Início » Colunas » Coluna do Verchai » Fla-Flu é destaque da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

Fla-Flu é destaque da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro  

Atual campeão, Flamengo já passa a “mirar” na liderança.

Após início irregular, Flamengo de Dome reage e já sonha com entrada no G4 (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Depois de um começo complicado para Domènec Torrent, 3 vitórias consecutivas e a atual 5ª posição da tabela de classificação dão um pouco mais de tranquilidade ao novo comandante. O treinador espanhol chegou ao rubro-negro carioca para substituir ninguém menos do que o português Jorge Jesus, que acabava de conquistar o Campeonato Carioca (tendo vencido, ao todo, 6 títulos em pouco mais de 1 ano à frente do Flamengo). O simples fato de ter de substituir um técnico que venceu praticamente tudo o que disputou no ano anterior, por si só, já coloca o seu sucessor em pressão. No caso de Domènec Torrent, especificamente, além da cobrança por resultado e por títulos, que naturalmente são esperados pela torcida rubro-negra neste ano, há ainda a expectativa de que o futebol ofensivo (e “bem jogado”), apresentado por Jorge Jesus, seja mantido. O problema foi que nem o resultado (2 derrotas nas 2 primeiras rodadas do Brasileiro), nem o futebol (bem jogado) apareceu nas primeiras partidas do técnico espanhol, “Dome”, ex-auxiliar de Pep Guardiola. Foram 2 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória nas 5 primeiras rodadas, e o Flamengo era apenas o 15º colocado (já 7 pontos atrás do líder). A esta altura, Domènec Torrent já era muito questionado pelos torcedores, logo sendo cotado para deixar o comando, e não só pela falta de resultado, mas pela evidente queda de rendimento da equipe. Também incomodava o fato de o treinador rodar tanto o elenco, uma estratégia bem diferente da que tinha Jorge Jesus, que preferia manter uma mesma equipe pelo maior número de partidas seguidas. Mesmo assim, a diretoria confirmou que acreditava no trabalho do técnico espanhol, que deu seguimento ao seu “revezamento” de atletas por conta de diversas razões científicas e, inclusive, emocionais. A grande aposta do novo comandante é rodar o farto elenco do Flamengo vezes o suficiente para manter todos os seus jogadores em um nível de excelência. Assim, inclusive, todos os jogadores se veem parte do trabalho e chegam mais preparados, fisicamente, para a reta final das competições. E o resultado já está aparecendo. O Flamengo vem embalado por uma sequência de 3 vitórias consecutivas: depois de uma vitória pouco convincente diante do Santos (1 a 0), na Vila Belmiro, o rubro-negro carioca deu espetáculo em Salvador, diante do Bahia (vencendo por 5 a 3) e, na última rodada, venceu uma partida dura contra o Fortaleza (2 a 1 no Maracanã). Os resultados levaram o Flamengo até a 5ª colocação da tabela, com 14 pontos (apenas 3 atrás do líder) em 8 rodadas. Chama a atenção o fato de apenas 3 jogadores (Rodrigo Caio, Willian Arão e Éverton Ribeiro) terem marcado presença em absolutamente todas as partidas do Flamengo sob o comando de Domènec, sendo que apenas Rodrigo Caio iniciou como titular em todas elas. E, de acordo com o próprio treinador, nem mesmo o zagueiro será mantido em todas as partidas, pois não vai estar sempre 100%.

(Reprodução: Twitter)

Flamengo e Fluminense reeditam final do Campeonato Carioca

Nesta quarta-feira (09), tem início a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Às 17h30, abrindo a rodada, o Athletico Paranaense (16º colocado) recebe o Botafogo (15º) na Arena da Baixada com ambas as equipes precisando somar pontos para não entrar na zona de rebaixamento. Pouco depois, às 18 horas, o Fortaleza de Rogério Ceni (13º) recebe o Sport (10º) na Arena Castelão, no Ceará, enquanto, neste mesmo horário, o Goiás (20º) enfrenta o Coritiba no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha). Na partida entre nordestinos, Fortaleza e Sport buscam os 3 pontos para aparecerem na parte de cima da tabela. No entanto, até mesmo por jogar fora de casa, além de já estar melhor qualificado na competição (somando 10 pontos), o empate também pode ser interessante para o Sport, mas nem tanto assim ao Fortaleza. Já no confronto alviverde, Goiás e Coritiba vão travar uma batalha para fugir da zona de rebaixamento. O Goiás, que joga em casa, disputou 6 partidas até aqui(2 a menos que a maioria das outras equipes) e soma apenas 4 pontos, sendo o último colocado. Com 7 pontos em 8 partidas jogadas, o Coritiba é o primeiro dentro da zona de rebaixamento.

Às 19h15, tem mais jogo da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro: o São Paulo (vice-líder) recebe o RB Bragantino (19º) no Morumbi. Uma vitória deixa o tricolor paulista na 1ª colocação da tabela, onde a equipe de Fernando Diniz pode terminar nesta rodada, desde que o Internacional não vença sua partida com o Ceará, no Beira-Rio, na quinta-feira (10).

Finalmente, às 21h30, além da partida entre Santos (7º) e Atlético Mineiro (3º), que promete ser muito interessante e será transmitida pela TV Globo para os estados de São Paulo e Minas Gerais, teremos também o clássico carioca, entre Fluminense e Flamengo, no Maracanã, que também vai ser transmitido pela TV Globo, para o Rio de Janeiro e as demais regiões. Vale lembrar que Fluminense e Flamengo disputaram o título estadual recentemente. Naquela oportunidade, ainda sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo faturou o título com duas vitórias, nas partidas de ida e volta da decisão. O Fluminense espera contar com a boa fase de Nenê para surpreender o rubro-negro nesta partida, mas a equipe de Domènec Torrent tem o conjunto a seu favor, no qual se destaca o artilheiro Gabriel Barbosa. Como tanto Gabriel quanto Nenê somam 15 gols em 2020 e dividem o título de maiores marcadores do ano no Brasil, os jogadores travam quase um duelo particular neste clássico. Mesmo assim, o Flamengo é amplo favorito para sair com a vitória.

Deixe um comentário