Com Portugal e França, entre outras seleções importantes em ação, iniciam nesta quarta(24) as Eliminatórias europeias à Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Pelo grupo A, a seleção de Cristiano Ronaldo enfrenta às 16h45 (de Brasília) o Azerbaijão, em Turim, na Itália, devido às restrições pela pandemia da Covid-19. O canal TNT transmite esse jogo ao vivo.
No mesmo horário, com transmissão do canal Space, a atual campeã do mundo recebe a Ucrânia, no Stade de France, em Saint-Denis, pela chave D.
Competição da Uefa dá 10 vagas diretas aos primeiros colocados de cada grupo
Segundo o regulamento da competição organizada pela Uefa, são dez grupos (A a J), com o primeiro colocado de cada um deles garantindo vaga direta ao Mundial do ano que vem.
Os segundos colocados, por sua vez, se juntam a duas seleções vindas da Nations League 2020/21 para a disputa de uma repescagem, em formato mata-mata, até restarem três seleções classificadas, totalizando no fim 13 europeus na Copa.
Confira mais sobre as Eliminatórias europeias:
* Conteúdo a seguir de autoria de Fernando Verchai
As Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, terão início às 14 horas desta quarta-feira (24), com a partida entre Turquia e Holanda, válida pela primeira rodada do grupo G, no qual também estão Gibraltar, Noruega, Letônia e Montenegro.
Esta é uma competição continental que garante treze Seleções da Europa na próxima Copa do Mundo. Ao todo, 55 federações afiliadas à UEFA buscam uma das treze vagas. As seleções foram divididas em dez grupos (do A ao J) de acordo com sua posição em um ranking histórico e, em alguns casos, por razões de distância (quando muito longa) ou mesmo de diplomacia, como no caso da Rússia com a Ucrânia e da Armênia com o Azerbaijão.
Metade dos grupos ficaram com cinco seleções e a outra parte vai ser formada por seis equipes. Em ordem alfabética, as Seleções consideradas cabeça-de-chave de cada grupo foram Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha. Consequentemente, são elas também as grandes favoritas a terminar na liderança de seus grupos e ficar com uma vaga direta para a próxima Copa do Mundo.
As únicas que correm algum risco real são a Dinamarca, que tem a Áustria como principal concorrente, e a Croácia, que está no mesmo grupo da Rússia. De qualquer forma, como são apenas dez grupos e só os líderes garantem lugar na competição de futebol mais importante do mundo, restam três vagas, que vão ser disputadas através de um mata-mata, dividido em duas fases.
Os vice-líderes de cada grupo se juntam a outras duas seleções “repescadas” da Nations League (a Liga das Nações). As seis mais bem classificadas no ranking da FIFA ficam no primeiro pote e no segundo ficam as outras quatro seleções classificadas pelos grupos das Eliminatórias e as duas mais bem colocadas da Liga das Nações. Por sorteio vai ser definido os primeiros confrontos, disputados em partidas únicas, e os seis classificados, mais uma vez por sorteio, se enfrentam em outra partida única para definir as últimas três seleções da Europa que irão disputar a Copa do Mundo do Catar (2022).
Início da fase de grupos:
Todas as partidas vão ser transmitidas pelo serviço de streaming da TNT Sports, para os assinantes do aplicativo Estádio TNT Sports. Algumas partidas, selecionadas pela emissora, vão ser transmitidas pelos canais da TNT e do Space em TV fechada.
Como foi dito, o pontapé inicial das Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo de 2022 vai ser dado nesta quarta-feira (24), às 14 horas, com a partida entre Turquia e Holanda, válida pelo grupo G. Vale lembrar que a Holanda ficou fora da última Copa do Mundo (2018) por ter terminado a fase de grupos das Eliminatórias da UEFA de 2017 na terceira posição, ou seja, atrás de França (líder) e Suécia no grupo A.
Agora, sob o comando de Franck de Boer, a Holanda vai ter pela frente um desafio um pouco menor, tendo em vista que seus principais concorrentes pelo grupo G destas Eliminatórias são Turquia e Noruega, que já não se classificam para a Copa do Mundo há muito tempo.
No entanto, as Eliminatórias da UEFA costumam ter surpresas, e a Holanda tem um grande desfalque no setor defensivo: o zagueiro do Liverpool, Virgil van Dijk, ainda vai levar alguns meses para se recuperar da lesão sofrida no fim do ano passado. Com isso, a dupla de zaga deve ser formada por Stefan de Vrij, da Internazionale, e Daley Blind, do Ajax, como foi na última partida pela Nations League, que terminou em vitória holandesa por 2 a 1 sobre a Polônia.
De qualquer forma, a principal virtude da atual Seleção da Holanda está no meio de campo, formado por Gini Wijnaldum e Frenkie de Jong como peças principais, mas com Davy Klaassen também aparecendo com muita importância. No campo de ataque, Luuk de Jong é sempre uma ameaça aérea, e Memphis Depay, com a camisa 10, costuma aparecer com protagonismo.
Do outro lado, a Turquia fez campanha ruim pela Nations League B no ano passado, ficando na última posição de seu grupo, com apenas uma vitória em seis partidas. Grande parte do problema desta seleção está no setor defensivo, que dificilmente consegue ficar sem ser vazado.
Seleção Francesa é destaque
Às 16:45 no horário de Brasília, além dos outros dois jogos do grupo G (da Holanda), entre Gibraltar x Noruega e Letônia x Montenegro, acontecem outros nove jogos, pelos grupos A, D, E e H. A atual campeã mundial entra em campo pelo grupo D diante de seu principal concorrente na busca pela liderança da tabela de classificação.
Atual adversária da França, a Seleção Ucraniana chegou a vencer a Espanha na disputa da Nations League, no ano passado, e só terminou na última posição do grupo naquela oportunidade porque a última partida, contra a Suíça, não pôde ser disputada por conta de um surto de Covid no elenco. Com isso, a Suíça venceu por W.O e conquistou os três pontos que precisava para sair da última posição do grupo. Portanto, não há dúvidas de que, sob o comando do ex-atacante Andriy Shevchenko, a Seleção Ucraniana está sonhando com um lugar na próxima Copa do Mundo.
No entanto, como a adversária é a maior potência do cenário mundial no momento, a Ucrânia deve buscar a vice-liderança do grupo D destas Eliminatórias, para avançar até a fase de mata-mata. Isso porque o técnico Didier Deschamps já garantiu que a Seleção Francesa vai com força total para o confronto de estreia, diante da Ucrânia. Significa dizer que devemos ter a presença de Antoine Griezmann, Kylian Mbappé, Paul Pogba e companhia dentro de campo, os mesmos nomes que levaram a França ao bicampeonato mundial em 2018.
O confronto, válido pela primeira rodada do grupo D das Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo, vai ser transmitido pelo Space em TV fechada.
No mesmo horário (16:45), a TNT transmite a partida entre Portugal e Azerbaijão, pelo grupo A.
Leia também:
Champions League: PSG de Neymar e Mbappé pega Bayern
Uefa sorteia confrontos das quartas de final da Europa League
Cometa Haaland é a nova realidade da Champions
Filipe Luis recorda: “Nos treinos o Salah era como Messi”