Em grande fase, Grêmio de Renato Gaúcho busca chegar à quarta semifinal seguida
Nesta quarta-feira (09), às 19h15, o Grêmio recebe o Santos em sua Arena, no Rio Grande do Sul, pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América, com transmissão exclusiva do FOX Sports em TV fechada. O duelo entre Grêmio e Santos pode ser considerado um dos maiores clássicos brasileiros, pois, para início de conversa, envolve dois dos três clubes brasileiros que mais vezes venceram a Libertadores (ambos com 3 conquistas, assim como o São Paulo). As equipes também já se enfrentaram pelo mata-mata da Libertadores, nas semifinais de 2007, quando o Grêmio avançou pelo critério do gol marcado fora de casa, com 3 a 3 no placar agregado. Em um histórico mais recente, o Grêmio larga na frente do Santos: conquistou o último título em 2017 e chegou às semifinais nos anos subsequentes (2018 e 2019), tentando alcançar o feito pelo quarto ano consecutivo. Sob o comando de Renato Portaluppi desde 2016, o Grêmio vem apresentando um futebol muito sólido nos campeonatos em geral, mas que cresce muito nos momentos decisivos da Libertadores, que é a competição mais cobiçada pelos sul-americanos. Neste ano, mesmo com a perda de jogadores fundamentais no elenco, como Luan e Everton “Cebolinha”, o treinador conseguiu alcançar um feito inédito no comando do Grêmio: não perde há 16 partidas, tendo vencido 13 (8 delas de forma consecutiva). Vale lembrar que, na fase de grupos da atual Libertadores, o Grêmio liderou um grupo com América de Cali, Universidad Catolica e o Internacional, seu principal rival. Nas oitavas de final, o Grêmio venceu o Guaraní (do Paraguai) nas duas partidas (em casa e fora). O Grêmio chega embalado por uma invencibilidade de 16 partidas, vindo de uma goleada por 4 a 0 sobre o Vasco da Gama, pelo Campeonato Brasileiro, e conta com o experiente e artilheiro Diego Souza para superar o Santos na decisão desta quarta-feira. Em 40 partidas pelo tricolor gaúcho neste ano, o atacante de 35 anos é artilheiro isolado da equipe, com 20 gols marcados (estando há apenas 1 de alcançar sua maior marca da carreira, em 2017, quando marcou 21 vezes pelo Sport). O Grêmio também conta com o retorno de Kannemann para fazer dupla de zaga com Pedro Geromel, mas o meia Jean Pyerre é tido como dúvida depois de sair com dores na partida da última quinta-feira, contra o Guaraní.
Santos aposta em capacidade ofensiva para surpreender o Grêmio fora de casa
Diferentemente do atual adversário, o Santos vem variando de técnico constantemente nos últimos anos, até mais de uma vez por temporada, e não chega até a semifinal da Libertadores desde 2012, ano subsequente ao do último título (em 2011), quando acabou sendo eliminado pelo Corinthians, que se sagrou campeão vencendo o Boca Juniors na final. Desde então, a melhor campanha do Santos na Libertadores foi exatamente no ano do último título do Grêmio (2017), quando a equipe então comandada por Levir Culpi caiu para o Barcelona de Guayaquil nas quartas de final. Vale lembrar, porém, que em 2018, o Santos caiu nas oitavas de final por conta de uma escalação irregular do uruguaio Carlos Sánchez na partida de ida, contra o Independiente, que acabou gerando uma punição ao alvinegro praiano: apesar do empate em 0 a 0 dentro de campo, foi dado 3 a 0 ao Independiente. Naquela oportunidade, o Peixe era comandado pelo mesmo técnico Cuca, que agora, ao invés de contar com Bruno Henrique e Gabriel Barbosa como destaques, aposta em Marinho e Soteldo para surpreender o Grêmio nesta quarta-feira. O camisa 10 venezuelano brilhou muito na temporada passada, com o técnico Jorge Sampaoli, e segue sendo fundamental para o bom funcionamento da equipe neste ano. No entanto, quem vem chamando mais a atenção na atual equipe de Cuca é Marinho, que marcou o gol que deu o empate ao Santos na última partida, contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante de 30 anos vive o auge de sua carreira no Santos, aparecendo como artilheiro da equipe com 20 gols marcados em 31 partidas disputadas neste ano, além de liderar o time dentro e fora de campo. O único problema que segue rondando o Santos vem da parte financeira, com a tentativa de negociar Lucas Veríssimo junto ao Benfica para ajustar as contas, o que acabou causando um desgaste do zagueiro, que pode acabar ficando de fora da primeira partida contra o Grêmio. Neste caso, o recém-contratado Laércio assumiria a titularidade ao lado de Luan Peres, uma vez que o substituto imediato, Luiz Felipe, vai ter de cumprir suspensão.
Internacional ainda acredita em classificação diante do Boca Juniors
Às 21h30 desta quarta-feira, o Boca Juniors recebe o Internacional pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores. O confronto foi adiado para a semana seguinte por conta da morte de Diego Maradona no dia da primeira partida. Na semana passada, no Beira-Rio, o Boca Juniors conseguiu arrancar a vitória por 1 a 0, com gol e homenagem de Carlos Tévez à Maradona (do atual camisa 10 para o eterno camisa 10). Vale lembrar que o Boca não cai nas oitavas da Libertadores de 2015, quando, em confronto polêmico, foi eliminado pelo River Plate, com a partida da volta sendo anulada por conta da violência da torcida. O Internacional até conseguiu apresentar um futebol competitivo na primeira partida, em casa, mas dificilmente vai alcançar uma classificação tendo que vencer o Boca Juniors em La Bombonera. O técnico Abel Braga vai ter elenco quase completo para a decisão, uma vez que conta com as voltas de Edenílson, D’Alessandro, Víctor Cuesta, Moisés e Abel Hernández, tendo apenas Boschilia, Saravia e Paolo Guerrero fora por lesão. Quem avançar enfrenta o Racing Club (que eliminou o Flamengo) nas quartas de final, com o jogo de ida, na casa do Racing, marcado para acontecer já na próxima quarta-feira (16).