Início » Colunas » Coluna do Verchai » Barcelona x Bayern de Munique: final antecipada?

Barcelona x Bayern de Munique: final antecipada?  

Atual octacampeão da Alemanha, Bayern de Munique está 27 partidas invicto.

A equipe do Barcelona desembarcou em Lisboa nesta quinta-feira (13) e já fez seu último treino em preparação para a disputa da fase de quartas de final da Liga dos Campeões, que será disputada em jogo único nesta sexta-feira (14), às 16 horas, no Estádio do Sport, conta o Bayern de Munique. Trata-se de um duelo que envolve dois dos maiores vencedores da competição europeia, cada um com 5 títulos na bagagem.

Lionel Messi de um lado, e Robert Lewandowski do outro no confronto pesado entre Barcelona e Bayern, valendo vaga nas semifinais da Champions (Foto: Instagram/Barcelona)

Vale lembrar que Barcelona e Bayern de Munique são as únicas equipes que já venceram a Liga dos Campeões e seguem em busca do título na atual edição. Significa dizer que, quem quer que vença este duelo, carregará em cada fase, até a final, o peso histórico de uma conquista (o qual o Real Madrid pode garantir que faz alguma diferença). No entanto, ao menos para esta partida entre Barcelona e Bayern de Munique, o fator histórico não fará diferença alguma, pois ambos os clubes conhecem bem o caminho para a glória. Sendo assim, levando-se em conta exclusivamente o retrospecto na atual temporada, os bávaros certamente largam na frente dos catalães. O Bayern de Munique venceu a Bundesliga (primeira divisão alemã) pela oitava vez consecutiva e, de quebra, conquistou também o título da Copa da Alemanha (o 2º consecutivo e o 20º em sua história). A equipe comandada por Hans-Dieter Flick chega para a partida contra o Barcelona embalado por uma invencibilidade que já dura 27 partidas oficiais (tendo vencido as últimas 18). Dentro da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique venceu todas as 8 partidas que disputou (6 na fase de grupos e 2 nas oitavas de final), tendo marcado incríveis 31 gols, com apenas 6 sofridos. Os números deixam claro que se trata de uma equipe em forma avassaladora, que já conquistou dois títulos e que certamente está em busca do chamado “triplete”. Como sempre, o Bayern de Munique é uma equipe muito forte defensivamente, computando um total de 48 gols sofridos em 49 partidas que disputou nesta temporada. Como se não bastasse, a equipe de Hans Flick possui média de 3 gols marcados por partida e, evidentemente, conta com o artilheiro da Liga dos Campeões, Robert Lewandowisk, que já balançou as redes 13 vezes na competição europeia.

Barcelona conta com Lionel Messi para surpreender

É verdade que a equipe agora comandada por Quique Setién chega para as quartas de final da Liga dos Campeões sob muita desconfiança. Isso porque o Barcelona decepcionou seus torcedores na atual temporada: eliminado nas quartas de final da Copa do Rei para o Athletic Bilbao e vice em La Liga (primeira divisão espanhola), perdendo o título para o Real Madrid. Além disso, o Barcelona sofreu mudança no comando técnico, agora sob as ordens de Quique Setién. E vale lembrar que a equipe blaugrana também ficou estremecida internamente, principalmente após rachas dentro do elenco por conta de Neymar. Alguns jogadores, entre eles Gerard Piqué e Lionel Messi, pediam a volta do brasileiro, mas, para isso, colocaram em cheque o valor de outros atletas que não haviam optado por deixar a Catalunha (até então), como Ivan Rakitic e Ousmane Dembélé. Em meio a tantos problemas, o Barcelona se viu sem uma liderança firme, além de Lionel Messi, que nessa temporada basicamente “carregou” o clube, tanto dentro como fora de campo. Tudo isso acabou causando um verdadeiro racha no elenco, que se dividiu entre a “panelinha” de Messi e Piqué e a insatisfação de outros jogadores (Semedo, De Jong, Lenglet, Vidal, Dembélé e por aí vai) por não conseguirem se firmar na equipe. O brasileiro Arthur, que chegou como um substituto quase natural de Andrés Iniesta, agora briga com o clube para que possa deixar a Catalunha o mais rápido possível. Samuel Umtiti, que em outros tempos havia se firmado como o parceiro ideal de Piqué, agora parece já não servir mais. E até mesmo a contratação mais badalada da temporada, o francês Antoine Griezmann, é criticado por não conseguir apresentar o resultado esperado. Muito porque, aos olhos do líder, Messi, o francês parece nunca ter sido o parceiro ideal. É dessa forma, sob a completa e total responsabilidade do atacante argentino, que o Barcelona chega para a decisão contra o Bayern de Munique. A equipe catalã ainda pode conquistar o grande (e único) título da temporada, mas enfrentar a forte equipe bávara sozinho parece ser uma missão árdua demais até mesmo para Lionel Messi. O mínimo que o argentino vai precisar é do apoio de seu fiel escudeiro, Gerard Piqué, o qual tem chamado mais a atenção fora de campo do que dentro das 4 linhas.

PSG e RB Leipzig já avançaram às semifinais

Na quarta-feira (12), o PSG foi o primeiro a garantir uma vaga nas semifinais, vencendo a Atalanta de virada. A equipe italiana saiu na frente com gol de Pasalic, mas, sob o comando de Neymar, o Paris Saint-Germain buscou a virada no segundo tempo: Marquinhos deixou tudo igual aos 44’ do segundo tempo, com assistência de Neymar,  e Chuopo-Moting, nos acréscimos, recebeu assistência de Mbappé para definir a classificação da equipe parisiense.

Nesta quinta-feira (13), foi a vez do RB Leipzig garantir o seu lugar na semifinal, pela primeira vez na sua curta história, ao vencer o Atlético de Madrid por 2 a 1, com gols de Dani Olmo e Tyler Adams, e de João Félix para os colchoneros, que mais uma vez desapontam na competição.

A partida entre PSG e RB Leipzig, pelas semifinais da Liga dos Campeões, está marcada para o dia 18 deste mês (próxima terça-feira), às 16 horas. No dia seguinte (quarta-feira, 19), o vencedor da partida entre Barcelona e Bayern enfrenta Manchester City ou Lyon. A equipe de Pep Guardiola enfrenta o surpreendente Lyon neste sábado (15), também às 16 horas, para definir o último classificado às semifinais.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário