Início » Colunas » Coluna do Verchai » CBF confirma confronto entre Palmeiras e Flamengo

CBF confirma confronto entre Palmeiras e Flamengo  

Entidade nacional negou pedido de adiamento do Flamengo, que confirmou 16 atletas com coronavírus.

Secretário-geral da CBF, Walter Feldman (Foto: Mauro Horita / reprodução do site da CBF)

Após enfrentar o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, na última terça-feira (22), já sem 7 jogadores, o Flamengo confirmou mais 9 atletas que testaram positivo para a Covid (16 ao todo). Com isso, o clube carioca acionou a CBF, requerendo o adiamento da partida contra o Palmeiras, no domingo (27), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, afirmando que tem apenas 12 jogadores disponíveis, sendo 3 goleiros (ou seja, apenas 9 de linha), além de parte da comissão técnica e departamento médico. No entanto, na noite de quinta-feira (24), o órgão rejeitou o pedido flamenguista, sob o fundamento de que o rubro-negro carioca tem elenco suficiente para a partida, levando em consideração a possibilidade de inclusão de mais seis jogadores das categorias de base (os quais já se juntaram ao elenco principal e não entraram em campo diante do Internacional, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20). Além disso, na carta publicada pela CBF, assinada pelo diretor de competições Manoel Flores, a entidade afirmou que “outros casos análogos a este foram igualmente indeferidos” e, sendo assim, considerou a manutenção da partida “a medida mais adequada e isonômica”. No entanto, sem concordar com a decisão da CBF, o Flamengo entrou com recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), requerendo não só o adiamento da partida deste domingo (27), contra o Flamengo, mas também da semana que vem, diante do Athletico Paranaense, alegando “absoluta excepcionalidade”, com a inclusão de um parecer médico que recomenda o afastamento de toda a delegação no período de 10 a 14 dias, a contar do último resultado positivo (23 de setembro). Sendo assim, como a decisão do STJD pode cancelar a partida à qualquer momento (à partir da manifestação da CBF no processo), ainda não se sabe se a partida entre Palmeiras e Flamengo, deste domingo (27), às 16 horas, vai realmente acontecer. Em nota, os jogadores do Palmeiras já confirmaram que são contra o adiamento. Caso a partida aconteça, o Flamengo deve ter à disposição, incluindo os 8 recém-chegados da base e excluindo os lesionados (Diego Alves, Pedro Rocha e Gabriel Barbosa), um elenco um tanto desconhecido pelos torcedores (de acordo com o GE.Globo): 3 goleiros (César, Hugo Souza e João Fernando); 7 defensores (João Lucas, Ramon, Ítalo, Noga, Natan, Otávio e Milani); 6 meias (Thiago Maia, Gerson, Richard Rios, Arrascaeta, Pepê e Yuri de Oliveira); e 4 atacantes (Lincoln, Pedro, Guilherme Bala e Rodrigo Muniz.

Athletico Paranaense x Bahia.

Neste sábado (26), às 19 horas, duas partidas abrem a 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em Curitiba, na Arena da Baixada, o Athletico Paranaense (15º colocado, com 11 pontos em 10 jogos) enfrenta o Bahia (penúltimo colocado, com 9 pontos em 10 jogos). Líder do grupo C da Libertadores da América, o Athletico Paranaense viveu momento de instabilidade no Campeonato Brasileiro, mas já não perde há 4 jogos (tendo vencido as últimas 3 partidas, considerando todas as competições) e tem boas chances de continuar se distanciando da zona de rebaixamento. O Bahia, por outro lado, está em início de trabalho com Mano Menezes, que perdeu nas duas primeiras partidas com o tricolor baiano e certamente vai ter dificuldade para encarar o Furacão em Curitiba. No entanto, vale destacar que a equipe paranaense vem em longa sequência de jogos, enquanto o Bahia teve mais de uma semana livre para treinar.

No Rio Grande do Sul, o duelo entre Inter e São Paulo pode valer a liderança da Série A.

Também às 19 horas deste sábado, no Estádio Beira-Rio, o Internacional enfrenta o São Paulo em uma partida que pode valer a 1ª posição da tabela. Na 2ª colocação, o Internacional perdeu a liderança do campeonato com uma derrota para o Fortaleza na última rodada, pois Eduardo Coudet optou por poupar a equipe considerada titular. No entanto, o colorado acabou sendo derrotado pelo Grêmio na Libertadores, com time completo, e o mês (de setembro) que poderia ter sido de afirmação da equipe de Coudet, acabou sendo de oscilação. O aproveitamento do Inter, que foi de 75% em agosto (com 6 vitórias em 8 partidas), caiu para 38,09% neste mês (com apenas duas vitórias em sete partidas até aqui – além de dois empates e três derrotas). A queda do rendimento passa principalmente pelo sistema defensivo, que, neste mês, só não foi vazado na vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, na 9ª rodada. “Nosso diagnóstico é que precisamos retomar o que já demonstramos com este (mesmo) grupo e comissão técnica” afirmou o vice de futebol do Inter, Alessandro Barcellos. Por outro lado, se a situação do Internacional é instável, a do seu adversário, o São Paulo, é ainda pior. Apesar de seguir na 3ª posição da tabela (com 18 pontos em 10 partidas), o tricolor paulista não vence há 4 jogos, sendo que a última derrota para a LDU, pela Libertadores, praticamente excluiu as possibilidades de classificação da equipe na competição continental e, de quebra, o cargo de Fernando Diniz ficou mais ameaçado do que nunca. No entanto, é importante lembrar que o São Paulo conta com o retorno de Daniel Alves, que se recuperou de lesão no braço, além do atacante Luciano, que cumpre suspensão de 3 jogos pela Libertadores, mas está liberado para a competição nacional e pode ser importante para a equipe.

Às 21 horas, encerrando as partidas de sábado, o Atlético Mineiro enfrenta o Grêmio em Minas Gerais, precisando de uma vitória para se manter no topo da tabela. Com 21 pontos somados em 10 partidas disputadas, a equipe de Jorge Sampaoli não disputa nenhuma outra competição, além da Série A, e teve a semana livre para se preparar pro confronto. O Grêmio, por sua vez, que ocupa apenas a 12ª posição da tabela, vem de confronto duro com o Inter no meio da semana, pela Libertadores, e pode sentir o ritmo diante do descansado Galo mineiro. Com uma partida a menos em relação ao Inter (vice-líder), o Atlético pode abrir boa vantagem na liderança do Brasileiro.

Deixe um comentário