Vitória sobre o Bahia garante boa vantagem em relação a zona de rebaixamento.
A 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a penúltima do primeiro turno da competição, começou no fim de semana e se encerrou na última segunda-feira (30), com duas partidas. A primeira foi exatamente no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã, onde o Fluminense recebeu o Bahia para um confronto direto na luta contra a zona de rebaixamento. Ambos chegaram para o duelo somando os mesmos 18 pontos do América Mineiro, que é o primeiro time dentro do Z-4, ocupando a 17ª colocação da tabela. A grande diferença, porém, é que o Fluminense optou por manter o técnico Roger Machado no comando, mesmo não passando por um grande momento, o que não aconteceu com o Bahia. A partida decisiva da 18ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, marcou a estreia do argentino Diego Above no comando do Tricolor Baiano. Os jogadores estavam visivelmente motivados a mostrar serviço para o novo comandante, mas o páreo era duro diante do Fluminense, ainda mais no Maracanã. O Bahia até tentou pressionar, mas o Tricolor das Laranjeiras foi mais incisivo e contou com a capacidade individual de Lucca para abrir o placar ainda no primeiro tempo em cobrança de falta de longa distância. No segundo tempo, a equipe de Diego Above pressionou e muito pelo empate, principalmente depois que Fred teve um gol anulado por impedimento, mas o zagueiro Luiz Otávio cabeceou na trave na melhor chance do Bahia de balançar as redes. Os comandados de Roger Machado conseguiram aguentar a pressão e confirmaram a vitória no apagar das luzes (aos 52’ da etapa final), com a força e a vontade do paraguaio Raúl Bobadilla em disputa de bola na área. Placar final: Fluminense 2 x 0 Bahia. Com o resultado, o Tricolor das Laranjeiras saltou para a 13ª posição e abriu 3 pontos de vantagem para o América Mineiro, que é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento e que soma os mesmos 18 pontos do Tricolor Baiano, que segue estacionado na 16ª posição.
Fluminense faz partida atrasada contra o Juventude e pode voltar para a luta por lugar na próxima Libertadores
Na próxima quinta-feira (02/09) a bola volta a rolar pelo Brasileirão, com outro confronto direto do Fluminense no Maracanã. O Tricolor das Laranjeiras recebe o Juventude às 19 horas (de Brasília), em partida válida pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que vai contar com a transmissão do SporTV para a TV fechada. A partida marca mais um confronto direto da equipe comandada por Roger Machado, desta vez na busca por um lugar na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana: quem vencer salta, imediatamente, para a 8ª posição da tabela. Desta vez, porém, como não poderia deixar de ser, a missão do Fluminense é ainda mais complicada. Apesar de o Bahia ser considerado, teoricamente, mais forte do que o Juventude, a equipe alviverde de Caxias do Sul chega motivada por uma invencibilidade que dura 3 rodadas. Não à toa os comandados de Marquinhos Santos praticamente não apareceram na zona de rebaixamento neste Brasileirão. Apesar de ter subido no ano passado para a elite do futebol brasileiro, o Juventude já conseguiu feitos como vencer o Flamengo e, mais recentemente, se manter invicto por 3 jogos tendo enfrentado o Red Bull Bragantino (4º colocado), o Fortaleza (3º colocado) e o São Paulo (12º). Resta evidente, dessa forma, a dificuldade que o Fluminense vai ter para conseguir somar os 3 pontos e ter a chance de alcançar a 8ª posição da tabela (a qual, dependendo de uma combinação de resultados em competições continentais e nacionais, pode até dar vaga na próxima Libertadores ao fim do Brasileirão). Para tanto, porém, o técnico Roger Machado vai contar com os retornos de Abel Hernández e Luiz Henrique, que cumpriram suspensão diante do Bahia, e de Egídio, que foi poupado. A expectativa, portanto, é de jogo estudado, sem tantas chances de gol e com favoritismo da equipe carioca, que joga em casa.
Fortaleza volta a empatar e perde chance de colar na vice-liderança
Também na última segunda-feira (30), o Tricolor do Pici recebeu o Cuiabá na Arena Castelão, em partida que encerrou a 18ª rodada do Brasileirão, podendo colar no Palmeiras, na vice-liderança da tabela de classificação. Do outro lado, porém, o Tricolor Mato-Grossense queria somar pelo menos 1 ponto para seguir abrindo vantagem em relação a zona de rebaixamento. Para tanto, o Cuiabá se fechou no campo de defesa desde os primeiros minutos, até porque jogava fora de casa, e ainda levou muito perigo em suas descidas ao ataque, fosse com contra-ataques em velocidade ou com bolas aéreas. A partida acabou ficando muito truncada no segundo tempo e, no fim, nenhum dos lados foi capaz de tirar o zero do placar. Com o resultado, o Cuiabá abriu para 3 pontos a vantagem em relação ao primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Fortaleza, por sua vez, perdeu a chance de alcançar os mesmos 35 pontos do atual vice-líder, Palmeiras, com o empate sem gols, mas se manteve na 3ª posição da tabela, agora com apenas 1 ponto de vantagem para o Red Bull Bragantino (4º colocado), e aumentou para 6 o número de partidas sem derrota. No próximo fim de semana, pela 19ª rodada, a última do primeiro turno, o Fortaleza enfrenta o Bahia fora de casa (às 21 horas do próximo sábado, 4), no mesmo dia e hora em que o Cuiabá recebe o Santos na Arena Pantanal.