Início » Colunas » Coluna do Verchai » Com dois grandes e dois do interior, Paulista chega à semifinal

Com dois grandes e dois do interior, Paulista chega à semifinal  

Corinthians cresce nas quartas de final e busca tetracampeonato inédito

Jô deixou o seu logo na primeira partida da volta, na classificação corintiana em cima do Bragantino (Reprodução: Twitter/Corinthians)

Na quinta-feira (30), o Red Bull Bragantino recebeu o Corinthians no Morumbi em partida decisiva do Paulista, pelas quartas de final. A equipe de Bragança Paulista, que terminou a fase de grupos com a melhor campanha da competição, acabou eliminada após derrota por 2 a 0 para o Corinthians. O placar começou a ser construído logo no início da partida, quando Éderson avançou em contra-ataque pelo meio de campo e arriscou da intermediária: a bola foi no meio, sem perigo, mas o goleiro Júlio César se atrapalhou para fazer a defesa e aceitou o “frango”. Com a vantagem no placar, o Corinthians se fechou no campo de defesa e passou a ser pressionado pelo Bragantino. A principal contratação da equipe na temporada, Artur, também foi a principal válvula ofensiva da equipe interiorana na partida. Em sua melhor jogada, o atacante soltou a canhota da intermediária e viu a bola explodir no travessão. Com o passar do tempo, o RB Bragantino foi perdendo a intensidade e o Corinthians começou a gostar mais do jogo. Na etapa final, em cobrança de escanteio, o estreante da noite, Jô, subiu mais que todo mundo na primeira trave e cabeceou com tranquilidade para decretar: RB Bragantino 0, Corinthians 2.  A equipe comandada por Tiago Nunes, havia chegado ao mata-mata quase como um milagre e, por conta da suada classificação, bastante desacreditado nesta parte final da competição. No entanto, o atual tricampeã Paulista cresceu nesta reta final e despachou o “novo rico” do Brasil. Agora, o Corinthians volta a ser visto, por muitos especialistas, como uma equipe a ser batida, principalmente por conta do peso da equipe dentro da competição estadual (com 30 títulos, o alvinegro paulista é o maior vencedor isolado do torneio). Caso consiga vencer o Paulista novamente neste ano, esta será a primeira vez que, um dos 4 grandes, conquista o tetracampeonato estadual. O único a conseguir tal feito foi o Paulistano, mais de 1 século anos atrás (entre 1916 e 1919).

Santos decepciona, se junta ao São Paulo e está fora das semifinais do estadual

Também na quinta-feira (30), o Santos encerrou a fase de quartas de final do Campeonato Paulista recebendo a Ponte Preta na Vila Belmiro. A partida foi bastante movimentada, desde os primeiros minutos, pois a Ponte Preta, diferente do que era esperado, foi para cima do alvinegro praiano. No início, a estratégia não funcionou: em jogada pela lateral, Soteldo abriu espaço para o cruzamento e encontrou Marinho livre de marcação na segunda trave, o qual só precisou empurrar pro fundo da rede. Mesmo tendo aberto o placar logo no começo do jogo, o Santos seguiu em cima da Ponte Preta e só não aumentou a vantagem porque o goleiro Ivan fez grandes defesas. Foi então que, no fim do primeiro tempo, o fantasma do cartão vermelho voltou a assombrar a equipe santista: em dividida com Dawhan, Marinho acertou o rosto do adversário com o braço e recebeu o segundo cartão amarelo (foi a terceira partida consecutiva em que o Santos ficou com um jogador a menos). Com isso, a Ponte Preta foi pra cima do Peixe na etapa final, empatou com Bruno Rodrigues (50’), virou com Moisés (61’) e decretou a vitória com João Paulo nos minutos finais. Após a partida Marinho foi alvo de injúria racial e se emocionou ao gravar um vídeo em suas redes sociais: “infelizmente, por uma atitude infantil, acabei prejudicando os meus companheiros, comissão técnica, e já pedi perdão publicamente”. “Por isso que eu brigo pela causa, porque quando a gente passa na pele é horrível, e a gente não pode deixar passar isso. E eu sei quem eu sou, sei o valor que eu tenho” concluiu o atacante santista.

Esta será a primeira vez que o Santos não joga a fase final desde 2017, quando acabou eliminado nesta mesma fase, diante do mesmo adversário: a Ponte Preta. Naquele ano, a equipe de Campinas também surpreendeu nas semifinais, vencendo o Palmeiras, mas perdeu para o Corinthians na decisão e ficou apenas com o vice.

Com Santos e São Paulo fora, Campeonato Paulista tem jogos da semifinal definidos

Assim como o Santos, o São Paulo também decepcionou nas quartas de final do Paulista, tendo sido eliminado pelo Mirassol no Morumbi, um dia antes, na quarta-feira (29), ao perder por 3 a 2. Neste mesmo dia, o Palmeiras entrou em campo, no Allianz Parque, e garantiu o seu lugar nas semifinais ao vencer o Santo André por 2 a 0, com gols de Felipe Melo e Marcos Rocha. Com a vitória e a eliminação do RB Bragantino para o Corinthians, o Palmeiras agora ostenta a melhor campanha da competição. Por conta disso, terá a vantagem de jogar a partida de quartas de final, contra a Ponte Preta, em casa, no Allianz Parque. Da mesma forma, por conta da eliminação do São Paulo, o Corinthians ficou com a segunda melhor campanha e poderá jogar a semifinal em Itaquera, na Arena. As partidas únicas desta semifinal serão disputadas neste domingo (02/08). Às 16 horas, com transmissão da TV Globo, o Corinthians enfrenta o Mirassol. Pouco depois, às 19 horas, Palmeiras e Ponte Preta definem a última vaga à grande final do Campeonato Paulista, com transmissão do Premiere, em TV fechada. Se a equipe alviverde conseguir a classificação, terá a vantagem de fazer o segundo jogo da final em casa. Caso o Palmeiras não avance, o Corinthians ficará com a vantagem. Se ambos chegarem à final, o primeiro jogo será em Itaquera e a definição no Allianz Parque. Em 2018, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram na final da competição, com vitória do alvinegro nas penalidades. No entanto, para que a história seja diferente neste ano, o Palmeiras conta com Vanderlei Luxemburgo, o qual já acabou com duas secas de títulos estaduais da equipe (e, também, o último técnico a ser campeão estadual com o Pameiras, em 2008).

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário