Início » Colunas » Coluna do Verchai » Marrocos é primeira seleção africana semifinalista da Copa

Marrocos é primeira seleção africana semifinalista da Copa  

O Marrocos está fazendo história e é a grande sensação desta Copa do Mundo do Catar 2022. É difícil imaginar que, nesta altura da competição, tenha algum brasileiro que esteja torcendo pela vitória de outra seleção que não seja a de Marrocos.

selecao de marrocos celebra classificacao para semifinais da copa do mundo catar 2022
Marrocos fez história ao se tornar a primeira seleção africana a atingir a fase de semifinais. Neste sábado, a equipe marroquina derrotou Portugal por 1 a 0, e agora terá a França pela frente (Foto: reprodução site Fifa.com – FIFA World Cup Catar 2022)

Se você é um destes, precisa ler esta matéria que preparamos sobre todas as curiosidades que envolvem a Seleção Marroquina e sua campanha histórica nesta Copa do Mundo.

Primeira seleção africana a conquistar vaga nas semifinais de uma Copa do Mundo

A Seleção Marroquina só participou de 6 das 22 edições de Copa do Mundo, e, até a atual edição, só havia passado da fase de grupos uma única vez: em 1986, na Copa sediada pelo México. Naquela oportunidade, Marrocos surpreendeu ao se classificar às oitavas de final como líder de um grupo que tinha Inglaterra, Portugal e Polônia. No entanto, apesar de ter feito um duelo bastante competitivo com a Alemanha nas oitavas de final, acabou eliminado por um gol de falta de Lothar Matthäus aos 42 minutos do segundo tempo. Em todas as outras edições que participou, porém, de 1970, 1994, 1998 e 2018, Marrocos não passou da fase de grupos.

Até esta Copa do Mundo, a melhor campanha de uma seleção africana tinha sido chegar às quartas de final, o que foi alcançado por 3 delas: Senegal, Camarões e Gana. Vale lembrar que nem sempre todos os continentes tiveram representantes em Copas do Mundo. A África, por exemplo, só foi ter um representante na 3ª edição da Copa do Mundo, disputada em 1938, na qual o representante africano foi o Egito. Além disso, a Copa do Mundo também só passou a ter oitavas de final a partir de sua 13ª edição, disputada em 1986, no México, apesar de que, em quase todas teve, pelo menos, semifinal. No entanto, o formato da Copa do Mundo variou bastante, e poucas vezes teve quartas de final antes de 1986.

Sendo assim, não é uma grande surpresa que a África só teve um representante em quartas de final na 14ª edição da Copa do Mundo, disputada em 1990, quando Camarões liderou o Grupo B (com Romênia, Argentina e a antiga União Soviética) na primeira fase, passou pela Colômbia nas oitavas e acabou perdendo para a Inglaterra de Gary Lineker na prorrogação nas quartas (pelo placar de 3 a 2).

Depois disso, a África só voltou a ter um representante em quartas de final na Copa do Mundo de 2002, com o Senegal do então meia Aliou Cissé (atual técnico da Seleção Senegalesa), que acabou caindo para a Turquia na prorrogação. Duas edições depois, em 2010, Gana também conseguiu alcançar as quartas de final, mas acabou caindo para o Uruguai do trio formado por Diego Forlán, Edinson Cavani e Luis Suárez. Aquela partida ficou marcada por um lance inusitado, no qual Suárez impediu um gol de Gana espalmando a bola com as mãos, como um goleiro, no último lance da prorrogação, e Asamoah Gyan acabou perdendo a cobrança (a partida foi decidida nos pênaltis, e o Uruguai venceu por 4 a 2).

Marrocos supera gigantes da Europa, vira xodó dos torcedores de todos os cantos do mundo e orgulha todo um continente

“O Senegal está orgulhoso de você. A África está orgulhosa de você”, escreveu a Federação Senegalesa em uma publicação em suas redes sociais após a classificação inédita de Marrocos às semifinais da Copa do Mundo. A Seleção Marroquina venceu a Seleção Portuguesa, de Cristiano Ronaldo, nas quartas de final, disputada no último sábado (10). E a classificação veio com vitória no tempo normal.

Portugal vinha embalado por uma goleada de 6 a 1 sobre a Suíça nas oitavas de final e ostentava o favoritismo para avançar às semifinais. No entanto, logo nos primeiros minutos da partida Marrocos mostrou o que tinha de melhor: a defesa. Na primeira chegada de perigo de Portugal, em cobrança de falta, ainda aos 5 minutos do primeiro tempo, a bola foi cruzada na área e João Félix apareceu sozinho para desviar de cabeça, mas o goleiro Bono, destaque da classificação nas oitavas de final sobre a Espanha, estava lá para mandar o perigo para escanteio.

Conforme o tempo foi passando, Portugal foi aumentando a pressão em busca do gol, mas Marrocos também se arriscou no campo de ataque e foi mais efetivo: no fim do primeiro tempo, em um cruzamento na área, o zagueiro Rúben Dias cochilou, o goleiro Diogo Costa saiu mal (caçando borboleta) e Youssef Em-Nesyri se agigantou para testar para o fundo da rede e marcar o gol que acabou decretando a vitória da Seleção Marroquina por 1 a 0. Portugal bem que tentou, e pressionou bastante, como era esperado, mas, quando conseguiu vencer as linhas de marcação organizadas e qualificadas de Marrocos, não conseguiu vencer o goleiro Bono.

E com a vitória por 1 a 0, Marrocos chega à semifinal da Copa do Mundo do Catar 2022 com a melhor defesa entre os semifinalistas. Considerando a campanha incrível da Seleção Marroquina, que liderou p Grupo F na primeira fase (tendo empatado sem gols com a Croácia, vencido a Bélgica por 2 a 0 e o Canadá por 2 a 1) e passou pela Espanha nos pênaltis após empatar por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, além desta última vitória por 1 a 0 sobre Portugal, foi apenas 1 gol sofrido em 5 partidas. A França, por exemplo, adversária do Marrocos nas semifinais, sofreu 5 gols nas 5 partidas que disputou. Do outro lado da chave, a Croácia sofreu 3 gols e a Argentina 5 nas mesmas 5 partidas disputadas (3 na fase de grupos, 1 nas oitavas e 1 nas quartas). 

Coincidência ou não, a defesa é o setor em que estão os 3 jogadores mais valorizados da Seleção Marroquina, sendo eles os laterais Achraf Hakimi (jogador do PSG avaliado em 65 milhões de euros) e Noussair Mazraoui (jogador do Bayern de Munique avaliado em 25 milhões de euros) e o zagueiro Nayef Aguerd (zagueiro do West Ham avaliado em 25 milhões de euros). E, na sequência, depois de Hakim Ziyech (meia-atacante do Chelsea avaliado em 17 milhões de euros), aparece o goleiro Bono (avaliado em 15 milhões de euros) como o 5º mais valioso deste elenco da Seleção Marroquina. Estes dados estão de acordo com o valor de mercado dos jogadores pelo site especializado “Transfermarkt”. E podemos considerar outros 2 nomes que não estão entre os mais valiosos, mas certamente são fundamentais para a solidez defensiva do Marrocos: o zagueiro e capitão Romain Saiss, de 32 anos, que atuava no Wolverhampton nas temporadas 2018/19 e 2019/20, nas quais a equipe foi 7ª colocada da Premier League ostentando uma das melhores defesas; e o volante Sofyan Amrabat, de 26 anos, que deve ter o seu valor de mercado atualizado depois desta Copa do Mundo e dificilmente vai permanecer na Fiorentina por muito mais tempo.

Deixe um comentário