O Athletico Paranaense bateu o Peñarol nesta noite, na Arena da Baixada, por 2 a 0, e decidirá o título da Copa Sul-Americana contra o Red Bull Bragantino.
Nikão e Pedro Rocha marcaram os gols. Também merece destaque o goleiro Santos, que evitou o empate uruguaio no primeiro tempo ao defender um pênalti cobrado por Ceppellini.
Na partida de ida, no Uruguai, no Estádio Campeón del Siglo, o Furacão também venceu o Peñarol, por 2 a 1. Ou seja, avançou com sobras.
Assim como a Libertadores, a final da Sul-Americana deste ano acontece em jogo único no Estádio Centenário, na capital uruguaia Montevidéu. A decisão será no dia 20 de novembro, um sábado.
🔴⚫ Nikão neles! O chute fatal do ídolo do @AthleticoPR abriu caminho para a vitória sobre o @OficialCAP na Arena da Baixada. Rumo à final da CONMEBOL #Sudamericana!#GrandeConquista pic.twitter.com/0mwvsukEYL
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) October 1, 2021
Athletico em busca do bi em sua segunda final
Esta será a segunda vez que o Athletico-PR decide a Copa Sul-Americana. Foi campeão em 2018, diante do Junior Barranquilla.
Naquela oportunidade, ainda com a decisão em dois jogos, empatou por 1 a 1 tanto na ida, na Colômbia, quanto na volta, na Arena da Baixada, levando a melhor na disputa por pênaltis, ao vencer por 4 a 3.
Fizeram parte daquele time e, portanto, podem ser bicampeões o goleiro Santos, os zagueiros Thiago Heleno e Zé Ivaldo, além do atacante Nikão.
Por outro lado, o Red Bull Bragantino, rival deste ano, chega pela primeira vez a uma decisão de competição internacional. O time do interior paulista chegou à final da Sul-Americana após superar o Libertad, do Paraguai, com duas vitórias: 2 a 0 em Bragança Paulista e 3 a 1 em Assunção.
O campeão dessa competição da Conmebol garante vaga na Libertadores, assim como o direito de disputar o título da Recopa Sul-Americana. Já no aspecto financeiro, vale um prêmio de 4 milhões de dólares (quase R$ 22 milhões). O vice leva 2 milhões de dólares (perto dos R$ 11 milhões).
O Furacão também está na semifinal da Copa do Brasil. Enfrenta o Flamengo, que decidirá a Libertadores 2021 contra o Palmeiras, em outra decisão 100% brasileira que será jogada no Centenário.