Início » Colunas » Coluna do Verchai » Palmeiras busca vice-liderança do Brasileirão

Palmeiras busca vice-liderança do Brasileirão  

Confronto com o Sport em casa pode colocar o Palmeiras na vice-liderança do Brasileiro e aliviar a pressão sobre Abel Ferreira.

abel ferreira com lateral marcos rocha na semifinal da libertadores 2021 contra galo no mineirão
Técnico português Abel Ferreira e o lateral-direito do Palmeiras Marcos Rocha (Divulgação/Conmebol Libertadores)

A 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro encerra nesta segunda-feira (25), com duas partidas. Às 20 horas (de Brasília), em Goiânia, no estádio Antônio Accioly, o Atlético Goianiense recebe o Grêmio motivado pela vitória sobre o líder, Atlético Mineiro, na última rodada, e espera voltar a somar 3 pontos no campeonato para seguir firme na luta por uma vaga na próxima Copa Sul-Americana e, de quebra, se isolar cada vez mais da zona de rebaixamento. Do outro lado, o Grêmio precisa da vitória para alcançar o mesmo número de pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento e, assim, aumentar suas chances de escapar de disputar a Série B em 2022, até porque ainda tem duas partidas atrasadas para fazer e chega motivado por ter vencido na última rodada, em partida que marcou a estreia do técnico Vagner Mancini. A partida vai ser transmitida pelo SporTV para a TV fechada, exceto para o estado de Goiás.

Às 21:30 (no horário de Brasília), com transmissão exclusiva do Premiere para os assinantes do pay-per-view, o Palmeiras recebe o Sport no Allianz Parque, colocando um fim definitivo na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão chega para a partida precisando da vitória para assumir a 2ª posição da tabela, ficando 10 pontos atrás do líder, Atlético Mineiro. Os comandados de Abel Ferreira chegam motivados pela sequência de três partidas sem derrota e vêm de duas vitórias consecutivas: primeiro em um confronto direto com o Inter na luta por vaga na próxima Libertadores, e, na última rodada, em jogo complicado, fora de casa, com o Ceará (14º). Como o Palmeiras teve tempo para se preparar para o duelo e só volta a campo na próxima semana, pela 29ª rodada do Brasileirão, a expectativa é de que não tenha problemas para somar os 3 pontos diante do Sport, até porque o único jogador considerado titular que não vai estar à disposição do técnico português é o meia Zé Rafael. O Sport, por outro lado, chega desmotivado por ter ficado as últimas duas rodadas sem vencer, depois de ter emplacado uma sequência de 3 vitórias e ficado muito próximo de escapar da zona de rebaixamento.

Flamengo cai em clássico com o Fluminense e Atlético Mineiro aumenta vantagem na liderança do Brasileirão

No sábado (23) o Flamengo enfrentou o Fluminense no Maracanã como visitante e acabou ruindo diante do Tricolor das Laranjeiras, que pôde comemorar tanto o seu reestabelecimento na luta por uma vaga na próxima Libertadores (ocupando a 8ª posição neste momento, com uma partida e 2 pontos a menos que Corinthians, 7º colocado, e Internacional, 6º), como a queda drástica de chances de título do rival. Isso porque o Flamengo chegou para o confronto com 10 pontos de distância para o líder, Atlético Mineiro, com duas partidas a menos e um confronto direto, o que poderia diminuir a distância para apenas 1 ponto. No entanto, apesar da pressão forte do time de Renato Gaúcho nos primeiros minutos de jogo, foi o Fluminense que abriu o placar em uma de suas primeiras chegadas ao campo de ataque, com gol de mais uma “cria das Laranjeiras”, John Kenedy, de apenas 19 anos. E foi o mesmo Kenedy que aumentou o placar no segundo tempo, aproveitando cruzamento de Luiz Henrique depois de boa jogada pela ponta esquerda. Sem poder contar com alguns de seus principais jogadores em razão do duelo importante com o Athletico Paranaense no meio de semana, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo teve dificuldade para se impor dentro de campo e, apesar de ter conseguido descontar com uma pancada de Renê da entrada da área, acabou sofrendo o terceiro na reta final do segundo tempo: Abel Hernández ganhou de Gustavo Henrique em lançamento direto do campo de defesa que foi desviado de “casquinha” por Lucca, e acertou um belo chute no ângulo do goleiro Diego Alves para decretar a vitória do Fluminense por 3 a 1.

No domingo (26), foi a vez do Atlético Mineiro entrar em campo, recebendo o Cuiabá no Mineirão. Apesar de também ter a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil para fazer, contra o Fortaleza, o Galo não precisou poupar jogadores em razão de já ter praticamente selado sua classificação para a final com a goleada de 4 a 0 na partida de ida. Mesmo assim os comandados de Cuca sofreram um susto no começo do jogo, depois que Nathan Silva, tentando recuar para o goleiro, mandou contra o próprio patrimônio e abriu o placar para o Cuiabá. Apenas um minuto depois do gol contra, porém, em uma bela jogada com Nacho Fernández e Guilherme Arana em cobrança de escanteio, Keno deixou Hulk na boa para deixar tudo igual no placar. O gol deixou o atacante do Atlético Mineiro ao lado de Gilberto e Yuri Alberto na artilharia do campeonato, todos com 11 gols marcados até aqui. Apesar da superioridade e da pressão, o Galo teve dificuldade para vencer a barreira defensiva e lidar com os contra-ataques do Verdão Mato-grossense, mas, com gol de cabeça de Jair nos acréscimos do segundo tempo, levou os 3 pontos e ampliou a distância em relação aos concorrentes na busca pelo título brasileiro. Agora, com 59 pontos conquistados em 27 rodadas, o Atlético Mineiro tem 11 pontos de vantagem para o atual vice-líder, Fortaleza, tendo uma partida a menos que o Leão do Pici. Se vencer na rodada, o Palmeiras, atual 4º colocado, salta para a vice-liderança e fica a 10 pontos do Galo, mas também vai ter uma partida a mais que o líder. O Flamengo, que tem duas partidas a menos que o Atlético, ocupa a 3ª posição, mas agora com 13 pontos de diferença para o líder.

Deixe um comentário