De volta ao time do Paris Saint-Germain, Neymar teve boa atuação, fez gol, mas acabou ofuscado pela jovem estrela norueguesa, Erling Haaland, de 19 anos, que marcou duas vezes, sendo decisivo para a vitória do Borussia Dortmund por 2 a 1 na Alemanha, no estádio Signal Iduna Park, no confronto de ida pelas oitavas da Uefa Champions League.
Todos os gols saíram no segundo tempo. Aos 24 minutos, Haaland aproveitou sobra na área para, ao estilo centroavante esperto, colocar a bola para dentro.
Mas não demorou para o PSG empatar. Aos 31, Mbappé fez grande jogada individual, invadiu a área em velocidade e cruzou para o brasileiro deixar tudo igual.
Foi o primeiro gol de Neymar pelo Paris em mata-mata de Liga dos Campeões. E àquela altura da partida o 1 a 1 era um bom resultado para o time francês, que poderia se classificar na volta com um 0 a 0 no Parque dos Príncipes.
Mas a vantagem caiu por terra com mais um gol do fenômeno norueguês, de 19 anos.
Exatos dois minutos após o gol de Neymar, outro jovem do Dortmund, Reyna, de apenas 17 anos, que havia entrado na etapa final, começou a jogada de contra-ataque, tocando para Haaland.
O norueguês recebeu na entrada da área e de pé esquerdo mandou um chutaço, sem chance de defesa para Keylor Navas, goleiro do PSG.
Gols valeram topo da artilharia
Os dois marcados contra o PSG levaram Haaland a dez gols nesta edição de Champions (oito deles marcados pelo Red Bull Salzburg, clube pelo qual atuou na primeira fase do torneio), igualando-se ao polonês Robert Lewandowski, do Bayern, no topo da artilharia do torneio europeu.
Situação para a volta em Paris
Com o placar final de 2 a 1 para os alemães, ao Paris Saint-Germain basta uma vitória por 1 a 0 no Parque dos Príncipes, na quarta-feira da semana que vem, dia 11.
No entanto, se levar gol em Paris, precisará fazer 3 a 1 para se classificar no tempo normal.
Outro 2 a 1, só que com vitória do time Neymar, levaria a decisão para a prorrogação e, caso a igualdade persista, os pênaltis definirão quem avança às quartas de final da Champions.
Atual campeão Liverpool cai em Madri
No outro jogo da terça, disputado na Espanha, o Atlético de Madrid derrotou o Liverpool, atual campeão da Liga dos Campeões, por 1 a 0. Gol marcado por Saúl.
Para o jogo de volta, em Anfield, os Reds precisarão vencer por dois gols de diferença para se classificar no tempo regulamentar.
Caso ganhe por 1 a 0, o confronto irá à prorrogação e, seguindo o placar inalterado, o duelo vai aos pênaltis.
Se o Atlético marcar um gol na Inglaterra, obrigará o Liverpool a vencer por dois de diferença, sem a possibilidade de prorrogação nem pênaltis para definir quem passa de fase.
Champions continua nesta quarta com dois jogos
A rodada de ida das oitavas da Liga dos Campeões segue com mais dois jogos nesta quarta. Ambos às 17h (horário de Brasília).
A Atalanta recebe na Itália o espanhol Valencia. Transmissão da TNT (canal de TV por assinatura do Grupo Turner) e do Facebook Watch.
Já em Londres, o atual vice-campeão europeu Tottenham encara o visitante alemão Red Bull Leipzig. Esse jogo terá transmissão exclusiva do Facebook Watch.