Início » Colunas » Coluna do Verchai » Abel Ferreira e Palmeiras: o segredo do sucesso nos últimos anos

Abel Ferreira e Palmeiras: o segredo do sucesso nos últimos anos  

em destaque técnico português abel ferreira com medalha de campeão da conmebol recopa sul-americana 2022
(Divulgação/Conmebol Recopa)

Desde a chegada do treinador Abel Ferreira, a equipe do Palmeiras está sempre disputando ou brigando por títulos nas principais competições do continente e até mundial de clubes.

Nascido no dia 22 de dezembro 1978 em Penafiel – Portugal, Abel Fernando Moreira Ferreira teve uma carreira curta e não tão brilhante como jogador, atuou somente em clubes de Portugal. Os clubes em que passou como jogador foram: Iniciou no Penafiel, depois jogou Vitória Guimarães, Braga e por fim Sporting.

Como treinador Abel Ferreira passou pelas categorias de base do Sporting, depois nas categorias de base do Braga e com bons números chegou a se o treinador da equipe profissional substituindo o treinador Jorge Simão na temporada 2017-18. Após realizar uma das maiores campanhas junto a equipe do Braga, em julho de 2019, Abel deixa o Braga para assumir o POAK da Grécia. O Clube grego chegou a pagar a multa de rescisão de aproximadamente 2,5 milhões de euros. O treinador Português chegou ao Verdão em Outubro de 2020, após a equipe demitir o técnico Vanderlei Luxemburgo. O clube já buscava no mercado um treinador com estilo de jogo moderno e ofensivo, afim de mudar as principais características táticas do time.

Seu primeiro titulo como treinador de uma equipe profissional foi justamente uma Copa Libertadores da América quando o Palmeiras venceu a equipe do Santos no Maracanã no dia 30 de Janeiro de 2021 pela edição de 2020, visto que teve atraso na competição devido a pandemia da covid-19 , e no mesmo ano a equipe alviverde, ainda foi campeão da copa do Brasil onde o Palmeiras venceu o Grêmio no jogo de ida e jogo de volta. E após mais de um ano a frente da equipe o treinador se tornou um dos treinadores que ficou mais tempo a frente da equipe no século e conquistou então a sua segunda Copa Libertadores onde o Palmeiras venceu a equipe do Flamengo por 2×1 em Montevidéu. Após se tornar Bi Campeão da América o Abel Ferreira supera, Jorge Jesus e Mirko Jozic´ como o treinador que mais vezes venceu a competição. 

Além de uma excelente contratação do treinador a equipe do Palmeiras vem apresentando ao longo dos últimos anos uma excelente gestão e com apoio de grandes patrocinadores conseguiu trazer grandes nomes para compor o elenco e assim montar uma equipe consistente e bem estruturada.

Os grandes destaques da equipe são nomes como Rafael Veiga, Rony, Dudu e Gustavo Escarpa. Esses jogadores sem dúvida alguma fazem toda a diferença na equipe quando estão em campo, trazendo ainda mais velocidade, qualidade de jogo e técnica e mesmo quando um desses atletas não estão em campo a equipe consegue manter um equilíbrio tático suprindo assim todas as áreas de atuação de cada atleta. Na última quinta-feira(09/06) o Palmeiras goleou a equipe do Botafogo por 4×0 com gols de Rony, Gustavo Escarpa e Wesley Ribeiro.

Após aplicar essa goleada o time do treinador Abel Ferreira conseguiu a liderança do Campeonato Brasileiro e acabou deixando em segundo lugar o seu maior rival, a equipe do Corinthians. Liderando  o campeonato a equipe do Palmeiras foi em busca de mais uma vitória diante da equipe do Coritiba, que também estava mostrando bastante qualidade neste Campeonato Brasileiro. 

Apesar do favoritismo para esse confronto o Palmeiras não vencia a equipe do Coritiba dentro do Couto Pereira a mais de 33 anos, tendo em vista que nos últimos 16 jogos entre as equipes no estádio Major Antônio Couto Pereira, o Coxa venceu 10 jogos e 6 partidas terminaram empatadas. Vale lembrar que neste ano o Coritiba que estreou na competição vencendo o Goias por 3×0 vem demonstrando uma consistência e tem como principais destaques nomes como Alef Manga, Igor Paixão e Leo Gamalho. Esses jogadores tem sido decisivos na equipe quando estão em campo.

É certo que o duelo foi bem competitivo e um dos principais destaques foi o ofensovo Rony, o qual atuou por anos no rival Athletico Paranaense, e agora voltou a atuar diante do Coritiba e mostrou grande potencial. O Palmeiras precisava vencer para se manter no topo da tabela e o Coritiba queria somar ainda mais pontos importantes para se manter ainda mais firme na elite do Campeonato Brasileiro, mesmo tendo em vista que o Coritiba é um clube de boa expressão nacional a equipe passou por vários anos na série B e acabou batendo na trave algumas vezes para conseguir o acesso. Agora com uma equipe mais jovem e melhor estruturada vem se mostrando nesse inicio de competição uma zebra nas primeiras colocações, a diretoria do clube já começa a pensar não só em permanecer na série A, como também em uma possível vaga para disputar a Copa Libertadores do ano que vem. 

O técnico Abel Ferreira com certeza estuou muito o seu oponente e com diversos jogadores altamente qualificados foi para esse jogo afim que quebrar esse jejum e se manter na liderança, o que realmente de fato aconteceu, assim cada vez mais o Palmeiras segue confinante, mostrando seu favoritismo em mais uma competição, contando com o apoio de sua grande torcida e deixando claro que de maneira geral está muito preparado para continuar neste boa caminhada.

E agora com contrato Renovado até o fim de 2024 o treinador Abel Ferreira dará ainda mais continuidade ao trabalho vencedor que vem fazendo, visando um título que ainda não conseguiu vencer junto ao Verdão,  o campeonato Brasileiro, além é claro de já ter disputado por duas vezes o mundial de clubes da FIFA, onde o treinador não conseguiu trazer o título mais desejado pelo clube.

Mesmo com esses resultados negativos não podemos negar que Abel Ferreira hoje já é o maior treinador da História do Palmeiras e ainda pode conquistar muitos outros títulos se seguir trilhando esse caminho de vitórias, aumentando a confiança de todo o elenco e deixando o Palmeiras cada vez maior!

Viagem dos sonhos

Deixe um comentário