Provável estreia de Cristiano Ronaldo é destaque em partida do Manchester United contra o Newcastle
Depois de mais uma temporada um tanto frustrante em razão da ausência de títulos, com dois vices (na Liga Europa e na Premier League), o Manchester United sonha em voltar a levantar um troféu, algo que não consegue desde a temporada 2016/17, quando venceu a Liga Europa e outras duas competições nacionais (a Copa da Liga Inglesa e a Supercopa da Inglaterra). Para tanto, os Red Devils trataram de manter em seu elenco os principais jogadores da última temporada, agregando ao elenco nomes importantes no cenário europeu. Chegaram ao elenco de Ole Gunnar Solskjaer o zagueiro Raphael Varane, o jovem ponta inglês, Jadon Sancho, e o craque Cristiano Ronaldo, que acumula cinco bolas de ouro (prêmio de melhor jogador do mundo). O experiente atacante português já assumiu a camisa número 7, a qual começou a usar exatamente na primeira vez em que se transferiu para o Manchester United, em 2003, aos 18 anos de idade. Na época, Sir Alex Ferguson, o icônico treinador dos Red Devils, acreditou que o então jovem atacante português poderia honrar a camisa que já tinha sido usada por nomes como Eric Cantona, George Best e David Beckham, mas o que ninguém imaginava era que Cristiano Ronaldo levaria o número 7 para muito mais além. Agora, aos 36 anos e “de volta ao lar”, o craque português pode voltar a conquistar títulos importantes e, quem sabe, voltar a ser eleito o melhor jogador do mundo. O primeiro passo a ser dado vai ser neste sábado (11), às 11 horas da manhã (no horário de Brasília), no estádio de Old Trafford, onde o Manchester United recebe o Newcastle por partida válida pela 4ª rodada da Premier League 2021/22, com transmissão exclusiva para os assinantes do Star+ (aplicativo de streaming vinculado à ESPN). Com 2 vitórias e 1 empate nas 3 rodadas disputadas até aqui, a expectativa é de que os Red Devils não tenham problemas para somar mais três pontos, principalmente porque jogam em casa contra uma equipe que ainda não venceu no campeonato. Quanto a Cristiano Ronaldo, a expectativa é de que esteja entre os titulares e já ajude na vitória, mas, ainda que Solskjaer surpreenda e deixe para utilizá-lo no segundo tempo, o craque deve ajudar o Manchester a conquistar mais uma vitória na Premier League e, assim, seguir na busca pela liderança.
Único com 100% de aproveitamento, Tottenham busca manutenção da liderança
A 4ª rodada da Premier League vai começar às 08:30 (no horário de Brasília) deste sábado (11), com o líder, Tottenham, indo visitar o Crystal Palace no estádio Selhurst Park, em partida que vai ser transmitida pela ESPN Brasil na TV fechada. Os Spurs tiveram alguns problemas nos últimos anos, após a saída do argentino Mauricio Pochettino, que foi responsável pela elevação do clube londrino nos últimos anos, mas parece estar no caminho certo na atual temporada, sob o comando do português Nuno Espírito Santo, que foi um dos principais responsáveis pela figuração do Wolverhampton de volta a parte mais alta da tabela de classificação da Premier League. Agora sob o comando do Tottenham, o gajo está mostrando que pode ir ainda mais longe. Mesmo tendo sofrido com as especulações sobre uma possível saída de seu principal jogador, o camisa 10 e artilheiro Harry Kane, Nuno Espírito Santo conseguiu terminar a 3ª rodada da liga que é considerada a mais competitiva do mundo com 100% de aproveitamento (ou seja, 3 vitórias). Em meio a isso, o Tottenham também conseguiu passar pelo Paços Ferreira no play-off da Europa Conference League e, assim, garantiu um lugar na fase de grupos da mais nova competição de clubes da UEFA. Agora, com Harry Kane de volta e, conforme suas próprias palavras em publicação nas redes sociais, “100% focado no Spurs”, Nuno Espírito Santo parece ter o que precisa para, pelo menos por mais essa rodada, manter o 100% de aproveitamento e a liderança da Premier League, pois o sul-coreano Son Heung-Min segue atuando no mais alto nível e Dele Alli aparenta estar querendo voltar a ser importante para o clube dentro das quatro linhas.
Leicester City e Manchester City fazem clássico pela tentativa de se manter na caça aos líderes
Cerca de uma década atrás, estas equipes tinham pouca tradição no futebol inglês e jamais estariam entre as mais cotadas para levantar o troféu nacional e, no caso do Leicester, a expectativa era de que lutasse contra o rebaixamento. Acontece que muita coisa acontece em 10 anos. Neste período, o Manchester City venceu 5 das 10 edições de Premier League, e o Leicester City conseguiu levantar o principal troféu da Inglaterra pela primeira vez em sua história. Como é comum acontecer com estes times, grande parte do elenco foi agarrado pelos gigantes da Inglaterra, mas uma administração concentrada e eficaz conseguiu manter o Leicester City como uma das principais forças nacionais. Nos últimos dois anos, ambos sob o comando do norte-irlandês Brendan Rodgers, o Leicester ameaçou uma vaga para a Liga dos Campeões, mas perdeu o fôlego nas rodadas finais e acabou ficando, nas duas vezes, com a 5ª posição da tabela (que dá vaga direta para a fase de grupos da Liga Europa). Agora, na terceira temporada consecutiva de Brendan Rodgers, o Leicester segue tendo motivos para comemorar, pois venceu a FA Community Shield, espécie de Supercopa da Inglaterra, enfrentando o próprio Manchester City, e venceu mais duas das três rodadas disputadas pela Premier League. No entanto, a goleada sofrida diante do West Ham, na penúltima partida, ainda causa preocupação. O Leicester conseguiu mostrar sua grandeza, mais uma vez, para superar o baque e vencer o Norwich City fora de casa na última rodada, mas as coisas serão ainda mais difíceis nesta 4ª rodada, ainda que jogue em casa. Isso porque o adversário, o Manchester City de Pep Guardiola, vem de duas goleadas consecutivas, sobre Norwich e Arsenal (ambas por 5 a 0), e precisa voltar a somar 3 pontos para não permitir que seus principais concorrentes (Tottenham, Manchester United, Liverpool e Chelsea) abram uma larga vantagem já nestas primeiras rodadas. Portanto, ainda que o Leicester City já tenha mostrado que sabe o que precisa fazer para vencer os Citizens, a equipe de Pep Guardiola é ampla favorita para somar os 3 pontos. O confronto vai ser transmitido pela ESPN Brasil na TV fechada às 11 horas da manhã (no horário de Brasília) deste sábado (11). A emissora afiliada da Disney também vai transmitir o confronto entre Chelsea e Aston Villa às 13:30 (de Brasília), do sábado, e a partida que envolve Leeds United e Liverpool, que acontece às 12:30 (de Brasília) do domingo (12).