto na estreia pelo estadual e, como tem uma partida a menos por não ter jogado a primeira rodada, aparece na última posição do grupo C. Já o Corinthians, que havia empatado com o RB Bragantino na estreia, chegou a dois pontos e lidera o grupo A. 

Próximos desafios de Palmeiras e Corinthians

Diferentemente do que aconteceu no Campeonato Carioca, onde o formato foi alterado para desinflar o calendário das principais equipes, que precisam se preocupar com outras competições, o Campeonato Paulista segue com o mesmo modelo dos últimos anos: dividido em quatro grupos com quatro times e com os grandes separados (Corinthians A, São Paulo B, Palmeiras C e Santos D). Ao invés de jogarem entre si, no entanto, as equipes de um grupo enfrentam apenas as equipes dos outros grupos, razão pela qual esta fase é disputada em doze rodadas. Aí sim, os dois melhores de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata, que inicia nas quartas de final, com os duelos entre os dois melhores classificados de cada grupo. Neste momento, o Corinthians lidera o grupo A somando dois pontos, mas ainda pode ser ultrapassado por Santo André e Botafogo-SP. No próximo domingo (07), logo às 11 horas da manhã (de Brasília), o Corinthians recebe a Ponte Preta na Neo Química Arena em busca de sua primeira vitória no Campeonato Paulista para ganhar um pouco mais de tranquilidade no grupo A. Já o Palmeiras, que vai fazer a partida da volta da final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, no próximo domingo (07), volta a jogar pelo estadual apenas na próxima quinta-feira (11), enfrentando o São Caetano em casa.

A terceira rodada do Campeonato Paulista começa já no sábado (06), com destaque para a partida entre São Paulo e Santos, no Morumbi, às 19 horas (de Brasília). O clássico é muito importante para o Peixe, que empatou nas duas primeiras rodadas, diante de Santo André e Ferroviária, respectivamente. Do outro lado, o São Paulo busca aumentar a confiança sob o comando de Hernán Crespo depois da goleada por 4 a 0 sobre a Inter de Limeira na última rodada, e pode se isolar na liderança do grupo B.

Deixe um comentário