Às 21h deste domingo (28), Grêmio e Palmeiras se enfrentam pela primeira partida da final da Copa do Brasil, que tem um terceiro interessado: o Fluminense.
Quinto colocado na classificação final do Campeonato Brasileiro 2020, o Tricolor carioca assegurou, a exemplo do Santos (8º), uma vaga na chamada Pré-Libertadores 2021, as fases preliminares do torneio, em formato de mata-mata. Serão dois para os times brasileiros.
Só que o Flu ainda pode ir direto à fase de grupos, caso o Palmeiras seja o campeão da Copa do Brasil. Isso acontece porque o Verdão já possui vaga direta à Libertadores, pelo fato de ser o atual campeão. Venceu a edição de 2020, ao bater o Santos, na final do Maracanã.
Por isso, a vaga direta da Copa do Brasil será herdada pelo quinto do Brasileirão. Ou seja, a torcida do Fluminense será “Palmeiras desde criancinha” na decisão dos dois próximos domingos. A volta será no dia 7 de março, no Allianz Parque, em São Paulo.
Em caso de título gremista, aí é ele quem irá à fase de grupos da Libertadores, que só deverá começar na segunda quinzena de abril.
Independentemente de ser Flu ou Grêmio, além de ter de se submeter a dois mata-matas, outro inconveniente de disputar a Pré-Libertadores é ter de entrar em campo já em 9 de março, apenas dois dias após a final da Copa do Brasil, contra o Ayacucho, do Peru. Menos ruim que o primeiro jogo será no Brasil. Porém, depois terá que encarar os 3,4 mil metros de altitude de Cusco, cidade onde será a volta.
Tudo sobre a final da Copa do Brasil 2020
O jogo: Grêmio x Palmeiras.
Quando: domingo (28), às 21h (de Brasília). Inicialmente marcado para as 16h, o jogo foi para a noite a pedido do governo do Rio Grande de Sul, para evitar aglomerações.
Onde: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Transmissão na TV: Rede Globo, SporTV e Premiere.
Provável escalação do Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.
Provável Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Danilo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.
Arbitragem de campo: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA).
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
* Texto atualizado às 19h09.
Leia também:
Já está rolando a Pré-Libertadores 2021
VAR e equilíbrio marcam Brasileirão 2020 em meio à pandemia