Encerrando um jejum de 16 anos, o São Paulo faturou o Paulistão em 2021. Neste domingo (23), no Morumbi, o Tricolor venceu o Palmeiras por 2 a 0.
Os gols de Luan e Luciano também fizeram o são-paulino soltar o grito de “campeão” no estadual, o que não acontecia desde 3 de abril de 2005.
Consideradas todas as competições, a espera durou oito anos e cinco meses. A última taça erguida foi a da Sul-Americana, em dezembro de 2012.
Hernán Crespo corou um trabalho que, de certa forma, foi a sequência da trajetória promissora, sob o comando do antecessor Fernando Diniz.
O elenco que levou o São Paulo a brigar pelo título do Brasileirão 2020 era praticamente o mesmo, o que por si só já valoriza o feito do argentino. Afinal, ele promoveu mudanças importantes, sobretudo de sistema, adotando uma linha defensiva com três zagueiros. Daniel Alves, por exemplo, deixou o meio-campo para passar a atuar de ala direito.
🎵 CANTA COMIGO 🎶#1NovoTempo#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/deSI4TI9Tr
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 23, 2021
Outros campeões neste fim de semana
Grêmio é tetra do Gauchão
Ganhar o Gauchão é bom. E se for pela quarta vez seguida, e bem em cima do maior rival? Melhor ainda. Pois bem, após vencer por 2 a 1, em pleno Beira-Rio, o Grêmio sagrou-se tetracampeão estadual em sua Arena, ao empatar o Gre-Nal deste domingo por 1 a 1.
Ferreira abriu o placar para o Tricolor e depois Rodrigo Dourado igualou o placar do clássico, que teve final feliz para os gremistas.
É CAMPEÃO! É TETRA! A TAÇA FICA ONDE ELA ESTÁ HÁ 4 ANOS! 🇪🇪 #Tetr4 pic.twitter.com/AeASAZpIXm
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 23, 2021
Após 53 anos, Náutico volta a ganhar um Pernambucano em cima do Sport
O Náutico não era campeão pernambucano em uma decisão contra o Sport desde 1968. Bom, isso agora acabou, já que neste domingo, nos Aflitos, o Timbu faturou o título estadual em cima do rival.
Mas, ressalte-se, foi com emoção. O time da casa saiu na frente com Kieza. O Leão foi buscar o empate, só que nos pênaltis deu Náutico, por 5 a 3. Pronto, fim do tabu!
Ainda neste domingo, teve Clássico-Rei, com o Fortaleza, de outro treinador argentino, Juan Pablo Vojvoda, garantindo o título cearense após 0 a 0 na final com o Ceará. E, para completar, teve conquista inédita do Baiano, com o Atlético de Alagoinhas batendo o Bahia de Feira, por 3 a 2, na decisão.
ME PERDOEM A TREMEDEIRA pic.twitter.com/J1028SFzjW
— Náutico (@nauticope) May 23, 2021
Atlético-MG e Flamengo conquistaram estaduais no sábado
Melhor campanha do Mineiro, o Atlético tinha direito a jogar por novo empate com o América para ser campeão, e foi exatamente isso que aconteceu no sábado, com Galo e Coelho ficando de novo no 0 a 0, agora no Mineirão. No Fla-Flu do Maracanã, por sua vez, deu Flamengo, que venceu o Fluminense por 3 a 1.
ÉÉÉÉÉÉÉ CAMPEEEEEÃAAAAAOOOOO!!!!!!
🐔🔺 #aHEGEMONIAcontinua #oMaiorCAMpeãoMineiro pic.twitter.com/TqalMPLDxb
— Atlético (@Atletico) May 22, 2021
Leia também:
Noite de derrotas de Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Santos
Libertadores: saiba o que o Fluminense precisa para ir às oitavas