Às 21:30 (de Brasília), pelas semifinais da Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense visita o Peñarol no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Essa partida terá transmissão exclusiva da CONMEBOL TV em pay-per-view.
Significa dizer que a partida de volta, que define o classificado para a final da Copa Sul-Americana acontece em Curitiba, na Arena da Baixada.
Vale lembrar que, nas competições continentais, organizadas pela CONMEBOL, os gols marcados fora de casa são utilizados como critério de desempate. Portanto, vai ser importante para o Furacão encarar o Peñarol sem abdicar do ataque nesta primeira partida, assim como fez o Red Bull Bragantino na última quarta-feira (22). É verdade que o Massa Bruta fez a partida em casa, mas fez questão de ditar o ritmo do início ao fim e pressionar pelos gols, que deram a vitória por 2 a 0 sobre o Libertad.
Athletico Paranaense e Peñarol fazem jogo de ida no Uruguai
No caso do Athletico Paranaense, a missão é ainda mais complicada do que a do Bragantino, pois o seu adversário, Peñarol, é considerado tecnicamente superior ao Libertad, e sua partida vai ser fora de casa.
O Peñarol, que tem em seu currículo dois títulos da Libertadores, sobrou na fase de grupos, vencendo bem as partidas de ida e volta contra o Corinthians, venceu clássico com o Nacional (atual campeão uruguaio) nas oitavas de final e ainda passou pelo Sporting Cristal com duas vitórias tranquilas nas quartas. A equipe comandada pelo uruguaio Mauricio Larriera não perde desde a derrota por 1 a 0 diante do Nacional pela partida de volta das oitavas da Copa Sul-Americana (que garantiu a classificação do Peñarol pela vitória de 2 a 1 na ida, fora de casa), tendo vencido 6 e empatado outras 3 das últimas 9 partidas que disputou. Não à toa a equipe uruguaia aparece como favorita nas casas de apostas, com odd de 2.42 para vitória do Peñarol e 3.33 para vitória do Athletico aqui na “Betmotion”. Como podemos observar, o favoritismo da equipe paraguaia é pequeno, o que também não é por acaso. Apesar de não estar fazendo uma grande campanha no Campeonato Brasileiro, o Athletico ocupa a 10ª posição e, com um jogo a menos em relação ao Corinthians (6º colocado), está há exatos três pontos do G-6. Além disso, o Athletico Paranaense está nas semifinais da Copa do Brasil. Mesmo tendo chegado em um acordo com o ex-técnico António Oliveira para sua saída, após a queda nas semifinais do Campeonato Paranaense (disputada no início deste mês em razão da pandemia), o Athletico manteve um alto nível de competitividade com Paulo Autuori, que na verdade é o diretor técnico de futebol do clube e assumiu como interino. Mas quem vai comandar o time paranaense no primeiro jogo da semifinal vai ser Bruno Lazaroni, o técnico-auxiliar, uma vez que Paulo Autuori vai cumprir suspensão. Dentro de campo, porém, o Athletico vai ter força total para fazer uma boa partida fora de casa, buscando ter um pouco mais de tranquilidade na semana que vem, pela partida de volta.
Red Bull Bragantino vence bem e fica próximo de vaga inédita final da Sul-Americana
Pode até parecer estranho, mas esta é apenas a primeira participação do Bragantino, que hoje é controlado pela Red Bull (empresa internacional de bebidas energéticas), na Copa Sul-Americana. O fato soa um tanto surpreendente em razão daquilo que o Massa Bruta está fazendo dentro de campo. A equipe comandada por Mauricio Barbieri está no G-6 do Brasileirão, com uma partida a menos e os mesmos 33 pontos do Fortaleza, que é o 4º colocado, e faz campanha sólida na competição continental. O Bragantino não teve facilidade na fase de grupos, mas ficou com a vaga nas oitavas de final em um grupo com Emelec, Talleres e Tolima. No mata-mata, o estreante em competições internacionais superou o Independiente del Valle (campeão da Sul-Americana em 2019), e venceu as partidas de ida e volta das quartas de final, contra o Rosario Central, da Argentina. Agora, em sua primeira semifinal de Copa Sul-Americana, o Bragantino teve o desafio de encarar uma equipe tradicional do Paraguai, especialista em se fechar na defesa e explorar os contra-ataques para complicar os adversários. Só que o Bragantino não deu folga, pressionou pela vitória desde os primeiros minutos mesmo se vendo exposto para os contra-ataques e contou com a qualidade individual de Artur para arrancar uma boa vitória na primeira partida da semifinal, disputada na última quarta-feira (22). Primeiro o camisa 7 do Massa Bruta fez bela jogada pela ponta direita, deixando dois adversários para trás antes de acertar belo cruzamento para Ytalo, que apareceu sozinho na segunda trave para testar pro fundo do gol. No segundo tempo, em outra jogada individual, Artur teve um chute bloqueado com o braço pelo zagueiro, que causou o pênalti cobrado e convertido pelo camisa 7, que pôde comemorar ao lado da torcida no estádio Nabi Abi Chedid pela primeira vez após um ano e meio, a vitória do Bragantino por 2 a 0 sobre o Libertad. Nos acréscimos da etapa final, Luan Cândido voltou a balançar as redes para o Massa Bruta, mas o gol foi anulado por suposta interferência do árbitro no lance. “Acho que fizemos um grande jogo” foram as palavras do técnico Mauricio Barbieri, que complementou: “é importante não termos levado gol em casa”. Conforme ressaltou o técnico do Red Bull Bragantino, se o clube do interior paulista fizer um gol no Paraguai na partida da volta, o Libertad precisaria fazer 4 para avançar à final. E, levando em consideração a partida de ida, os paraguaios dificilmente conseguirão pelo menos devolver o 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Antes disso, o Bragantino joga com o Fluminense pelo Brasileirão, e depois encara uma sequência de jogos difíceis: define a vaga na final da Sul-Americana e enfrenta Corinthians, Flamengo e Palmeiras, nesta sequência, pelo Brasileirão.