Náutico faz jogo duro, mas Cuiabá arranca vitória em casa.
Nesta terça-feira, 7 partidas movimentaram a 12ª rodada da Série B, e teve líder em campo. O Cuiabá recebeu o Náutico na Arena Pantanal, em Mato Grosso, e conquistou uma vitória que veio com muito custo.
https://www.instagram.com/p/CFvxJeqngQD/
Com uma postura bem diferente daquela que tem sido comum, a equipe comandada por Gilson Kleina entrou em campo bem retraído, com as linhas de marcação fechadas em seu campo de defesa para bloquear as investidas do adversário. No entanto, sem velocidade para ameaçar o Cuiabá com contra-ataques, a estratégia do Náutico acabou não sendo tão eficaz. Durante o primeiro tempo, a equipe pernambucana até conseguiu segurar a pressão, mas o Cuiabá teve duas grandes chances nos minutos finais. Na melhor delas, Lucas Ramon escapou nas costas de William Simões, levou pro fundo e fez cruzamento rasteiro para Jenison empurrar pra rede, mas, com um leve toque na bola, Jefferson conseguiu tirar do atacante e evitar o gol. Só que o Cuiabá voltou do intervalo determinado a abrir o placar e conseguiu: logo aos 5 minutos da etapa final, Felipe Ferreira cobrou escanteio no meio da área e Jenison subiu mais que todo mundo para testar pro fundo da rede. Foi só depois de sofrer o gol que o Náutico passou a ser mais efetivo no campo de ataque, mas, com a exposição, surgiram ainda mais espaços para o Cuiabá, que ficou mais próximo de aumentar o marcador do que de sofrer o empate. No entanto, a rede não voltou a balançar e a partida terminou em vitória simples da equipe pantaneira, muito bem comandada por Marcelo Chamusca, que já estava à frente da equipe no título da Copa Verde do ano passado. Com o resultado, o Cuiabá chegou a 25 pontos em 12 rodadas (7 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota) e abriu boa vantagem em relação ao vice-líder. A equipe mato-grossense volta a campo no próximo sábado (03/10), às 22 horas, para enfrentar o Cruzeiro (atual 18º colocado) em casa.
Chapecoense arranca empate com o Paraná e se mantém no G4.
Em Curitiba, o Paraná Clube recebeu a Chapecoense na Vila Capanema com chances de alcançar a liderança da competição, mas nada funcionou da forma que a equipe tricolor esperava. Primeiramente, para ter chances de subir ao topo da tabela, o Cuiabá teria de ao menos empatar com o Náutico, o que não aconteceu. Além disso, o Paraná precisava vencer a Chapecoense em casa, o que também não aconteceu. Na verdade, ao menos nos primeiros minutos da partida, foi a equipe catarinense quem criou as melhores oportunidades de balançar a rede. O Paraná demorou para se encontrar na partida, acertar na saída de bola e, assim, conseguir levar perigo à meta adversária, o que só foi poucos minutos antes do intervalo de jogo. No entanto, a rede só foi balançar na reta final do segundo tempo. O duelo foi bem mais movimentado na etapa complementar, pois o tricolor paranaense partiu para o ataque em busca da vitória e a Chape aproveitou para abusar dos contra-ataques, e ambas as equipes tiveram boas chances. Até que aos 33 minutos, quando o Paraná rondava a área do adversário, Gabriel Pires recebeu com espaço na ponta direita, levou para a perna esquerda e, na batida, contou com desvio na defesa para abrir o placar. Só que aos 39’, quando o time da casa já fechava suas linhas de marcação para segurar o resultado, um cruzamento de bem longe de Bruno Silva, que parecia despretensioso, passou por todo mundo na defesa do Paraná e, surpreendendo o goleiro, foi parar no fundo da rede. Placar final: Paraná Clube 1 x 1 Chapecoense. Com o resultado, o tricolor segue na vice-liderança da Série B, com 22 pontos (3 atrás do Cuiabá), e o alviverde catarinense conseguiu se manter entre os 4 primeiros colocados, com 19 pontos, mesmo só tendo disputado 10 partidas (2 a menos que as demais equipes).
Outros jogos desta terça-feira:
Em mais uma partida envolvendo equipes do sul do país, o Juventude recebeu o Operário Ferroviário no Rio Grande do Sul, no Estádio Alfredo Janconi. Mesmo jogando fora de casa, a equipe do Operário poderia alcançar o G4 com uma vitória e foi pra cima do Juventude, mas não teve jeito de passar pelo goleiro Marcelo Carné. Logo depois de ter segurado uma pancada de Roger de dentro da grande área, o goleiro do Juventude defendeu cobrança de pênalti do camisa 9 ainda no primeiro tempo e fez cair o ritmo da equipe visitante. Aos poucos a equipe gaúcha foi crescendo na partida, até que, já na etapa complementar, Dalberto recebeu cruzamento de Wagner, ganhou do zagueiro e testou no canto, sem chances de defesa para Thiago Braga (que já havia feito pelo menos 2 intervenções decisivas). O time paranaense ainda buscou responder na reta final, mas o Juventude conseguiu segurar a vitória e chegou aos 19 pontos na Série B, indo parar na 5ª posição da tabela. Estacionado nos 17 pontos, o Operário Ferroviário é apenas o 8º colocado.
2 partidas encerram a 12ª rodada da Série B.
Nesta quarta-feira (30), ainda acontecem mais duas partidas válidas pela 12ª rodada da Série B. Às 16h30, no Estádio do Batistão, em Aracaju, o Confiança recebe o Brasil de Pelotas precisando de um resultado negativo para seguir se distanciando da zona de rebaixamento, enquanto o time visitante busca uma vitória para colar na parte de cima da tabela. Às 19h15, encerrando a rodada, o Cruzeiro (18º colocado) enfrenta a Ponte Preta (3ª colocada) no Mineirão dependendo de uma vitória para que termine a rodada fora da zona de rebaixamento. No entanto, do outro lado, a Macaca não pensa em nada além da vitória para, deixando o Paraná Clube para trás, chegar aos 24 pontos e ficar apenas 1 atrás do líder Cuiabá.