Início » Colunas » Coluna do Verchai » Análise da 2ª rodada da Liga Europa

Análise da 2ª rodada da Liga Europa  

Voando, Milan, Benfica e Arsenal passeiam e seguem 100%.

Nesta quinta-feira (29) aconteceu os jogos da 2ª rodada da fase de grupos da Liga Europa. Entre os maiores destaques da rodada está o Milan, atual líder do Campeonato Italiano, que fez uma partida muito sólida diante do Sparta Praga e venceu com muita tranquilidade.

Europa League teve a sua segunda rodada da fase de grupos disputada nesta quinta (Reprodução: Instagram/Uefa)

Jogando em casa, o técnico Stefano Pioli poupou alguns de seus principais jogadores, que vieram de um empate em 3 a 3 com a Roma, em uma partida muito desgastante. Mas, pelo que foi apresentado dentro de campo, isso não fez qualquer diferença. Com muito mais volume desde os primeiros minutos e controlando a posse de bola, o Milan abriu o placar com Brahim Díaz, e o pênalti sofrido, e perdido, por Ibrahimovic, ainda no primeiro tempo, acabou nem fazendo falta. O sueco de 39 anos foi substituído na etapa final para dar lugar à Rafael Leão, português de 21 anos que se encarregou de fazer o 2º do Milan, com assistência de Diogo Dalot, outro português de 21 anos, que se encarregou de decretar a vitória por 3 a 0. Com o resultado, o Milan disparou na liderança do grupo H, com 6 pontos, contra 4 do Lille, que empatou em 2 a 2 com o Celtic nesta quinta-feira.

Se teve passeio do líder do Campeonato Italiano, também teve passeio do atual líder do Campeonato Português: o Benfica. Com a conhecida intensidade do Mister Jorge Jesus, o Benfica com tudo pra cima do Standard Liège, mas, ao menos no primeiro tempo, esbarrou em uma marcação muito forte da equipe belga, que também tentou ameaçar em contra-ataques, apesar de não ter conseguido criar grandes chances. Na volta do intervalo, Luca Waldschmidt sofreu pênalti logo nos primeiros minutos do segundo tempo e, na cobrança, Pizzi abriu o placar para o Benfica. Depois, em outra penalidade, o próprio Luca Waldschmidt ampliou para a equipe portuguesa, que decretou a vitória por 3 a 0 com uma pintura de Pizzi em chute cruzado de dentro da área. Foi a 7ª vitória consecutiva do Benfica na temporada, que perdeu apenas 1 vez (em sua partida de estreia, pela fase qualificatória da Liga dos Campeões). E o placar elástico garantiu ao time de Jorge Jesus a liderança do grupo D, pois o Rangers (adversário dos portugueses na próxima quinta-feira) também venceu nas duas primeiras rodadas, mas balançou as redes apenas 3 vezes, contra 7 do Benfica.

Pelo grupo B, o Arsenal recebeu o Dundalk (da República da Irlanda) no Emirates Stadium, em Londres, com um time misto. O comandante Mikel Arteta está aproveitando esta fase da competição, na qual enfrenta times bem menos afortunados, para testar alguns jogadores que não tem ganhado muitas oportunidades na Premier League, e muitos deles estão dando resposta. O jogo foi basicamente de ataque contra defesa, mas os Gunners custaram para furar o bloqueio adversário e criar boas oportunidades de marcar. A primeira chance clara de marcar só apareceu na reta final do primeiro tempo e o gol veio pouco depois, aos 42’, em cobrança de escanteio aproveitada por Eddie Nketiah (atacante de 21 anos) após bate-rebate na área. E logo aos 44’, outro jovem inglês, Joe Willock (meia de 21 anos), aproveitou sobra após jogada de Nicolás Pépé e também deixou o dele. Após o intervalo, logo no primeiro minuto do segundo tempo, Willock apareceu de novo, desta vez para servir o marfinense Nicolás Pépé, que acertou um belo chute da entrada da área para fazer o 3º do Arsenal e sacramentar a vitória da equipe londrina. O Arsenal lidera o grupo B com os mesmos 6 pontos do Molde (atual campeão da Noruega), mas está na frente pelo saldo de gols.

Leicester vence no sufoco e Tottenham perde fora de casa

Diferente do Arsenal, as outras equipes inglesas que disputam a fase de grupos da Liga Europa não tiveram facilidade nesta segunda rodada. O Leicester City foi até Atenas, na Grécia, para enfrentar o AEK e não poupou esforços. Brendan Rodgers foi à campo com um time misto, optando por manter alguns de seus titulares, e mesmo assim não teve facilidade para sair com a vitória. O Leicester abriu o placar em pênalti sofrido e convertido por Jamie Vardy. O AEK quase chegou ao empate com Marko Livaja, que conseguiu ficar cara a cara com Schmeichel, mas bateu pra fora. Ainda no primeiro tempo, Hamza Choudhury recebeu cruzamento de Wesley Fofana e fez 2 a 0 para o Leicester. O time grego foi pra cima no segundo tempo e descontou Petros Mantalos, mas ficou por isso mesmo: AEK 1 x 2 Leicester City, resultado que deixou a equipe inglesa com os mesmos 6 pontos do SC Braga, que também venceu na rodada. Na próxima quinta-feira (05/11), as equipes medem força no King Power Stadium, para ver quem consegue manter o 100% na competição e seguir na liderança do grupo G.

Pelo grupo J, o Tottenham foi até a Bélgica para enfrentar o Royal Antwerp e não se deu bem. José Mourinho foi à campo com um time quase totalmente diferente daquele que costuma ser titular na Premier League, à exceção do goleiro (Lloris) e do lateral-esquerdo (Ben Davies). A partida marcou a reestreia de Gareth Bale pelos Spurs, mas passou muito longe de ser o que os torcedores esperavam. Devendo em criatividade e abusando dos erros de passe, o Tottenham não conseguiu levar grandes perigos ao adversário no primeiro tempo e, pelo contrário, acabou sofrendo o gol em um belo contra-ataque do Antwerp, que terminou com um golaço de Lior Refaelov. Evidenciando que não gostou nem um pouco do que viu na etapa inicial, Mourinho voltou para o segundo tempo com 4 alterações, sendo todas elas no ataque, mas as substituições não tiveram grande efeito. O Tottenham até conseguiu ganhar em intensidade e volume ofensivo, mas acabou se expondo demais e ficou mais próximo de sofrer o 2º do que de empatar, e a partida terminou mesmo em vitória por 1 a 0 da equipe belga.

Deixe um comentário