Início » Colunas » Coluna do Verchai » Choque-Rei define primeira vaga na semifinal da Libertadores

Choque-Rei define primeira vaga na semifinal da Libertadores  

Palmeiras tem leve vantagem para seguir defendendo o título, mas São Paulo aposta na tradição para surpreender.

Crespo e Abel Ferreira dureante empate no primeiro choque-rei das quartas da libertadores 2021
Palmeiras de Abel Ferreira e São Paulo de Crespo duelam hoje à noite por vaga na semifinal da Libertadores (Divulgação)

A partida de volta das quartas de final da Libertadores entre Palmeiras e São Paulo acontece nesta terça-feira (17), às 21:30 (no horário de Brasília), no Allianz Parque, mais uma vez sendo transmitida pelo SBT na TV aberta e pelo Fox Sports na TV fechada. O famoso clássico Choque-Rei, um dos maiores de São Paulo e que recentemente definiu o título estadual, torna-se mais uma vez um clássico continental, pois Palmeiras e São Paulo mais uma vez disputam uma partida pela Copa Libertadores da América, agora e pela primeira vez valendo vaga nas semifinais. Ao todo, Palmeiras e São Paulo haviam disputado 8 partidas na competição continental, tendo sido a primeira em 1974, pela fase de grupos, e as outras 6 pelas oitavas de final, e em todas o Tricolor Paulista foi quem avançou para as quartas de final (em 1994, 2005 e 2006). Na verdade, o São Paulo nunca perdeu para o Palmeiras na Libertadores, mas venceu 6 e empatou as outras duas. Isso sem contar o empate da última terça-feira (10), pela partida de ida destas quartas de final. O primeiro confronto deste Choque-Rei pela Libertadores aconteceu no Morumbi e teve alguma superioridade do São Paulo durante os 90 minutos. A equipe comandada por Hernán Crespo conseguiu obter o controle da posse de bola e foi agressiva para ir em busca do gol, enquanto o Palmeiras contou com uma grande atuação de Dudu, que estreava com titular na equipe de Abel Ferreira, para levar algum perigo a meta de Tiago Volpi. E para evidenciar como um clássico dessa magnitude funciona, foi exatamente depois do intervalo, quando Abel Ferreira trocou Breno Lopes por Wesley e o Palmeiras cresceu em campo, que o gol do São Paulo aconteceu: em bate-rebate na área alviverde, Weverton fez duas defesas espetaculares em chutes de Rodrigo Nestor, mas a bola sobrou para Luan, que acertou um belo chute para abrir o placar do clássico. No entanto, quando o São Paulo voltava a controlar a partida, Dudu fez mais uma grande jogada, foi parado com falta e, na cobrança, Patrick de Paula contou com a desatenção da defesa tricolor para fazer o gol chutando no mesmo canto do goleiro. A partida acabou empatada em 1 a 1, o que dá uma leve vantagem para o Palmeiras no confronto da volta, em casa, aonde um simples empate sem gols dá a classificação ao Verdão.

Como chega o Palmeiras para a decisão?

As coisas poderiam ser bem melhores antes dos 90 minutos que vão definir se o Palmeiras segue defendendo o atual título da Libertadores, ou se vai dar adeus a briga pela conquista de mais um troféu nesta temporada. A equipe comandada por Abel Ferreira passa por um momento conturbado antes do Choque-Rei que define qual dos rivais, Palmeiras ou São Paulo, vai avançar para as semifinais da competição mais disputada e cobiçada da América. A atual temporada começou antes mesmo da decisão do título da Copa do Brasil de 2020 em razão da pandemia, e parece ter sido difícil para Abel Ferreira e seus comandados compreenderem que novos desafios estavam por vir. Parecia não ser tão importante as conquistas de início de temporada, e o Palmeiras fez partidas em um bom nível de competitividade, mas a perda da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana foram um baque, principalmente depois que o alviverde perdeu o terceiro título ao ser derrotado pelo São Paulo na final do Campeonato Paulista. A pressão sobre o badalado Abel Ferreira, um jovem técnico português que conseguiu o nível de competitividade do Palmeiras e levá-lo a conquistas importantes, começou a crescer. Logo depois veio uma eliminação precoce na Copa do Brasil, diante de um clube que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Nada disso fez a diretoria palmeirense cogitar a possibilidade de desligar o técnico do comando do Palmeiras, mas a pressão pode ficar forte demais para suportar se as decepções sobrevierem ao longo da temporada. É exatamente isso o que pode pesar para o Palmeiras no Choque-Rei desta terça-feira, mas o Verdão ainda é visto com favoritismo sobre o São Paulo pelo elenco que possui e pela capacidade que demonstrou na temporada passada. Abel Ferreira conta com nomes como Dudu, Rony, Luiz Adriano, Raphael Veiga e até mesmo Gustavo Gómez, que são atletas capazes de definirem qualquer partida, principalmente um tenso clássico. Além disso, o Palmeiras tem a vantagem do 0 a 0 e, com isso, pode se aproveitar do forte sistema defensivo e dos rápidos contra-ataques para não dar chances ao rival jogando em casa.

Como chega o São Paulo para o clássico que vale uma vaga na semifinal da Libertadores?

Diferentemente do técnico palmeirense, que elenco completo a sua disposição, Hernán Crespo vai ter que lidar com alguns prováveis desfalques, como o volante William e os atacantes Éder (jogador experiente, com passagem pela Internazionale), Luciano (artilheiro do tricolor na última temporada) e Marquinhos (jovem que foi fundamental para a classificação sobre o Racing Club nas oitavas desta Libertadores). Dessa forma, as maiores esperanças do São Paulo são o atacante Rigoni, o meia Martín Benítez (que deve voltar ao time titular), o camisa 10 Daniel Alves e, é claro, o experiente zagueiro Miranda. O elenco não impressiona como o do rival, Palmeiras, mas é no retrospecto que os tricolores se apegam para acreditar em uma classificação, que levaria o São Paulo de volta as semifinais da Libertadores, depois de 5 anos (a última vez foi em 2016, quando perdeu a vaga na final para o Atlético Nacional, o qual acabou se sagrando campeão). Além do fato de o São Paulo ter eliminado o Palmeiras da Libertadores nas 3 vezes em que se enfrentaram no mata-mata, os torcedores são paulinos contam com o hitórico de Hernán Crespo em jogos eliminatórios para acreditar na classificação: a última vez que o técnico argentino caiu em um mata-mata foi em 2019, pelo Banfield, na Superliga Argentina (de lá para cá, o ex-atacante levou o Defensa y Justicia ao inédito título da Copa Sul-Americana e, com o São Paulo, conquistou o Campeonato Paulista (acabando com uma seca de títulos de quase 10 anos) e se classificou em duas fases da Copa do Brasil, além de ter alcançado estas quartas de final de Libertadores.

Betmissão

Agora, uma missão especial para o leitor do Betmotion Blog. Aliás, uma Betmissão. Funciona assim: até 30 de setembro, ao fazer pelo menos cinco apostas em eventos esportivos por semana, você ganha um bônus de R$ 20 e um bilhete para participar do sorteio que distribuirá R$ 10 mil em dinheiro, sem Rollover.

Como são sete semanas até lá, é possível acumular um máximo de sete bilhetes, mais os bônus. Ao todo, dez sortudos serão premiados com até cinco mil reais.

Para participar, clique no botão PARTICIPAR nesta página da promoção Betmissão ou no banner abaixo.

Deixe um comentário