Início » Colunas » Coluna do Verchai » Atl Mineiro e Fortaleza têm caminho definido na Pré-Libertadores

Atl Mineiro e Fortaleza têm caminho definido na Pré-Libertadores  

Na última quarta-feira (21) a CONMEBOL realizou o sorteio que definiu os confrontos das três fases preliminares da Copa Libertadores da América 2023, que vai ser disputada por dois clubes brasileiros: Atlético Mineiro e Fortaleza.

troféu da copa libertadores da américa no estádio
 (Divulgação/Conmebol Libertadores)

No entanto, as duas equipes brasileiras, assim como as argentinas, as colombianas e as chilenas que vão disputar estas preliminares da Libertadores 2023, entram de forma direta na segunda fase. Assim, ao todo, 13 equipes já estão garantidas na segunda fase. A primeira fase será disputada por apenas 6 equipes que, em confrontos diretos, com partidas de ida e volta, definirão as 3 equipes vencedoras que avançam à segunda fase. Desta forma, 16 equipes disputarão a segunda fase, e as 8 vencedoras definirão, na 3ª fase, as 4 que irão disputar a fase de grupos da Libertadores 2023 (os 4 derrotados desta última fase se classificam para a disputa da fase de grupos da Copa Sul-Americana). O sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América 2023 está marcado para acontecer no dia 22 de março do próximo ano.

Os confrontos definidos no sorteio da última quarta-feira, pelas fases preliminares da Libertadores 2023, ficaram assim:

Primeira Fase:

(Confronto 1) Sport Huancayo (Peru) x Nacional (Paraguai)

(Confronto 2) Nacional Potosí (Bolívia) x El Nacional (Equador)

(Confronto 3) Boston River (Uruguai) x Zamora (Venezuela)

Segunda Fase:

(Confronto 1) Carabobo (Venezuela) x Atlético Mineiro

(Confronto 2) Sport Huancayo ou Nacional (vencedor do C1 da 1ª fase) x Sporting Cristal (Peru)

(Confronto 3) Deportivo Maldonado (Uruguai) x Fortaleza

(Confronto 4) Nacional Potosí ou El Nacional (vencedor do C2 da 1ª fase) x Independiente Medellín (Colômbia)

(Confronto 5) Magallanes (Chile) x Always Ready (Bolívia)

(Confronto 6) Curicó Unido (Chile) x Cerro Porteño (Paraguai)

(Confronto 7) Boston River ou Zamora (vencedor do C3 da 1ª fase) x Huracán (Argentina)

(Confronto 8) Universidad Catolica (Equador) x Millonarios (Colômbia)

Terceira Fase:

Vencedor do C1 x Vencedor do C8

Vencedor do C2 x Vencedor do C7

Vencedor do C3 x Vencedor do C6

Vencedor do C4 x Vencedor do C5

 

Datas dos jogos:

Primeira fase: semanas dos dias 8 de fevereiro (ida) e 15 de fevereiro (volta)

Segunda fase: semanas dos dias 22 de fevereiro (ida) e 1 de março (volta)

Terceira fase: semanas dos dias 8 de março (ida) e 15 de março (volta)

Caminho do Atlético Mineiro: o que o Galo pode esperar?

O Galo, que no ano passado foi eliminado pelo Palmeiras pela segunda vez consecutiva (a primeira, no ano passado, nas semifinais, e a segunda, neste ano de 2020, nas quartas de final), ostenta amplo favoritismo no confronto da segunda fase e, também, na terceira e última fase, caso avance, independentemente de quem vá enfrentar (Universidad Catolica ou Millonarios). No entanto, não serão jogos fáceis para o Atlético Mineiro, que vem de um Campeonato Brasileiro ruim e vai precisar estar em seu melhor nível se quiser voltar a disputar a fase de grupos da Libertadores em 2023. O primeiro adversário, o Carabobo, disputou uma competição continental pela última vez em 2020, quando caiu para o Universitario (do Peru) logo na 1ª fase preliminar da Libertadores. Neste ano de 2022, a equipe conseguiu ficar entre os 4 melhores da fase regular do Campeonato Venezuelano, de forma a se classificar para o quadrangular final, no qual terminou na 3ª posição. O Carabobo teve como principal destaque um jovem atacante colombiano: Kevin Viveros, de 22 anos, que foi artilheiro do Campeonato Venezuelano com 21 gols marcados (quase metade dos 44 que foram marcados pela equipe no torneio). O problema, para o Carabobo, é que o jogador pode estar de saída, uma vez que o clube sofre com as investidas do Deportivo Cali (da Colômbia) desde o início de novembro, mas, até agora, nada se confirmou e Kevin Viveros ainda é jogador da equipe venezuelana. Como os venezuelanos estão encarando o confronto com o Atlético Mineiro como o maior jogo da história do Carabobo, é possível que o atacante colombiano seja mantido pelo menos até esta partida. De qualquer forma, se confirmar o favoritismo e avançar à 3ª e última fase preliminar da Libertadores 2023, o Atlético Mineiro vai ter um desafio ainda maior para alcançar a fase de grupos, pois enfrenta ou a Universidade Catolica (3ª colocada no Campeonato Equatoriano 2022) ou o Millonarios (campeão da Copa da Colômbia e campeão da primeira fase do Campeonato Colombiano 2022), que disputam competições consideradas mais fortes do que o Campeonato Venezuelano.

 

Caminho do Fortaleza: o que o Leão do Pici pode esperar?

Se podemos considerar que o caminho do Atlético Mineiro até a fase de grupos da Copa Libertadores da América 2023 é complicado, o que dizer do caminho do Fortaleza? Assim como os mineiros, os cearenses podem ser considerados favoritos no confronto da 2ª fase, mas nem tanto assim caso avance à 3ª fase. O primeiro adversário do Fortaleza vai ser o Deportivo Maldonado, 3º colocado em ambas as fases (Apertura e Clausura) do Campeonato Uruguaio. Trata-se, portanto, de uma equipe equilibrada e competitiva, que certamente vai apresentar resistência ao Fortaleza. Em 2022, em 30 partidas disputadas pelo Campeonato Uruguaio, o Deportivo Maldonado perdeu apenas 5, empatou 9 e venceu 16. E, se o Fortaleza conseguir avançar à 3ª e última fase eliminatória da Libertadores 2023, a missão pode ser ainda mais complicada. A expectativa é de que o adversário seja o Cerro Porteño, uma equipe paraguaia competitiva e muito acostumada a disputar a Libertadores. Em 2022, o Cerro se classificou às oitavas de final da Libertadores e foi vice-campeã das duas fases (Apertura e Clausura) do Campeonato Paraguaio. Portanto, caso o Cerro Porteño seja surpreendido pelo Curicó Unido (3º colocado do Campeonato Chileno 2022) na 2ª fase, certamente não vai ser por acaso, de forma que a missão do Fortaleza vai ser da mesma forma difícil para chegar à fase de grupos.

Deixe um comentário