Athletico-PR x Ceará é um dos sete jogos da quarta-feira (10) de Brasileirão. O duelo acontece às 18h30, na Arena da Baixada, pela 31ª rodada. Confira, a seguir, a nossa análise e palpite para esse confronto:
Campanhas no Brasileirão:
O duelo Athletico-PR x Ceará envolve times de campanhas parecidas na Série A do Brasileirão. O Vovô está em 10º lugar na tabela, com 39 pontos, seguido imediatamente pelo Furacão, 11º colocado, com 38.
O mandante da partida desta quarta venceu mais vezes (11), mas, ao mesmo tempo, também sofreu mais derrotas (14), empatando apenas cinco vezes.
Já o visitante da noite é o time que mais empatou no campeonato, juntamente com o Cuiabá (15 vezes ambos).
Na comparação com o Furacão, o Ceará perdeu menos jogos no Brasileirão deste ano (7), tendo conquistado todas as suas oito vitórias até aqui na competição atuando em casa. Por sinal, uma delas foi contra o Athletico: 1 a 0 na 12ª rodada.
Ou seja, o Athletico-PR vai receber em sua arena um time que jamais ganhou fora, o que coloca a equipe cearense como uma das piores da Série A jogando como visitante. Somou só 9 pontos, a exemplo de Grêmio, Juventude e Chapecoense, três dos quatro times da zona de rebaixamento.
Por outro lado, dos 15 empates que o Vovô conquistou, nove deles foram justamente atuando longe do Castelão. Então, frequentemente atrapalha a vida dos adversários que visita.
Outro dado relevante para o confronto é que o Atthletico-PR não é exatamente um time de defesa sólida. Bem ao contrário, uma vez que já sofreu 39 gols nesta edição do Brasileiro, a exemplo do Bahia.
Ambos só ficam atrás da lanterna e já condenada ao rebaixamento Chapecoense, que levou 52 gols. O Ceará, por sua vez, foi vazado 30 vezes.
Athletico-PR em casa (6 V, 4 E e 5 D):
- Vitórias: 1 x 0 no América-MG, 2 x 1 no Atlético-GO, 2 x 1 no Fortaleza, 2 x 1 no Internacional, 2 x 1 no Juventude e 4 x 2 no Grêmio;
- Empates: 2 x 2 com Flamengo, 2 x 2 com Chapecoense, 2 x 2 com Red Bull Bragantino e 0 x 0 com Sport;
- Derrotas: 1 x 2 contra o São Paulo, 0 x 1 contra o Corinthians, 0 x 2 contra o Bahia, 0 x 1 contra o Fluminense e 0 x 1 contra o Santos.
Desfalques e prováveis escalações para Athletico-PR x Ceará:
Athletico-PR:
Após receber o terceiro amarelo na rodada passada, Léo Cittadini é o único desfalque certo do Furacão para a partida desta quarta contra o Ceará. Por outro lado, o técnico Alberto Valentim poderá contar com as voltas do zagueiro Nicolás Hernández, do meia-atacante Terans e de outro atacante, Renato Kayzer.
Provável Furacão: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolás Hernández; Marcinho, Erick, Christian e Abner; Nikão, Renato Kayzer (Bissoli) e Terans.
🌪️ Pra ir já aquecendo pro jogo de amanhã, bora ver os bastidores da vitória sobre o Red Bull Bragantino!
Tudo no Furacão Live!
🎥 https://t.co/T09WCki7xo #Athletico #Brasileirão pic.twitter.com/NytuGdPYKI— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) November 9, 2021
Ceará:
Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Jael, Luiz Otávio e Messias são os desfalques certos do Vozão nesta quarta, em Curitiba. Em compensação, o treinador Tiago Nunes terá Gabriel Dias à disposição, após cumprir a sua suspensão na rodada passada.
Provável Ceará: João Ricardo; Gabriel Dias, Gabriel Lacerda, Klaus e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral, Vina e Mendoza; Erick e Cléber.
Palpite:
Daqui a 11 dias, o Athletico-PR fará a final da Copa Sul-Americana, em Montevidéu, contra o Red Bull Bragantino. Contudo, é preciso tomar cuidado para não ficar muito atrás na classificação do Brasileirão e correr risco desnecessário de rebaixamento. Por isso, vencer é fundamental.
E mais: considerando que os dois próximos jogos, antes da final da Sul-Americana, são contra o Internacional (fora) e o líder Atlético-MG (casa), claramente adversários mais difíceis, o jogo para garantir três preciosos pontos é o desta quarta-feira.
Por tudo isso, o blog aposta na vitória do Athletico-PR na Arena da Baixada. Mas, como já analisamos aqui, o Ceará adora um empatezinho fora. Então, vale considerar a opção “ambos marcam” no mercado de gols.