Início » Colunas » Coluna do Verchai » Série B: Cuiabá “tropeça” e Chape se aproxima da ponta

Série B: Cuiabá “tropeça” e Chape se aproxima da ponta  

Botafogo-SP dificulta, mas Chapecoense arranca vitória em casa.

Nessa terça-feira (06), 8 partidas movimentaram a 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A rodada foi aberta na segunda-feira (05), com a vitória do Operário Ferroviário por 1 a 0, fora de casa, diante do Oeste, que segue na lanterna da competição com apenas 6 pontos conquistados em 13 partidas disputadas (7 atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento).

https://www.instagram.com/p/CF-5jPrjM0f/

Na terça-feira, finalmente, as partidas da 14ª rodada da Série B começaram às 17 horas, com o Confiança batendo o CRB para abrir ainda mais distância da zona do rebaixamento, alcançando a 12ª posição da tabela. No mesmo horário, a Chapecoense recebeu o Botafogo-SP na Arena Condá, em Santa Catarina, precisando da vitória para se manter na vice-liderança da Série B, mas a equipe visitante foi um adversário bastante indigesto. A Chape bem que tentou engolir os visitantes de uma vez só, mas o Botafogo se segurou bem e Anselmo Ramon não conseguiu aproveitar uma grande chance que teve no primeiro tempo, depois que João Ricardo cedeu rebote na entrada da pequena área, pois estava sendo pressionado pela defesa e a bola foi muito em cima do camisa 9. Como se não bastasse, a equipe visitante também levava perigo para a Chape. Ainda no primeiro tempo, após arrancada de Ronald pela ponta direita, Wellington Tanque recebeu passe açucarado quase na marca da cal, mas, assim como o camisa 9 adversário, não fez o contato com a bola do jeito que gostaria e mandou pra fora. Como a estratégia do Botafogo, de se fechar na defesa e explorar os contra-ataques, estava funcionando bem, a Chape passou a abusar dos chutes de fora da área e do “chuveirinho”. Foi só depois do intervalo, mas a intensidade do time da casa deu resultado. Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, Anselmo Ramon recebeu de Paulinho Moccelin na marca do pênalti e acertou o chute: Darley conseguiu fazer a defesa, mas, na sobra, Bruno Silva soltou o pé para fazer o único gol da partida, que deu a vitória para a Chapecoense. Os papéis se inverteram no restante do segundo tempo, com o Botafogo pressionando pelo empate, mas a equipe catarinense conseguiu controlar bem o jogo para garantir mais 3 pontos na Série B. Com o resultado, a Chapecoense se estabeleceu na 2ª posição da tabela de classificação, com 25 pontos em 12 partidas disputadas (7 vitórias, 4 empates e 1 derrota). Como a equipe não entrou em campo em duas oportunidades, nas 2ª e 9ª rodadas, tem 4 pontos e 2 jogos a menos que o atual líder, o Cuiabá.

(Reprodução: Instagram: Chapecoense)

O Botafogo-SP, por sua vez, disputou as 14 rodadas que tiveram até aqui e olha com cautela para a parte baixa da tabela, pois está apenas 1 posição e 3 pontos à frente do primeiro time na zona de rebaixamento (que até este momento é o Cruzeiro). Vale lembrar que a Raposa encerra a 14ª rodada da Série B nesta quarta-feira (07), às 18h30, enfrentando o Sampaio Corrêa (18º colocado) em casa.

Líder, Cuiabá sai na frente, mas Juventude busca empate em partida eletrizante.

Nessa terça-feira, o Cuiabá foi até Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para enfrentar o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em um confronto direto do G4 da Série B. No topo da tabela, o Cuiabá tentou controlar a posse de bola no começo do jogo, mas esbarrou em uma marcação alta e muito forte do Juventude. A equipe gaúcha apostou na pressão sobre o líder para conseguir um resultado positivo, mas jogar de igual com o atual líder tem os seus riscos. A postura mais ofensiva do time da casa acabou deixando alguns espaços na defesa para os visitantes, que em uma chegada em velocidade, ainda no primeiro tempo, abriram o placar. Tudo começou com a saída de bola, até chegar em Élvis no meio de campo, que teve espaço e foi rápido para lançar Yago nas costas da defesa adversária: o atacante avançou até invadir a área e bateu cruzado para a chegada de Élton, que só teve o trabalho de empurrar pro fundo da rede. Depois de sofrer o gol, porém, o Juventude se lançou de vez ao ataque e foi só pressão pra cima do Cuiabá, que conseguiu se segurar até o fim do primeiro tempo. No entanto, quando a bola voltou a rolar para a etapa complementar, não teve jeito. Em erro do Cuiabá na defesa, Renato Cajá esbanjou experiência para, em um toque de primeira, deixar Wagner na cara do gol: o camisa 7 avançou e bateu cruzado para Breno empurrar pro gol e deixar tudo igual no placar. A partida seguiu movimentada até os minutos finais, com chances para os dois lados (principalmente para o Juventude), mas a partida terminou empatada em 1 a 1. O resultado foi mais do que o suficiente para manter o Cuiabá na liderança, com 4 pontos de vantagem para o 2º colocado (Chapecoense). Na 3ª posição vem a Ponte Preta (1 ponto atrás da Chape), que venceu clássico com o Guarani em Campinas, por 2 a 0. O Juventude vem na 4ª colocação, 1 ponto atrás da Ponte e há 6 do líder, com um total de 23 pontos. Com a mesma pontuação, mas atrás na tabela de classificação por conta do saldo de gols vem o Paraná Clube (5º colocado), que empatou com o Náutico jogando em casa nessa terça, e o América Mineiro (6º colocado), que venceu o Vitória fora de casa.

Deixe um comentário