O Campeonato Brasileiro chega à última rodada com intensa disputa por vagas na Copa Libertadores e também na Sul-Americana de 2023. Estão na briga pela Liberta: Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, América-MG, Fortaleza e São Paulo.
Já a fuga do rebaixamento só envolve dois times: Atlético-GO e Cuiabá, sendo que este último tem boa vantagem na pontuação e no saldo de gols. A situação mais dramática é do Dragão, que deve se juntar a Ceará, Avaí e ao lanterna Juventude, já condenados.
Confira, a seguir, pelo quê cada time briga e o que precisam fazer para chegarem às competições da Conmebol ou mesmo para ficar livre da queda à Série B:
Jogos da 38ª rodada, a última do Brasileiro Série A de 2022:
Sábado (12):
16h:
Flamengo x Avaí (Maracanã)
Quinto colocado, o Flamengo tem chance de tomar a quarta colocação do Corinthians, caso vença e o Timão não ganhe o seu jogo contra o Atlético-MG (9º), na Neo Química Arena. O Avaí é o penúltimo e já está rebaixado à Segunda Divisão.
Domingo (13):
16h:
América-MG x Atlético-GO (Independência)
Vencendo, muito provavelmente o nono colocado América-MG deve subir na tabela e conquistar uma das vagas na Pré-Libertadores de 2023, destinada ao sétimo e oitavo. Empatando, o Coelho só pega vaga na Pré se o Botafogo perder por mais de um gol de diferença.
Já o Atlético-GO (17º) briga para não cair com o Cuiabá (16º). O Dragão precisa vencer, torcer para o time mato-grossense perder em casa para o Coritiba (15º) e ainda descontar uma diferença considerável no saldo de gols, que hoje é de seis gols (-12 x -18).
Red Bull Bragantino x Fluminense (Nabi Abi Chedid)
Ocupando uma frustrante 14ª posição, o time de Bragança Paulista nem corre risco de cair e nem tem chance de ir à Libertadores no ano que vem. Resta apenas o objetivo de se manter na zona de classificação à Copa Sul-Americana 2023 (entre o 9º e o 14º).
Já o Fluminense, está garantido na fase de grupos da Libertadores, mas pode melhorar a sua colocação final, saltando do atual terceiro posto para segundo. Para isso, precisa ganhar e ainda torcer por uma derrota do Internacional, no Beira-Rio, para o campeão Palmeiras. Caso essa combinação ocorra, o Tricolor carioca se igualaria ao Colorada em pontos (70) e ficaria à frente pelo número de vitórias (21 a 19).
Corinthians x Atlético-MG (Neo Química Arena)
Já classificado para a fase de grupos da Libertadores 2023, o quarto colocado Corinthians ainda pode tomar a terceira posição do Fluminense. Isso só tem chance de acontecer se o Timão vencer o seu jogo em casa e ainda o time carioca perder em Bragança Paulista.
O Atlético, por sua vez, briga por Libertadores. Começa a rodada com a vaga na Pré, mas precisa pontuar em Itaquera para se garantir sem depender de ninguém. Se perder, torce para acontecer dois desses três resultados: derrota do Botafogo para o Athletico-PR na Arena da Baixada, América-MG não vencer o Atlético-GO no Horto e Fortaleza não ganhar do Santos na Vila Belmiro.
Santos x Fortaleza (Vila Belmiro)
O único objetivo esportivo do Santos é se manter na zona de classificação à Copa Sul-Americana 2023 (entre o 9º e o 14º). Está em 12º lugar.
Já o décimo colocado Fortaleza chega na última rodada brigando por vaga na Pré-Libertadores. Para tanto, tem que vencer na Vila e torcer para ocorrer um outro resultado. Por exemplo, que o América-MG não ganhe seu jogo. Ou então que o Corinthians derrote o Galo mineiro.
Internacional x Palmeiras (Beira-Rio)
Um empate em casa garante o vice-campeonato para o Internacional. Se perder, tem que torcer para o terceiro colocado Fluminense tropeçar em Bragança. Já o campeão Palmeiras só cumpre tabela no Sul do País.
Goiás x São Paulo (Estádio da Serrinha)
O São Paulo entra na última rodada sem poder depender apenas do próprio resultado para pegar uma das vagas na Pré-Libertadores. Além de vencer o Goiás, fora de casa, o Tricolor precisa torcer por empates de América-MG (em casa, contra o quase rebaixado Atlético-GO) e Fortaleza (contra o Santos, na Vila) e pela derrota do Botafogo para o Athletico-PR, na Arena da Baixada.
O resultado mais improvável, embora não impossível de ocorrer, é, de fato, o do América-MG. De todo modo, é bom lembrar que o Goiás também tem o seu objetivo, de seguir na zona de classificação à próxima Copa Sul-Americana (até o 14º lugar). O Esmeraldino é o 13º.
Athletico-PR x Botafogo (Arena da Baixada)
Ambos iniciam a rodada classificados para a Copa Libertadores 2023. O Athletico é o sexto colocado, enquanto o Botafogo está em oitavo. Só que a concorrência é imensa, tanto pela última vaguinha na fase de grupos (destinada ao 6º colocado) quanto pelas duas vagas na Pré-Libertadores (para 7º e 8º).
Para assegurar a vaga direta na fase de grupos sem depender de outro resultado, o Furação precisa vencer. O empate só serve se o Atlético-MG não ganhar do Corinthians em Itaquera. Mas se somar um pontinho o Furacão vai ao menos à Pré-Libertadores. Já com derrota, a depender dos demais resultados, pode não bastar.
No caso do Botafogo, para ir à Libertadores, o mais seguro é vencer na Arena da Baixada. Caso ganhe e o Atlético-MG não vença o Corinthians em São Paulo, o Glorioso fica com a vaga direta na fase de grupos. Já se empatar, o time carioca dependerá dos resultados de América-MG e Fortaleza. Com derrota, só pega uma vaga na Pré se esses dois e também o São Paulo perderem.
Cuiabá x Coritiba (Arena Pantanal)
Após escapar do rebaixamento, o Coritiba pode conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana 2023, mas só se vencer e o Bragantino não vencer o Fluminense.
Já o dono casa, joga por um empate para se livrar, sem susto, de qualquer risco de rebaixamento. Em caso de derrota e vitória do “concorrente” Atlético-GO, a briga entre ambos pela permanência na Série A se dará pelo saldo de gols. A vantagem é grande para o Cuiabá. São seis gols a mais no saldo (-12 x -18).
Ceará x Juventude (Castelão)
Ceará e Juventude fazem um melancólico duelo entre times já rebaixados à Série B. O time da casa é o 18º colocado, enquanto a equipe de Caxias ocupa a lanterna da competição.
Especiais sobre Copa do Mundo
Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022: