Deu para o gasto. Em mais uma atuação pouco inspirada, o Barcelona ao menos dessa vez foi eficiente e venceu o clássico catalão contra o Espanyol, por 1 a 0, nesta quarta (8), no Camp Nou, pela 35ª rodada de LaLiga.
No primeiro tempo, inclusive, as melhores oportunidades foram criadas pelo visitante. Ter Stegen salvou duas vezes.
Precisando desesperadamente da vitória, na etapa final o técnico Quique Setién ousou ao colocar o atacante Ansu fati no lugar do lateral-direito Semedo. Mas quando a fase é difícil, nada dá certo e o jovem jogador acabou expulso com quatro minutos apenas, por decisão revisada pelo VAR. No lance ao vivo, o árbitro José Munuera havia dado apenas o cartão amarelo.
No entanto, três minutos depois Lozano também foi expulso, e igualmente com troca da cor do cartão, de amarelo para o vermelho.
Pois bem, dez jogadores para cada lado, mais espaço e saiu o golzinho do alívio para o Barcelona. Após Griezmann, dentro da área, tocar para trás de calcanhar, Messi finalizou, a bola bateu em Cabrera e sobrou para Suárez mandar para o gol, aos dez minutos do segundo tempo. E ficou nisso: Barça 1 a 0.
Com a derrota, o Espanyol, lanterna da competição, acabou rebaixado matematicamente à Segunda Divisão do futebol espanhol.
Diferença cai e agora Barça “seca” Real
Com o triunfo do Barcelona, a diferença para o líder Real Madrid caiu para um ponto (77 a 76), só que os merengues ainda jogam na rodada, e em casa, sexta-feira (10), às 17h,l diante do Alavés, que é apenas o 16º na classificação do Espanhol.
Vale lembrar que não basta ao time de Messi chegar na pontuação do Madrid. Devido à desvantagem no critério de desempate de confronto direto, o Barcelona é obrigado a ficar na frente, ao final do campeonato, para ser campeão.
Após a partida do Real, restarão três rodadas para o fim da temporada 2019/2020 de LaLiga. Ou seja, são apenas 9 pontos em disputa.