Início » Colunas » Coluna do Verchai » Como surgiu o futebol no Brasil?

Como surgiu o futebol no Brasil?  

Segundo pesquisas, por volta do final do século 19, Charles Miller, um esportista de futebol e Rugby trouxe o futebol para o Brasil. Ele era um estudante e veio da Inglaterra de volta para São Paulo no ano de 1894, já munido de todo o material (uniformes, livros de regras e bolas) para implantar o futebol aqui em nosso país, por isso, Charles é considerado o pai desse do esporte.  

O futebol é considerado uma característica dos brasileiros de modo geral e uma paixão nacional. Na época, o esporte não tinha a forma que tem hoje, nem era conhecido como “futebol”. Décadas depois, quando as regras foram escritas, isso aconteceu.

Existem outras histórias não confirmadas. Diz-se que em 1882, um homem chamado Mr. Hugh. Teria trazido o futebol para SP na cidade de Jundiaí entre os funcionários de sua empresa. Conta-se também que entre 1875 e 1876, funcionários das duas empresas jogaram um jogo no Paissandu Atlético Clube, no Rio de Janeiro. 

Porém Charles Miller é a versão mais considerada pela história do futebol brasileiro.

 

Qual é o time mais antigo do Brasil?

Quem reclama esse título é o Savoia, um clube do interior de São Paulo.

O Savoia fica na cidade de Votorantim, a cerca de 100 quilômetros da cidade de São Paulo capital. Documentos mostram que a fundação da equipe foi no dia 1° de janeiro de 1900, explicada pelo historiador Jesse James.

Neste mesmo ano, ou seja, em 1900, mas em julho, o Rio Grande reivindica que são eles por estarem em atividade contínua desde então. Já o Ponte Preta que foi fundado alguns dias depois, não concorda com as afirmações e os dois foram no ano de 1900. Eles defendem que esse “título” de vovô do futebol brasileiro.

O Atlético de São Paulo foi o primeiro time de futebol do Brasil, formado em 1894 por Charles Miller. Em 1898, a Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro time a jogar contra brasileiros. O primeiro clube a se especializar em futebol foi o São Paulo International Sports Club, fundado em 1899 e hoje extinto. Logo depois, no mesmo ano, o clube esportivo alemão Germania foi fundado pelo alemão Hans Nobiling e hoje é conhecido como Esporte Clube Pinheiros.

Como vemos, tem várias versões.

 

Primeiros campeonatos e primeiros times

 

No ano de 1901 teve o primeiro jogo entre paulistas e cariocas, que mais tarde, em 1933 surgiria o Torneio Rio-São Paulo. 

Mas o primeiro campeonato oficial foi em 1902, que foi o Campeonato Paulista de Futebol

Em 1902 a Liga Paulista de Football e o Fluminense Football Club.

Em 1904, surgiram o Botafogo e o América

Na Bahia em 1905, é fundada a Liga Bahiana de Sports Terrestres.

Ao longo dos anos foram surgindo vários times no estado de São Paulo e alguns também foram extintos mais tarde.

Já em 1906 surge o primeiro campeonato Carioca, no qual inclusive o Fluminense foi o campeão.

A partir de 1910 que o futebol começou a se popularizar no Brasil e também quando surge o Sport Club Corinthians Paulista, o Clube de Regatas do Flamengo, o Santos Futebol Club e em 1915 o Clube de Regatas Vasco da Gama.

 

Seleção Brasileira

Foi fundada a Federação Brasileira de Sports (FBS) no ano de 1914 o Brasil estreou no que a FIFA considera não oficial, contra o lado britânico do Exeter City. Os anfitriões venceram a partida por 2 a 0 no estádio do Fluminense FC, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Dois meses depois, o Brasil conquistou o primeiro título do país, por 1 a 0, para trazer de volta a Copa Roca, derrotando a Argentina no clube Gimnasia e Esgrima em Buenos Aires.

Uniforme

Em 1953, o jornal carioca Correio da Manhã, em parceria com a Federação Brasileira de Esportes, a Central Business District, então entidade máxima do futebol brasileiro, lançou um concurso para escolher um novo uniforme, já que a seleção vestia branco.

O Brasil começou sua história nas Copas no ano de 1930 com a camisa branca e com detalhes azul, cor essa que é mais comum usada até os dias de hoje nos uniformes da seleção Brasileira. O uniforme ficou assim até o campeonato Mundial de 1950.

Você sabia que no Sul-Americano disputado no ano de 1916, na Argentina, o Brasil vestiu o verde e amarelo, que são as principais cores da nossa bandeira. Porém, as cores foram abandonadas depois de ser repelida pela elite brasileira, que não suportavam a ideia de usar as cores nacionais num uniforme de futebol.

A camisa amarela da seleção brasileira de futebol, conhecida como “camisa Canarinho”, se tornou um dos símbolos mais famosos do Brasil. No entanto, ela não nasceu com uma escolha.

Sua criação remonta à Copa do Mundo de 1950, quando uma grande derrota no Maracanã atrasou o sonho do Brasil de vencer a Copa do Mundo inaugural. Irônico ou não, o destino veio do brasileiro cujo coração estava do lado do carrasco: o Uruguai.

Em 1953, o jornal carioca Correio da Manhã, em parceria com a Federação Brasileira de Esportes, a Central Business District, então entidade máxima do futebol brasileiro, lançou um concurso para escolher uma nova camisa branca para a seleção nacional.

O motivo é que a camisa branca não carrega o conceito de nacionalidade brasileira como o Uruguai e seus vizinhos argentinos. Uma condição da competição é o aparecimento das quatro cores da bandeira brasileira no uniforme.

Nas diretrizes do concurso, era pedido o uniforme completo, não só a mudança da camisa.

A mudança do uniforme tinha o intuito de levantar o ânimo dos brasileiros após perderem em sua primeira copa.

O vencedor do curso, que desenhou a camisa amarela, a “camisa canarinho” foi o Adyr Garcia Schlee, que apesar de ter ganhado o concurso, ficou escandalizado porque uma das exigências era que tinha que ter as quatro cores da bandeira brasileira, o que foi um verdadeiro desafio.

Após mais de 100 esboços de desenhos da camisa, ele decidiu que ela tinha que ser amarela e o short azul com listra branca lateral e detalhes na manga e no colarinho da camisa em verde fecharam o veredito que foi muito bem aceito.

Outra curiosidade é que foi somente em 1924 que as camisas foram numeradas fora do Brasil.

Somente em 1994 que a FIFA passou a exigir o nome e os números fixos nas camisas e que ficaram até os dias de hoje.

Deixe um comentário