Depois de muito tempo, o Brasileirão 2020 terá todos os times com o mesmo número de jogos. Isso acontecerá após Bahia x Corinthians e Grêmio x Flamengo, duelos da noite desta quinta (28).
Confira, a seguir, tudo sobre essas partidas, que valem muito, seja para ambições de título e vaga na Libertadores, ou mesmo na fuga da zona de rebaixamento.
Bahia x Corinthians, às 19h:
Jogo atrasado da 30ª rodada, Bahia x Corinthians será disputado às 19h desta quinta, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Derrotado pelo Sport no domingo, o time baiano caiu para 17º lugar, na zona de rebaixamento, de onde sairá caso consiga os três pontos nesta noite. Ou seja, a vitória é fundamental para o Tricolor.
Na classificação, o Bahia soma 32 pontos. Tem três a menos do que o Fortaleza, 16º colocado, e o próprio Sport, 15º.
O Corinthians, por sua vez, vive situação melhor na tabela. Ocupa a nona posição, com 45 pontos, e já não tem que se preocupar com risco de queda. Contudo, com os bons resultados obtidos sob o comando do técnico Vagner Mancini, o Timão passou a poder sonhar com vaga na próxima Libertadores.
Só que na última rodada o time perdeu em Itaquera, por 2 a 0, para o Red Bull Bragantino. Agora, busca a reabilitação fora de casa para seguir na briga.
Em caso de vitória, o Alvinegro iria a 48 pontos, voltando a colar no Fluminense, que tem 50, em sétimo, e mesmo o Grêmio, sexto, com 51. O Tricolor gaúcho também joga nesta noite.
O Timão terá muitos desfalques para a partida, entre eles Jemerson e Cazares (lesionados), e Otero (suspenso), além de Ramiro e Luan, dois dos dez jogadores que recentemente testaram positivo para a Covid-19.
Cássio chega a 500 jogos pelo Timão
Quem tem presença garantida em campo é o goleiro, capitão e ídolo corintiano, Cássio, que hoje completará 500 partidas com a camisa alvinegra. Decisivo em várias conquistas, como, por exemplo, a da Libertadores e do Mundial de 2012, Cássio disputa a sua décima temporada pelo Timão.
Provável escalação do Bahia: Douglas Friedrich; Nino, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo, Ramon e Ramírez; Thiago (Rossi) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.
Provável Corinthians: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Gabriel e Cantillo (Camacho); Gustavo Mosquito, Gabriel Pereira (Araos) e Mateus Vital; Jô. Técnico: Vagner Mancini.
Grêmio x Flamengo, às 20h:
Jogo atrasado da 23ª rodada, Grêmio x Flamengo será disputado às 20h desta quinta, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Quarto colocado, com 55 pontos, o Rubro-Negro carioca pode reduzir para quatro a distância para o líder Internacional, que soma 62, e, assim, continuar na briga pelo título brasileiro. Ou, em caso de derrota, praticamente dar adeus ao bicampeonato.
A pressão é grande sobre o trabalho do técnico Rogério Ceni. Sobretudo, após a derrota por 2 a 1, para o Athletico-PR, no último fim de semana.
Com o Grêmio na final da Copa do Brasil, o técnico Renato Portaluppi não chega a sofrer da mesma turbulência no Brasileirão, mas igualmente vem de derrota, e bem pesada, para o rival Internacional, no Gre-Nal 429 de domingo.
Em princípio, a briga do Tricolor gaúcho é apenas pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O Grêmio tem 51 pontos, ocupando a última posição do chamado G-6.
Em caso de vitória hoje, em sua Arena, o Tricolor pode ganhar uma posição, ultrapassando o quinto colocado, Palmeiras, que soma 52, e, de quebra, ainda botar pressão justamente no Flamengo, que tem 55, em quarto lugar.
Provável escalação do Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon) e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.. Técnico: Renato Portaluppi.
Provável Flamengo: Hugo Souza; Isla, Willian Arão, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Gerson, Diego, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique. Técnico: Rogério Ceni.
Leia também:
Com a cabeça na Libertadores, Santos e Palmeiras tropeçam
Red Bull Bragantino bate Corinthians por 2 a 0 em Itaquera