Início » Colunas » Coluna do Verchai » 3 brasileiros buscam vaga nas oitavas da Copa Sul-Americana

3 brasileiros buscam vaga nas oitavas da Copa Sul-Americana  

São Paulo precisa de uma vitória simples no Morumbi para avançar na competição.

Depois de uma derrota dura de aceitar, por 3 a 2, na Argentina, pela partida de ida da 2ª fase preliminar da Copa Sul-Americana, o São Paulo volta à campo pela competição continental nesta quarta-feira (04), às 19h15, no Morumbi, precisando de uma vitória simples (por 1 a 0 ou até mesmo 2 a 1 – o 3 a 2 leva a decisão para os pênaltis) para avançar até as oitavas de final.

Fernando Diniz, técnico do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A partida de volta da 2ª fase preliminar da Sul-Americana vai ter transmissão exclusiva da Conmebol TV, em pay-per-view (disponível para os assinantes da Sky e NET/Claro), uma vez que a entidade não fechou contrato de transmissão com nenhuma emissora de TV (o SBT ainda tenta chegar a um acordo). Na primeira partida entre as equipes, o São Paulo já mostrou ser mais time, mesmo jogando fora de casa, mas saiu com a derrota por conta da falha que a defesa apresentou nas bolas aéreas. Foi assim que a equipe de Fernando Diniz sofreu os 3 gols na primeira partida (em jogadas aéreas), que custaram a derrota por 3 a 2 (Brenner chegou a marcar 3 vezes, mas um dos gols foi anulado por impedimento). Sendo assim, desde que o São Paulo consiga lidar com a pressão de ter que vencer a partida e tenha sucesso em bloquear as jogadas de cruzamento e lançamento longo, certamente vai ter grandes chances de sair do Morumbi com a classificação. E tudo indica que o tricolor paulista vai mesmo avançar, até porque vem embalado por uma goleada sobre o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro e cada vez mais está mostrando que tem uma equipe titular encorpada, a qual têm transformado em resultado um estilo de jogo que é bem visto pelos torcedores. A única coisa que falta para Fernando Diniz cair de vez nas graças do torcedor é a conquista de um título. Sendo assim, o São Paulo deve ir com força máxima pra cima do Lanús e, por aquilo que vem demonstrando, deve carimbar sua passagem às oitavas de final da Copa Sul-Americana, mesmo precisando de uma vitória para avançar na competição. Para esta partida de quarta-feira, o time brasileiro conta com a volta de Juanfran e Hernanes, que estavam lesionados, mas ambos devem ficar como opção no banco de reservas, pois a probabilidade é de que Diniz mantenha a equipe que goleou o Flamengo no último domingo (01). Portanto, a menos que algum jogador sinta-se desgastado ou o comandante pense em algum outro tipo de estratégia, o São Paulo deve ir à campo com: Tiago Volpi; Tchê Tchê, Bruno Alves, Diego Costa e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Luciano e Brenner. A grande dificuldade diante do Lanús certamente vai ser as bolas aéreas (cobranças de escanteio, cruzamentos em profundidade e lançamentos longos diretos para a área), além, é claro, da chamada “catimba” argentina, que muito provavelmente vai estar presente desde os primeiros minutos. Nada que o próprio peso da camisa são paulina não possa resolver com facilidade.

Vasco tem vantagem, mas faz partida decisiva fora de casa.

Nesta quarta-feira (04), às 21h30, também com transmissão exclusiva da Conmebol TV, o Vasco da Gama enfrenta o Caracas no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. O cruz-maltino carrega a vantagem de 1 a 0 construída na partida de ida, em São Januário, e, por conta disso, precisa de um simples empate para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Vale lembrar que a competição continental leva em conta os gols marcados fora de casa como critério de desempate em caso de igualdade no placar agregado, razão pela qual o Vasco pode até perder por um gol de diferença caso balance as redes na Venezuela. No entanto, nem tudo é favorável para os cariocas. O técnico Ricardo Sá Pinto segue com Germán Cano como desfalque, por lesão na coxa, e também não vai poder contar com Léo Mattos na lateral-direita, pois o jogador não foi inscrito na competição continental. Assim, Ribamar deve seguir sendo a referência ofensiva do Vasco da Gama, e Yago Pikachu deve retornar à titularidade na lateral-direita. Mas não para por aí. Além deles, Martín Benítez e Talles Magno são tratados como dúvida para a partida decisiva na Venezuela. O camisa 10 argentino retornou de lesão e já até ganhou alguns minutos na partida do último domingo (01), pelo Campeonato Brasileiro, razão pela qual pode aparecer entre os titulares diante do Caracas. Já o atacante Talles Magno, que sofreu lesão na bacia durante a última partida e teve que ser substituído, faz tratamento intensivo desde então para não ser desfalque nesta quarta-feira, mas é bastante provável que seja poupado, ficando, no máximo, como opção no banco de reservas. Do outro lado, o Caracas vem embalado pela campanha que faz na primeira divisão da Venezuela, na qual computa 3 vitórias em 3 rodadas disputadas. A equipe venezuelana ainda conta com o retorno de 3 atacantes importantes (Conteras, Eduardo Ferreira e Carlos Rivero) para esta partida de volta, mas o Vasco já deixou muito claro que tem mais capacidade que o adversário para alcançar a classificação e tem grandes chances de conseguir pelo menos um empate fora de casa.

Finalmente, na quinta-feira (05), o Bahia é o último brasileiro a lutar por um lugar nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e vai ter uma missão complicada diante do Melgar. Apesar de viver momento delicada na competição nacional, a equipe peruana conseguiu vencer a primeira partida contra o Bahia, por 1 a 0, jogando em casa, e tem a vantagem do empate nesta partida da volta. O Bahia, por sua vez, também não vive um grande momento no Campeonato Brasileiro, mas está conseguindo se manter fora da zona de rebaixamento e já evidenciou sua capacidade na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético Mineiro (no dia 19 de outubro – 3 jogos atrás). Sendo assim, é bem possível que tenhamos os 3 brasileiros na próxima fase da Copa Sul-Americana e, quem sabe, com transmissão dos jogos em TV aberta.

Deixe um comentário