O Fluminense nem entrou em campo neste domingo (14) quente de Brasileirão e, mesmo assim, garantiu a sua volta à Copa Libertadores em 2021.
Em quinto lugar, com 57 pontos, o Tricolor das Laranjeiras se beneficiou da derrota do Corinthians, por 2 a 1, para o Flamengo, nesta tarde. Isso porque, ainda que o Timão ainda possa chegar a 58 pontos, ultrapassando o Fluzão, para que isso venha a ocorrer o Alvinegro obrigatoriamente teria que derrotar o Santos no clássico paulista da 33ª rodada, que foi remarcado para 17 de fevereiro.
Só que esse resultado automaticamente impediria que o time da Vila Belmiro alcançasse a pontuação do Fluminense. E se der Peixe, aí é o Corinthians quem não consegue mais chegar nos atuais 57 pontos do Flu, que não poderia ser alcançado pelo Santos no número de vitórias, em caso de empate no clássico. O Tricolor carioca também possui vantagem sobre o Red Bull Bragantino no número de vitórias, caso a equipe do interior paulista consiga igualar a sua pontuação.
Ou seja, o G8 o Fluminense já garantiu, e ainda está na briga até pelo G4, que lhe daria vaga direta na próxima Libertadores.
Confirmado! Voltamos, @LibertadoresBR! Agora é foco total pra buscar a vaga direta na fase de grupos! Vamos, #TimeDeGuerreiros! 🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/herD7e2WKk
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 14, 2021
Última participação na Liberta foi em 2013
O Tricolor do Rio não jogava a Copa Libertadores desde 2013 (foi campeão brasileiro no ano anterior). Será sua sétima participação (1971, 1985, 2008, 2011, 2012, 2013 e agora 2021).
Naquela edição de 2013, o Fluzão foi até as quartas, quando foi eliminado pelo Olimpia (0 a 0 na ida, no Maracanã, e derrota no Paraguai por 2 a 1).
A melhor campanha do Fluminense na Copa Libertadores foi o vice-campeonato de 2008. Na oportunidade, após sair atrás do placar no jogo de volta contra a LDU, o Tricolor foi buscar uma heroica virada por 3 a 1, que levou a disputa para os pênaltis, mas com final feliz para a equipe equatoriana: 3 a 1.
Nesta segunda (15), Ceará e Fluminense enfrentam-se pela 36ª rodada, às 18h, no Castelão, em Fortaleza (CE). Às 20h, tem Sport x Red Bull Bragantino.
O #TimeDeGuerreiros chegou em Fortaleza! Amanhã tem batalha muito importante contra o Ceará! Vamos, Tricolor! 🇭🇺
📸: Lucas Merçon/FFC pic.twitter.com/vCc918Ow0X
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 14, 2021
Inter e Flamengo vencem e diferença segue de 1 ponto. Colorado pode ser campeão no próximo domingo
Com partidas disputadas no mesmo horário das 16h, o líder Internacional e o vice, Flamengo, fizeram as suas partes e somaram os três pontos.
Mesmo jogando fora de casa, o time gaúcho venceu o Vasco por 2 a 0, em São Januário, e foi aos 69 pontos. A partida ficou marcada pelo problema do VAR, que estava descalibrado e por isso não pôde checar o primeiro gol colorado, marcado por Rodrigo Dourado em posição duvidosa (poderia ou não estar em impedimento). Thiago Galhardo ampliou no fim.
Com o triunfo, o Inter terá a chance de ser campeão já no próximo domingo (21), no confronto direto no Rio de Janeiro, contra o Rubro-Negro, pela penúltima rodada.
Até domingo, @SCInternacional! #BRINT pic.twitter.com/QhbH5VqPRW
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) February 14, 2021
Contudo, para levantar a taça que não conquista desde 1979, o Colorado obrigatoriamente que vencer o Flamengo no Rio de Janeiro.
Isso porque o Fla bateu hoje o Corinthians, por 2 a 1, indo a 68 pontos. Arão fez o primeiro, Léo Natel empatou e na etapa final Gabigol, em gol validado em posição duvidosa (o VAR considerou legal) fez o segundo.
Leia também:
Breno Lopes marca nos acréscimos e Palmeiras é bi da Liber
O que está em jogo na 36ª rodada da Série A. Veja os duelos
Fluzão e Timão jogam bem em empates em casa. Volpi falhata
Luxemburgo reassume Vasco para tirá-lo da ‘zona da confusão’