A última rodada do Brasileirão 2021 será disputada nesta quinta (9), às 21h30. O Atlético-MG já é o campeão, mas há ainda muita coisa em jogo.
Red Bull Bragantino (atual 6º colocado) e Fluminense (7º) disputam a última vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2022. No caso do Bragantino, ainda que fique sem a vaga direta, dificilmente não estará ao menos nas fases preliminares da Libertadores. O mesmo vale para o Fluminense (ver cenários abaixo).
As outras seis vagas já foram preenchidas por: Athletico-PR (já garantido como campeão da Copa Sul-Americana e finalista da Copa do Brasil), Atlético-MG (campeão brasileiro e finalista da Copa do Brasil), Flamengo (vice do Brasileiro), Palmeiras (campeão da Libertadores 2021 e terceiro na Série A), Corinthians e Fortaleza (que disputam quem termina em quarto ou quinto).
Se Red Bull Bragantino, Fluminense e América-MG vencerem as suas partidas contra Internacional, Chapecoense e São Paulo, respectivamente, a equipe de Bragança paulista confirma a ida à fase de grupos e Flu e Coelho ficam com as vagas da Pré-Libertadores, mantendo-se em 7º e 8º lugares. Mas em caso de tropeços, há outros postulantes, a depender das diversas combinações de resultados.
Já os times que ficarem entre o 9º e o 15º posto, estarão garantidos na Sul-Americana 2022, os quatro últimos serão rebaixados à Segunda Divisão (19º e 20º, Sport e Chape já caíram) e o 16º colocado será aquele time que escapará da queda à Série B, mas que não disputará torneio nenhum da Conmebol.
Confira, a seguir, pelo quê cada time está brigando:
Os jogos da 38ª rodada (todos às 21h30):
Sport x Athletico-PR – Arena Pernambuco
Já garantido na Série A, o Athletico-PR está com foco total na final da Copa do Brasil. O Sport, por sua vez, já sabe que disputará a Segundona no ano que vem.
Red Bull Bragantino x Internacional – Nabi Abi Chedid
Embora ainda não esteja matematicamente classificado à Libertadores, o blog considera o time de Bragança Paulista já garantido. Isso porque só perderia a vaga caso fosse derrotado pelo Internacional, houvessem triunfos de Fluminense, América-MG e Atlético-GO, sendo que o Dragão ainda precisaria tirar uma diferença de 13 gols de saldo. Ou seja, é muito improvável ficar fora.
Pois bem, agora vamos à situação mais complicada do Inter na última rodada do Brasileirão. Para pegar uma vaga na Pré-Libertadores, além de ter de vencer o Red Bull Bragantino fora de casa, o que já é difícil, o Colorado tem que torcer para que quatro times não ganhem na última rodada: América-MG (em casa, contra o São Paulo), Santos (em casa, contra o Cuiabá), Atlético-GO (em casa, contra o Flamengo) e Ceará (em Barueri, contra um Palmeiras com time Sub-20).
Fluminense x Chapecoense – Maracanã
O Fluminense tem tudo para se classificar ao menos para a Pré-Libertadores 2022. Basta ganhar no Maracanã da lanterna e rebaixada. E ainda pode garantir vaga na fase de grupos da competição. Para tanto, basta vencer e contar que o Bragantino não vença o Internacional. Se conseguir tropeçar, aí o Flu terá que torcer contra América-MG, Atlético-GO, Ceará e Santos.
Atlético-GO x Flamengo – Antônio Accioly
Jogando em casa, e contra um Flamengo cumprindo tabela, em ritmo de férias, o Atlético-GO pode até sonhar com uma vaguinha na Pré-Libertadores. Tem que vencer e torcer para que América-MG não supere o São Paulo em Belo Horizonte e o Fluminense não ganhe da Chapecoense no Rio.
América-MG x São Paulo – Independência
Oitavo colocado, o América-MG só depende do seu resultado para conquistar a inédita classificação à Pré-Libertadores. Basta que vença o São Paulo no Horto. Já se o Coelho empatar, nenhum desses quatro times pode vencer na última rodada: Internacional, Santos, Atlético-GO e Ceará.
Caso o São Paulo ganhe, não só o América fica sem qualquer chance de ir ao torneio da Conmebol, como também o Tricolor paulista pode até sonhar com a conquista da vaga na Pré-Libertadores, mas desde que Santos, Inter e Ceará não vençam e Atlético-GO perca do Flamengo – se o Dragão empatar, o São Paulo terá que ganhar do América por pelo menos dois gols de diferença.
Grêmio x Atlético-MG – Arena do Grêmio
Para escapar do rebaixamento, o Tricolor gaúcho precisa vencer o Galo (já campeão e com a cabeça no domingo, início da decisão da Copa do Brasil) e torcer pelas derrotas de Juventude (em Caxias, contra o Corinthians) e do Bahia (que joga no Castelão contra o Fortaleza).
Juventude x Corinthians – Alfredo Jaconi
O Juventude enfrenta um Corinthians que já se classificou para a fase de grupos da Libertadores, mas que está de olho nos R$ 28 milhões de premiação para a quarta colocação, ainda não garantida. Ficando em quinto, terá 1,6 milhão de reais a menos.
Pois bem, para escapar da queda à Série B, o time de Caxias precisa ganhar do Timão e ainda torcer por um empate ou derrota do Bahia contra o Fortaleza, no Castelão, ou para uma derrota do Cuiabá, na Vila Belmiro, contra o Santos.
Se ficar no empate com o Corinthians, o Juventude só não cai se o Bahia perder. Já se for derrotado pelo Timão, aí não tem jeito e o time de Caxias estará rebaixado.
Fortaleza x Bahia – Castelão
Assim como o Corinthians, o Fortaleza já está na fase de grupos da Libertadores, mas quer a premiação maior, pelo quarto lugar.
Já o Bahia tem uma preocupação maior: o rebaixamento. Primeiro time fora do Z4, o Tricolor tem a vantagem de só depender do seu resultado para não cair. Vencendo o Fortaleza, fica na Série A. Contudo, o jogo é fora de casa.
Outra possibilidade para escapar, mas aí sem depender só de si, seria empatar no Castelão e contar que o Juventude não vença o Corinthians em Caxias. Essa combinação salvaria o Bahia, porque ficaria com a mesma pontuação do time gaúcho, mas se manteria à frente pelo maior número de vitórias (11, contra 10), primeiro critério de desempate na competição.
Agora, se for derrotado, precisa que o Juventude perca para o Corinthians e que também o Grêmio não ganhe em casa do Galo mineiro.
Santos x Cuiabá – Vila Belmiro
Dos times ainda com risco de rebaixamento na última rodada do Brasileirão, a situação do Cuiabá é aparentemente a mais confortável, já que é o único que entra na rodada com 46 pontos, três a mais do que Bahia e Juventude e seis acima do Grêmio, que obviamente já não pode mais alcançar o time mato-grossense.
Só que se o Cuiabá perder na Vila Belmiro, precisará contar que não ocorram vitórias de Bahia (contra o Fortaleza no Castelão) e Juventude (contra o Corinthians no Alfredo Jaconi). Se os dois vencerem, o time do Centro-Oeste seria rebaixado por ter menos vitórias. Então, para não correr risco, o Cuiabá precisa somar ao menos um pontinho na Vila.
Só que o jogo é duro, fora de casa, e contra um Peixe ainda com chances matemáticas de beliscar uma vaguinha nas fases preliminares da Libertadores (Pré-Libertadores), caso América-MG, Ceará e Atlético-GO não vençam os seus confrontos. Se um desses três times ganhar, o Santos teria que contar com improvável derrota do Fluminense em pleno Maracanã diante da lanterna e já rebaixada Chapecoense.
Palmeiras x Ceará – Arena Barueri
O empate sem gols no Castelão com o América-MG complicou a busca por vaga na Pré-Libertadores, mas o Ceará ainda tem chance. Décimo colocado, para chegar ao G8 depende não só de uma vitória diante do Palmeiras Sub-20, mas de tropeços de quem está acima: Fluminense (7º), América-MG (8º) e Atlético-GO (9º).