Início » Esportes » Futebol Internacional » Opinião sobre o prêmio Fifa The Best 2020

Opinião sobre o prêmio Fifa The Best 2020  

A Fifa realizou na quinta-feira (17), a premiação dos melhores da última temporada. Mesmo com a paralisação das competições por conta da pandemia do novo coronavírus, a entidade máxima do futebol decidiu manter o The Best 2020.

Em noite marcada por homenagens a Diego Maradona e Paolo Rossi, os vencedores de melhor jogador do mundo foram Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e Lucy Bronze, do Manchester City. 

O técnico Jurgen Klopp, do Liverpool, foi eleito o melhor técnico da temporada pelo segundo ano consecutivo, se tornando o maior vencedor do prêmio, instituído em 2016. Já o brasileiro Marivaldo da Silva, torcedor do Sport, venceu o Fifa Fan Award. 

Além dos melhores jogadores e técnicos de 2019/20, a Fifa também premiou os melhores goleiros (do futebol feminino e masculino) e o gol mais bonito, o Puskás.

Pela primeira vez o evento foi realizado em cerimônia virtual. Em 2019, o Teatro alla Scala, em Milão, na Itália, foi palco da premiação que elege os melhores do mundo. 

O período levado em consideração para a avaliação de jogadores e treinadores foi do dia 8 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020.

A cerimônia

O presidente Giovanni Infantino abriu a premiação com homenagens às lendas a Diego Armando Maradona e Paolo Rossi, que morreram neste ano. Além disso, ele falou sobre a pandemia fez agradecimentos aos profissionais de saúde. 

Arsène Wenger, ex-técnico do Arsenal, anunciou os melhores técnicos do futebol masculino e feminino: Sarina Wiegman (Holanda) e Jurgen Klopp (Liverpool).

Confira os vencedores de cada categoria do The Best 2020:

Melhor Jogador

– Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. Pela primeira vez na carreira, Lewa conquistou a alcunha de melhor jogador do mundo. 

Finalistas: Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Cristiano Ronaldo (Juventus) e Lionel Messi (Barcelona).

Melhor Jogadora

– Lucy Bronze, do Manchester City. A lateral-direita que defendeu o Lyon na última temporada venceu pela primeira vez o prêmio de melhor jogadora do mundo. 

Finalistas: Lucy Bronze (Manchester City), Pernille Harder (Chelsea) e Wendie Renard (Lyon).

Melhor treinador do futebol masculino

– Jurgen Klopp, do Liverpool. Atual campeão da Premier League, o comandante dos Reds superou o atual campeão da Liga dos Campeões, Hansi Flick (Bayern de Munique), e foi eleito o melhor técnico pelo segundo ano consecutivo. 

Finalistas: Hansi Flick (Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Liverpool) e Marcelo Bielsa (Leeds United).

Melhor treinador do futebol feminino

– Sarina Wiegman, da Holanda. A comandante foi eleita a melhor treinadora da temporada 2019/20. 

Finalistas: Emma Hayes (Chelsea), Jean-Luc Vasseur (Lyon) e Sarina Wiegman (Holanda).

Melhor goleiro

– Manuel Neuer, Bayern de Munique. Atual campeão da Liga dos Campeões, o alemão foi eleito o melhor goleiro da última temporada. 

Finalistas: Manuel Neuer (Bayern de Munique), Alisson Becker (Liverpool) e Jan Oblak (Atlético de Madrid).

Melhor goleira

– Sarah Bouhaddi, do Lyon. Atual campeã da Liga dos Campeões, a francesa foi eleita a melhor goleira da última temporada. 

Finalistas: Sarah Bouhaddi (Lyon), Tiane Endler (PSG) e Alyssa Naeher (Chicago Red Stars).

Prêmio Puskás (gol mais bonito)

– Heung-min Son, do Tottenham. O sul-coreano que atua pelos Spurs superou o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo, e recebeu o prêmio de gol mais bonito, pelo gol em Tottenham x Burnley, pelo Campeonato Inglês, em 7 de dezembro de 2019. 

Finalistas: Giorgian De Arrascaeta (Flamengo), Luis Suárez (Barcelona/Atlético de Madrid) e Heung-min Son (Tottenham).

Seleções da Temporada FIFPRO

A seleção da temporada masculina é: Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Sergio Ramos, Alphonso Davies, Kimmich, De Bruyne, Thiago Alcantara, Messi, Lewandowski e Cristiano Ronaldo.

A seleção da temporada feminina é: Endler, Bronze, Renard, Bright, Cascarino, Bonansea, Verônica Boquete, Megan Rapinoe, Harder, Miedema e Tobin Heath.

Fifa Fan Award

O brasileiro Marivaldo da Silva, torcedor do Sport, venceu o Fifa Fan Award.

Prêmio Fair Play

O jogador italiano Mattia Agnese, de 18 anos, recebeu o prêmio Fifa Fair Play por ter salvado a vida do jogador adversário durante o uma partida pelo Ospedaletti, um pequeno time da Itália, no dia 25 de janeiro.

Opinião

A principal premiação do Fifa The Best não fugiu muito do óbvio.

Mas como podem ter ficado sem prêmios Hansi Flick, o técnico que ganhou tudo na temporada, e o Flamengo, que construiu um domínio na América do Sul que não víamos havia décadas?

Se Lewandowski era uma escolha, no meu ponto de vista, a mais coerente/óbvia, não tão óbvias foram as eleições de Jurgen Klopp para melhor técnico e Manuel Neuer para melhor goleiro. Klopp venceu Flick. Neuer venceu Alisson. Liverpool e Bayern foram logicamente os dois grandes times da temporada – o Liverpool, da primeira metade (2019), o Bayern, da segunda (2020), a reta final. 

Eu teria invertido as duas escolhas. Acho que Alisson foi mais sólido e mais exigido do que Neuer ao longo da temporada – tanto que, na votação entre milhares de jogadores, foi o goleiro brasileiro que apareceu no “time ideal”.

E acho que o que Flick conseguiu é algo mais difícil do que Klopp. O alemão do Liverpool já havia sido eleito o melhor treinador em 2019, deu continuidade a seu grande trabalho, tirou o Liverpool de uma fila de 30 anos sem vencer a Premier League. É gigante. Mas Flick pegou um Bayern de Munique em crise, em quinto lugar na Bundesliga, com técnico demitido no meio do caminho. 

Era um novato, que simplesmente fez o Bayern destroçar recordes e ganhar tudo, incluindo a campanha mais dominadora da Champions League. Se o Bayern ganhar o Mundial da Fifa, que será disputado no começo de março de 2021, terá repetido o sextete do Barcelona de Guardiola. Me parece inconcebível que um técnico destes não tenha sido eleito.

O terceiro colocado foi Marcelo Bielsa, técnico campeão da segunda divisão inglesa com o Leeds. Eu seria totalmente favorável a um troféu honorário a Bielsa pela influência que exerceu e exerce. Mas, pensando no trabalho da temporada, me parece surreal que apareça ali o campeão de uma Série B e não, por exemplo, Jorge Jesus, campeão brasileiro e da Copa Libertadores. O Flamengo foi dominante na América do Sul em 2019, assim como o Bayern na Europa. E tal domínio acaba ficando restrito à história do clube e a alegria de seus milhões de torcedores.

O prêmio de consolação para a América do Sul ficou para Marivaldo Francisco da Silva, o torcedor do Sport entrou na lista pela sua história de há três anos caminhar 60 km pelo acostamento de uma rodovia para ver os jogos de seu time na Ilha do Retiro. 

O futebol sul-americano fica restrito a torcedores fanáticos, que superam dificuldades inexistentes na Europa. É justo olhar para a Europa como centro do futebol. Mas que a Fifa praticamente feche os olhos para o resto do mundo competitivo é apenas lamentável.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Frazão

Deixe um comentário