Início » Colunas » Coluna do Verchai » 4ª rodada da fase de grupos da Liga Europa

4ª rodada da fase de grupos da Liga Europa  

Líder da Premier League, Tottenham de Mourinho não tem vida fácil na competição europeia.

Tottenham, de José Mourinho, venceu Manchester City, de Pep Guardiola, e assumiu a liderança do Inglês (Reprodução: Twitter dos Spurs)

“Não estamos lutando pelo título” foram as palavras do experiente treinador português após a vitória por 2 a 0 sobre o Manchester City no último fim de semana, a qual levou o Tottenham para o topo da tabela de classificação da principal competição da Inglaterra. Apesar de ter ficado conhecido em sua carreira por fazer comentários excessivamente confiantes, para não dizer arrogantes, José Mourinho tem se mostrado completamente diferente desde que assumiu o comando do Tottenham, depois de ficar quase 1 ano sem clube. Em outro momento, não seria surpresa se o gajo aproveitasse a grande fase para tirar uma casquinha do rival Josep Guardiola, que foi vencido pela segunda vez consecutiva e é apenas o 13º da Premier League. O “novo Mourinho”, no entanto, foi bem mais cautelo: “não podemos esperar que cheguemos aqui e, depois de uma temporada, já lutemos pelo título”. “…Estamos apenas lutando para vencer todos os jogos” concluiu o treinador em sua última entrevista coletiva. Para o ex-jogador e treinador do Tottenham, Tim Sherwood, porém, José Mourinho fez uma “lavagem cerebral” na equipe londrina, que, por conta disso, pode começar a acreditar no título e até conquista-lo: “quando você tem jogadores como Son e Kane, que são de primeira classe e poderiam jogar em qualquer equipe do mundo, sempre há uma chance de ganhar coisas” afirmou o ídolo em entrevista. Este título, porém, pode vir tanto no Campeonato Inglês como na Liga Europa, onde o Tottenham faz boa campanha: são 2 vitórias e apenas 1 derrota em 3 rodadas. O problema é que o Royal Antwerp (da Bélgica) e o LASK Linz (da Áustria), que se enfrentam às 14h55 desta quinta-feira (26), somam os mesmos 6 pontos do clube inglês. Por outro lado, como enfrenta o lanterna do grupo J, o Ludogorets, na Inglaterra, o Tottenham pode deixar a classificação bem encaminhada com uma vitória, que deve vir mesmo com a equipe tendo que se concentrar para jogo decisivo com o Chelsea no próximo domingo (29), pela Premier League.

Assim como no grupo J, do Tottenham, o grupo F chama a atenção por ter 3 times (AZ Alkmaar, Napoli e Real Sociedad) dividindo a liderança com 6 pontos somados. Nesta quinta-feira, o Napoli enfrenta o lanterna (HNK Rijeka) na Itália e tem tudo para alcançar os 9 pontos. Na outra partida do grupo, o Real Sociedad enfrenta o AZ Alkmaar fora de casa, na Holanda. Quem vencer certamente dá um grande passo para a classificação às oitavas de final, mas, em caso do empate, melhor para o Real Sociedad, que leva vantagem no critério de desempate (confronto direto) caso as equipes terminem empatadas em pontos.

Com 100% de aproveitamento, Arsenal, Leicester, Villarreal e Hoffenheim já podem confirmar a classificação.

Apesar da dificuldade que o Arsenal continua tendo para fazer uma campanha sólida na Premier League, o caminhar dos Gunners na Liga Europa é sólido até esta 4ª rodada, na qual a equipe inglesa mais uma vez vai medir forças com o segundo colocado do grupo B. O Molde, atual campeão norueguês, chegou até a fase de grupos da Liga Europa depois de ser eliminado na última fase qualificatória da Liga dos Campeões, pelo Ferencváros. No entanto, o Ferencváros é o último colocado no grupo G da Liga dos Campeões, enquanto o Molde vem na 2ª posição do grupo B da Liga Europa e tem boas chances de ir para as oitavas de final. A única derrota da equipe norueguesa foi exatamente para o Arsenal, que foi com elenco completo para a partida na Inglaterra e venceu por 4 a 1. Nesta quinta-feira, a partida é na Noruega, no Estádio Aker, às 14h55, com transmissão da ESPN Brasil, e o Molde pode ter uma sorte melhor. Isso porque o técnico Mikel Arteta não vai poder contar com alguns atletas (3 por lesão e 2 por Covid) e deve apostar em uma equipe mista para a partida, pois vai ter confronto fundamental com o Wolverhampton já no sábado (29), pela Premier League. Ainda assim, porém, é pouco provável que o Arsenal sofra uma derrota, mas o Molde pode tentar arrancar pelo menos um empate, que seria importante para a equipe norueguesa manter boa vantagem em relação aos concorrentes à 2ª posição do grupo B. Rapid Wien (3º colocado) enfrenta o Dundalk (lanterna) fora de casa, às 17 horas.

O mesmo acontece no grupo G da Liga Europa, onde o Leicester City, que está na busca pela liderança da Premier League, dispara na 1ª posição com 3 vitórias nas 3 primeiras rodadas, enfrenta o SC Braga (vice-líder na Liga Portuguesa), que vem na segunda posição do grupo com 2 vitórias e 1 derrota. O Leicester fez 4 a 0 pra cima do Braga na última rodada, na Inglaterra, e as equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, às 14h55, no Estádio Municipal de Braga, em Portugal. O técnico Carlos Carvalhou afirmou que a equipe portuguesa não se abalou com o resultado anterior e acredita em uma vitória em casa, mas Brendan Rodgers já adiantou que não vai subestimar o Braga nesta partida: “esperamos uma partida muito, muito difícil”.

Também com 100% de aproveitamento, e a incrível marca de 12 gols marcados em apenas 3 partidas disputadas (média de 4 gols por partida), o Villarreal segue firme na liderança do grupo I. Na última rodada da competição europeia, os espanhóis venceram o vice-líder (Maccabi Tel Aviv) por 4 a 0 em casa. Agora, jogando em Israel, o Maccabi, que havia vencido nas duas primeiras rodadas, vai tentar arrancar pelo menos um empate para deixar a classificação bem encaminhada.

Para completar a lista dos embalados com 100% de aproveitamento nas 3 primeiras rodadas da fase de grupos da Liga Europa temos o Hoffenheim, que pode decretar seu lugar nas oitavas de final da competição com uma vitória na partida desta quinta-feira, às 14h55, fora de casa, diante do Slovan Liberec (3º colocado com 3 pontos somados). Diferentemente do Villarreal, o Hoffenheim se destaca, principalmente, por conta da defesa: apenas 1 gol sofrido até aqui.

Deixe um comentário