Nesta quarta-feira (30), a Argentina do craque Lionel Messi definirá o seu futuro na Copa do Mundo do Catar. Vencendo a Polônia, às 16h (de Brasília), estará nas oitavas.
Essa é só uma das decisões de hoje, dia de definição de classificados dos grupos C e D. Só a França já está classificada.
Classificação da Copa do Mundo de 2022 – fase de grupos
Grupo D da Copa do Mundo Catar 2022
A classificada França lidera com seis pontos o grupo D da Copa do Mundo Catara 2022 e só precisa de um empate contra a Tunísia, às 12h (de Brasília), para assegurar a vaga das oitavas como primeira colocada.
No entanto, a briga maior é pela segunda vaga, e aí o outro confronto, entre Austrália e Dinamarca, também às 12h, deve ser decisivo. Por ter três pontos, uma vitória basta para os australianos e até o empate pode servir, mas desde que a Tunísia não ganhe da França (possível).
No caso da Dinamarca, que tem um pontinho, assim como os tunisianos, o empate não serve, mas muito provavelmente só precise vencer o confronto direto com a Austrália para se garantir, já que parece improvável uma derrota francesa. Se acontecer, aí os critérios de desempate é que definirão a vaga.
1º França: 6 pontos (saldo de gols: 4)
2º Austrália: 3 pontos (saldo de gols: -2)
3º Dinamarca: 1 ponto (saldo de gols: -1/gols pró: 1)
4º Tunísia: 1 ponto (saldo de gols: -1/gols pró: 0)
Jogos da 3ª rodada:
12h: Tunísia x França
Grupo C da Copa
Tá todo mundo na briga por classificação no grupo C da Copa do Catar. Como mencionado no começo deste post, uma vitória da Argentina contra a Polônia, às 16h (de Brasília), garante a equipe de Messi na fase final da Copa.
Já os poloneses, time do centroavante Robert Lewandowski, pelo fato de liderarem a chave com quatro pontos, um a mais do que os argentinos, só precisam de um empate, resultado que pode ou não servir aos hermanos. Uma certeza: se der empate, além da Polônia classificada, a outra vaga vai depender de resultado do outro jogo, Arábia Saudita x México, também marcado para as 16h.
Por exemplo, para a Argentina, empate nos dois jogos, serve. Ou então empate contra a Polônia e vitória do México por placar insuficiente para que revertam a desvantagem no saldo de gols. Antes da bola rolar, os argentinos têm um gol de saldo, contra dois gols negativos dos mexicanos.
Por outro lado, se a Arábia Saudita vencer os mexicanos, obriga o time de Messi a ganhar da Polônia. Os sauditas também pegam uma das vagas se empatarem e os argentinos perderem dos poloneses.
Há outras combinações para a definição de classificados, envolvendo saldo de gols. Veja, a seguir, a situação do grupo:
1º Polônia: 4 pontos (saldo de gols: 2)
2º Argentina: 3 pontos (saldo de gols: 1)
3º Arábia Saudita: 3 pontos (saldo de gols: -1)
4º México: 1 ponto (saldo de gols: -2)
Jogos da 3ª rodada:
16h: Polônia x Argentina
Critérios de desempate
Caso haja igualdade de pontos nos grupos, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols, 2) mais gols pró, 3) confronto direto, 4) fair play/menos pontos de indisciplina (cartão amarelo vale 1 ponto, expulsão provocada por dois amarelos vale 3 pontos, cartão vermelho direto vale 4 pontos e cartão vermelho para um atleta que já tinha amarelo vale 5 pontos), e 5) sorteio.