RB Bragantino x Palmeiras.
Nesta quinta-feira, às 19 horas, o SporTV transmite, em TV fechada, a partida de ida das oitavas de final, entre RB Bragantino e Palmeiras, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Ambos entraram de forma direta para esta fase da competição: o RB por conta do título da Série B de 2019, e o Palmeiras por ter se classificado para a Copa Libertadores. Por sorteio, ficou definido que a equipe de Bragança faria esta primeira partida em casa, com a definição, marcada para a próxima quinta-feira (05/11), no Allianz Parque. Bragantino e Palmeiras vêm em uma crescente nas últimas partidas, apesar de as equipes estarem em situações diferentes na tabela de classificação e, também, politicamente falando. De um lado, Mauricio Barbieri está evoluindo um trabalho que começou a construir apenas na 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, em uma partida exatamente diante do Palmeiras, que terminou em vitória do alviverde por 2 a 1, de virada. Ao todo, o comandante computa 4 derrotas, 4 empates e 3 derrotas em 11 partidas à frente da filial da Red Bull. No entanto, se excluirmos as 3 primeiras partidas de Mauricio Barbieri à frente do RB, as quais basicamente serviram para que o comandante conhecesse sua nova equipe, são 3 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. E vale destacar que o Bragantino está em uma série de 3 jogos sem perder, vindo de duas vitórias consecutivas em seu território (sobre Sport e Goiás, ambas pelo placar de 2 a 0), além de um empate com o Flamengo, por 1 a 1, no Maracanã.
Do outro lado, o Palmeiras também chega para a partida de ida das oitavas de final em um momento mais favorável, vindo de duas vitórias elásticas (por 5 a 0 sobre o Tigre, na Libertadores, e por 3 a 0 sobre o Atlético Goianiense, pelo Campeonato Brasileiro). No entanto, diferentemente do adversário desta quinta-feira, o Palmeiras passa, não por uma construção, mas por uma desconstrução. Isso porque Vanderlei Luxemburgo (que deixou a equipe 3 partidas atrás), apesar de ter conseguido um bom desempenho nos números, aparentemente não conseguiu encontrar seus 11 titulares. Prova disso é que o treinador raramente conseguiu repetir a mesma equipe de uma partida para outra, e o Palmeiras era constantemente cobrado por não apresentar um estilo de jogo bem definido, que evidenciasse sua personalidade. Luxemburgo variou entre apostar na base e manter os medalhões, pensando sempre em um jogo de cada vez, na busca pura por resultados, e talvez tenha dificultado o entendimento claro do elenco em relação ao que buscava dentro da equipe. Da mesma forma, o interino Andrey Lopes manteve poucos nomes nas 3 partidas que fez até aqui, e o Palmeiras busca incessantemente por um comandante que coloque a equipe de volta nos trilhos. Até lá, uma coisa é fato: o Verdão vai continuar sendo uma equipe competitiva, que vai dar muito trabalho para qualquer adversário que tenha pela frente. Além disso, o Palmeiras tem a estatística a seu favor, pois não é eliminado nas oitavas da Copa do Brasil desde 2014, quando caiu para o Atlético Mineiro (o qual acabou se sagrando campeão naquele ano).
Grêmio x Juventude
Às 21h30 desta quinta-feira, também com transmissão do SporTV em canal fechado, o Grêmio recebe o Juventude em sua Arena, em Porto Alegre. O duelo entre gaúchos aconteceu apenas uma vez neste ano, na 1ª rodada do segundo turno do campeonato estadual, e terminou em vitória tricolor por 3 a 0. Naquela oportunidade (ainda antes da paralisação da competição por conta da pandemia), porém, o Juventude passava por um período de transição e vivia um péssimo momento sob o comando de Marquinhos Santos. Após a paralisação, já sob o comando de Pintado, a situação do alviverde gaúcho se transformou completamente. Em 24 jogos à frente do Juventude, Luís Carlos de Oliveira Preto (o Pintado) computa 10 vitórias, 8 empates e 6 derrotas. O comandante venceu o América-RN e o CRB nas fases anteriores da Copa do Brasil e, neste momento, ocupa a 4ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro (posição que garante acesso à Série A). O Juventude está sem perder há 3 partidas, vindo de um empate em 1 a 1, com o Figueirense, jogando fora de casa, que veio após vitória por 3 a 0 sobre o Avaí, no estádio Alfredo Janconi, em Caxias do Sul, onde será disputada a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quinta-feira (05/11).
O Grêmio, por sua vez, vive um de seus melhores momentos na temporada. Estando sem perder há 4 jogos (com 2 empates e 2 vitórias), a equipe comandada por Renato Portaluppi está em ascensão no Campeonato Brasileiro e já aparece na 9ª colocação, estando 5 pontos atrás do Fluminense (4º colocado) com uma partida a menos, pois ainda não fez partida da 6ª rodada, contra o Goiás. Além disso, o Grêmio se classificou às oitavas de final da Copa Libertadores, terminando na liderança do grupo E, com 3 pontos de vantagem para o 2º colocado, que, por coincidência, era o seu maior rival (Internacional). No entanto, nem tudo são flores para o tricolor. A equipe da capital gaúcha vai ter desfalques importantes para a partida decisiva: Alisson sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, Matheus Henrique se recupera da Covid-19 e Jean Pyerre ainda não retornou de lesão. Além deles, Renato Gaúcho também não vai contar com Luiz Fernando e Robinho, que já disputaram a Copa do Brasil por outros clubes, assim como o recém-contratado Diego Churín (atacante argentino de 30 anos) vai estar fora por não ter conseguido se inscrever na competição a tempo, apesar de ter sido elogiado internamente por chegar ao clube em pleno condicionamento físico. Dessa forma, a probabilidade é de que o Grêmio não repita a escalação da última partida (vitória por 2 a 1 sobre o Athletico Paranaense), indo à campo com: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Lucas Silva e Ferreira; Isaque (ou Thaciano), Pepê e Diego Souza.