O presidente Jair Bolsonaro e o técnico do Grêmio Renato Gaúcho conversaram por telefone na semana passada sobre a possibilidade da volta de treinos e jogos de futebol no país.
A informação foi divulgada inicialmente pelo portal GaúchaZH, do Grupo RBS (afiliada da TV Globo no RS) e confirmada pelo UOL Esporte.
O treinador gremista, que já fez elogios públicos a Bolsonaro, em quem votou nas eleições presidenciais de 2018, é contra uma volta prematura da rotina nos clubes e dos campeonatos.
Embora sem revelar o nome de Renato, Bolsonaro fez referência à conversa em entrevista concedida na segunda-feira (27). “Conversei com um técnico lá do Rio Grande do Sul, que foi favorável primeiramente a não ter (jogos), porque a contaminação acontece no vestiário, e agora ele é favorável (à volta do futebol). É só não deixar tanta gente no vestiário.”
Renato Gaúcho e Jair Bolsonaro são amigos, A aproximação inicial ocorreu justamente durante a eleição de 2018 e, de acordo com o UOL, eles são tão próximos que chegam a se falar praticamente quase toda semana.
O site lembra, ainda, que recentemente o técnico enviou uma camisa do Tricolor gaúcho de presente ao amigo.
Como o blog contou nesta quarta (29), federações estaduais pressionam a CBF por volta dos estaduais em maio. Por ora, a posição da entidade é que se limita a obedecer parecer das autoridades do país, orientando cada entidade avalie com órgãos de saúde de seu estado a possibilidade da liberação, comprometendo-se a ela, CBF, cuidar do protocolo base de prevenção a ser seguido pelos clubes, quando houver aval.