O que o Fluminense precisa fazer na última rodada para avançar na Libertadores? Para não depender dos outros, tem que vencer o River Plate na Argentina. Porém, é possível se classificar com um empate e até perdendo.
Se tivesse ao menos empatado o jogo de terça-feira, contra o Junior Barranquilla, no Maracanã, o Tricolor já estaria garantido nas oitavas, mas o Flu acabou perdendo por 2 a 1 e, assim, não só manteve a equipe colombiana viva na disputa, como ainda se complicou.
Para piorar, o River Plate, super desfalcado e com Enzo Pérez de goleiro, conquistou histórica vitória, pelas circunstâncias, sobre o Independiente Santa Fe, por 2 a 1, no Monumental de Núñez, assumindo a liderança da chave D, com 9 pontos.
POR ESTE AMOR ⚪️❤️⚪️ pic.twitter.com/pTEShKRtFP
— River Plate (@RiverPlate) May 20, 2021
O Flu caiu para segundo, com 8, dois a mais do que o Junior. O lanterna Santa Fe já está eliminado, com dois.
Confira, a seguir, as possibilidades e veja o que o Fluminense precisa nos diferentes cenários:
Vitória do Fluminense no Monumental de Núñez:
Se vencer o River Plate em Buenos Aires, no Monumental de Núñez, o Fluminense não só assegura a classificação, mas também a primeira colocação do grupo D. Nesse cenário, o Tricolor iria a 11 pontos, deixando com 9 o River e possivelmente o Junior Barranquilla, caso ganhe o clássico colombiano contra o Santa Fe, que já está eliminado.
Empate:
Em uma situação normal, empatar com o River na Argentina seria um resultado bem aceitável. Só que esse pontinho pode ou não servir para a classificação tricolor.
O Fluminense iria a 9 pontos, o River a 10 (campeão do grupo), só que o Junior, caso ganhe do Santa Fe, também iria a 9, como o Tricolor. Ou seja, a definição da segunda vaga seria pelos critérios de desempate.
No primeiro critério, que é saldo de gols, o Flu ficaria com 1 se empatar com o River, enquanto o Barranquilla, caso ganhe, por exemplo, por 1 a 0, se igualaria à equipe carioca no saldo.
Nessa hipótese, iríamos ao segundo critério, que é o de gols marcados e aí tudo dependeria de como for o empate tricolor na Argentina. Sendo por 1 a 1, o Flu ficaria com um gol pró a mais: 8 a 7.
O terceiro critério de desempate é o de gols marcados fora de casa. Ambos têm 3 e, curiosamente, tanto Fluminense quanto Junior Barranquilla jogarão como visitantes a derradeira rodada. Logo, com chance de melhorarem nesse quesito, o que pode ser decisivo.
Derrota no Tricolor para o River:
Em caso de derrota para o River, o Fluminense permaneceria com 8 pontos e necessariamente precisaria torcer para o Junior Barranquilla não vencer o clássico colombiano contra o Santa Fe. Que não vá além de um empate, por exemplo, situação que faria o Junior terminar a última rodada com 7. Portanto, atrás do Flu, que avançaria em segundo.
Leia também:
Flamengo sai na frente, mas Flu busca empate e quase vira
Noite de derrotas de Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Santos