Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 33ª rodada da Premier League

Prévia da 33ª rodada da Premier League  

Arsenal e Everton batalham para se aproximar da zona de classificação para as competições europeias.

Emirates Stadium (Imagem: reprodução Arsenal)

Nesta sexta-feira (23), às 16 horas (de Brasília), o Arsenal recebe o Everton no Emirates Stadium, com transmissão do DAZN (aplicativo de streaming). Apenas na 9ª posição da tabela neste momento, os Gunners somam os mesmos 46 pontos do Leeds United (10º colocado) e estão nove pontos distantes do West Ham, que ocupa a 5ª posição da tabela (a último a da vaga em competições europeias). Neste momento, porém, levando em consideração que Leicester (3º colocado) e Chelsea (4º colocado) disputam o título da Copa da Inglaterra e estão (temporariamente) garantindo vaga na Liga dos Campeões, o 6º colocado da Premier League (Tottenham neste momento) está herdando uma vaga na Liga Europa. Se, por exemplo, Manchester City (líder) vencer a Copa da Liga Inglesa, o 7º colocado da Premier League (Liverpool neste momento) também pode ficar com uma vaga na Liga Europa. Neste caso, com uma vitória sobre o Everton nesta 33ª rodada, o Arsenal estaria diminuindo para apenas seis pontos a distância da zona de classificação para competições europeias. É verdade que a equipe comandada por Mikel Arteta ainda pode garantir um lugar na Liga dos Campeões, caso vença a atual edição da Liga Europa (na qual está nas semifinais), mas a campanha na Premier League é sempre muito importante para os torcedores e o título continental é incerto. Portanto, espera-se um Arsenal em alto nível nesta sexta-feira, dominando a posse de bola e pressionando pela vitória. O problema é que, do outro lado, o Everton também precisa do resultado para se aproximar da zona de classificação para as competições europeias, e se encontra em situação mais favorável neste momento. Na 8ª posição da tabela, a equipe comandada por Carlo Ancelotti está apenas 4 pontos atrás do 7º colocado (Liverpool) e, como tem uma partida a menos, ainda possui boas chances de beliscar um lugar na próxima Liga Europa. No entanto, o Everton passa por um péssimo momento: não vence há seis partidas e está em queda na Premier League.

West Ham e Chelsea fazem confronto que vale a afirmação no G-4

Somando os mesmos 55 pontos neste momento, West Ham e Chelsea vem lutando ponto a ponto por um lugar entre os quatro melhores da Premier League, que garante vaga na competição mais cobiçada da Europa: a Liga dos Campeões. Neste momento, com vantagem no saldo de gols, os Blues ocupam a 4ª posição da tabela e esperam conquistar os três pontos para se garantirem mais uma rodada na zona de classificação para a Liga dos Campeões e, consequentemente, seguirem na cola do Leicester City (3º colocado). O Chelsea chega embalado pelas recentes classificações às semifinais da Liga dos Campeões e para a grande final da Copa da Inglaterra, mas vive o seu pior momento na Premier League desde a chegada de Thomas Tuchel. O técnico alemão assumiu o Chelsea em um momento delicado da temporada, mas não demorou para arrumar a casinha: permaneceu invicto durante as primeiras 14 partidas, acabando derrotado para o West Bromwich na 15ª, principalmente por anteceder a partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. A única outra derrota sofrida pelo Chelsea desde a chegada de Thomas Tuchel foi exatamente na partida de volta das quartas de final da competição europeia, mas a vitória de 1 a 0 do Porto não foi o suficiente para reverter os 2 a 0 sofrido na primeira partida. Logo na sequência veio a
classificação à final da FA Cup, com a vitória por 1 a 0 sobre o Manchester City, mas um empate com o Brighton na última rodada da Premier League desceu seco pela garganta dos torcedores, que esperavam já estar lutando pela 3ª posição, mas viram o Chelsea vencer apenas uma vez nas últimas quatro rodadas. Por conta disso, os Blues precisam da vitória no confronto direto com o West Ham para assegurar a 4ª posição da tabela. No entanto, além de ter pela frente um adversário complicado, que recentemente venceu o Leicester City (3º), o Chelsea ainda se preocupa com a primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões que acontece já na próxima terça-feira (27). Dessa forma, um empate é um resultado bastante provável para a partida entre West Ham e Chelsea que acontece neste sábado (24), às 13:30 (horário de Brasília), com transmissão do Fox Sports 1 em TV fechada.

Leicester encerra 32ª rodada com vitória e mantém perseguição aos Manchesters. Semelhante à atual (33ª), a última (32ª) rodada da Premier League se estendeu por vários dias e, inclusive, ainda não acabou, tendo em vista o adiamento da partida entre Southampton e Crystal Palace (em razão da disputa da semifinal da Copa da Inglaterra (FA Cup). Na quarta-feira (21), o Manchester City seguiu isolado na liderança da tabela ao vencer o Aston Villa fora de casa, de virada, e manteve os oito pontos de vantagem para o 2º colocado, o Manchester United (que também venceu na rodada). Na última quinta-feira (22), o Leicester City encerrou a 32ª rodada com vitória maiúscula (por 3 a 0) sobre o West Bromwich e seguem firmes na busca por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Jamie Vardy (sempre ele), Jonny Evans e elechi Iheanacho, todos no primeiro tempo, decretaram a vitória do Leicester. A equipe comandada por Brendan Rodgers bateu na trave na última temporada, terminando na 5ª posição depois de passar grande parte do campeonato no G-4, e espera um resultado diferente na atual edição da Premier League. Com a vitória da última rodada, o Leicester City abriu quatro pontos de vantagem para os seus principais concorrentes no momento (Chelsea e West Ham). No entanto, uma sequência de confrontos diretos nas últimas rodadas ainda pode colocar tudo a perder. Portanto, o técnico norte-irlandês sabe que precisa somar o máximo de pontos na próxima rodada, jogando em casa contra o Crystal Palace (13º), da mesma forma que nas partidas contra Southampton (14º) e Newcastle (15º). Depois vem Manchester United e Chelsea fora e, finalmente, Tottenham em casa.

Deixe um comentário