A equipe do Fortaleza ainda não é uma equipe de grande expressão no campeonato brasileiro. Mesmo sendo uma equipe com mais de 100 anos de existência nunca conseguiu grande regularidade na elite do futebol nacional. Desde que foi campeão pela série B em 2018 garantindo assim o seu retorno à série A do Brasileirão a equipe se manteve na elite da competição, mesmo sem regularidade e consistência a equipe praticamente lutou pela permanência na série A. Em 2019 quando voltou para a elite do futebol nacional, a equipe ficou entre os dez melhores da competição ficando na 9ª posição da tabela, garantindo uma vaga na Copa Sul Americana, terminando a competição com 53 pontos, 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas.
Em 2020 o Fortaleza participou pela primeira vez em sua história de uma competição internacional, a Copa Sul-Americana de 2020, sendo o segundo time cearense a participar de uma competição internacional. O Independiente, conhecido como Rey de Copas, foi o adversário sorteado. No primeiro jogo, realizado na Argentina, no estádio Estádio Libertadores de América, o Leão acabou perdendo pelo placar de 1×0, mas com uma boa exibição em campo se tornou o primeiro time cearense a jogar uma partida oficial fora do Brasil e no jogo de volta realizado na Arena Castelão o Fortaleza venceu o Independiente pelo placar de 2×1. No entanto, mesmo com a vitória sobre os argentinos acabou sendo eliminado da competição pelo critério do “gol qualificado”.
Em 2021 o Fortaleza começou a temporada disputando a Copa do Nordeste onde acabou sendo eliminado nas semifinais da competição pela equipe do Bahia. Na Copa do Brasil o Leão fez a sua melhor campanha no torneio chegando até as semifinais, após vencer a equipe do São Paulo no placar agregado por 5×3 primeira vez em sua história a equipe tinha chegado tão longe na competição, já nas semifinais onde enfrentou a equipe do Atlético Mineiro, perdeu os dois jogos e se despediu da Copa do Brasil com uma campanha histórica. No Campeonato Brasileiro o Fortaleza também fez uma campanha histórica, terminando a competição em 4º lugar com 58 pontos, 17 vitórias, 7 empates, 14 derrotas e classificado para a Libertadores pela primeira vez em sua história, se tornou o primeiro time Nordestino a terminar a competição no G4, o primeiro time Nordestino a se classificar para a Libertadores da América via Brasileirão de pontos corridos e o primeiro time cearense a se classificar pra Libertadores.
Nesta temporada a equipe do Fortaleza vem mostrando que o principal objetivo do clube não é campeonato brasileiro. Na competição, estreou com derrota para a equipe do Internacional de Porto Alegre por 2×1 jogando fora de seus domínios. No jogo seguinte também como visitante acabou perdendo por 1×0 diante da equipe do Corinthians e no primeiro jogo em casa ficou no empate com a equipe do São Paulo por 1×1.
Quando visitou a equipe do Botafogo no estádio Nilton Santos sofreu uma dura derrota por 3×1 e no jogo seguinte também foi derrotado pela equipe do Fluminense diante da sua torcida com gol de Luiz Henrique e o placar terminou por 0x1. Contra o Juventude em um jogo “morno” e mais uma vez jogando em seus domínios o jogo acabou ficando empatado por 1×1 e pra piorar ainda, mas a situação do Leão na competição acabou sendo derrotada, mesmo tendo o mando de campo para o seu maior rival a equipe do Ceará. Contudo, após essa série negativa de 6 jogos sem vencer e somando apenas dois pontos de possíveis 18, a equipe do Fortaleza foi até o maracanã pela 9ª rodada do Brasileirão e calou mais de 63 mil torcedores que assistiram a equipe do Flamengo jogar um futebol muito abaixo do esperado e com o apoio dos seus torcedores, acabou perdendo pro Fortaleza por 1×2 com gols de Robson e Hércules. Com esse resultado positivo o Fortaleza conseguiu somar os seus primeiros 3 pontos no Brasileirão e desbancando um “até então forte candidato ao título”. Mesmo após a vitória sobre o Flamengo a equipe que manteve o foco nos confrontos da libertadores, e com isso voltou a ter um mal desempenho no campeonato brasileiro. Em dois confrontos seguidos jogando em casa a equipe empatou com o Goiás por 1×1 e com o Atlhetico-PR por 0x0 e contra a equipe do Avaí acabou perdendo por 3×2 jogando fora de casa. Na última rodada o Fortaleza voltou a vencer quando recebeu o América-MG por 1×0. Já no clássico da Copa do Brasil onde enfrentou o seu maior rival a equipe do Ceará, saiu com a vitória e uma boa vantagem para o próximo jogo entre as equipes pelas oitavas de finais da competição. E após a classificação inédita para as oitavas de finais da Libertadores, o Fortaleza vem se mostrando muito consistente quando se fala de “Copas” , na libertadores se classificou em 2º lugar pelo Grupo F deixando equipes como Colo-Colo e Alianza de Lima fora da competição.
O Fortaleza, está mal no campeonato brasileiro, mas a competição ainda tem muitos jogos para acontecer, tudo indica que a equipe vai lutar pela permanência este ano e vai tentar brigar por algo maior nas outras competições, visando um bom valor financeiro que é pago quando se passa de fase nas principais copas citadas acima.
O Próximo desafio do Fortaleza pela Libertadores é o Estudiantes de La Plata e o primeiro jogo é no estádio Castelão onde o clube terá apoio da sua torcida no próximo dia 30/06/22. E pela Copa do Brasil o jogo de volta acontece no próximo dia 13/07/22 onde o Ceará terá o mando de campo, porém o Fortaleza já abriu uma vantagem de 2 gols, algo possível, porém muito difícil de se reverter.
No Brasileirão até o momento a equipe ocupa a 19ª posição da tabela e somou apenas 10 pontos, tem 2 vitórias, 4 empates e 7 derrotas.