Início » Esportes » Alemanha, Espanha Croácia e Bélgica lutam por classificação

Alemanha, Espanha Croácia e Bélgica lutam por classificação  

Nesta quinta-feira (1º), Alemanha, Espanha Croácia e Bélgica estarão na luta por classificação às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Alemães e belgas entram em campo eliminados, tendo que vencer para buscarem as suas vagas.

Confira, a seguir, o que cada seleção precisa para avançar:

fullkrug com braco erguido jogo da alemanha contra espanha copa do mundo catar 2022
Alemanha de Niclas Füllkrug, autor do gol importante do empate com a Espanha, define classificação nesta quinta, contra Costa Rica (Foto: Philipp Reinhard/reprodução site dfb.de/)

Classificação da Copa do Mundo de 2022 – fase de grupos

Grupo F da Copa do Mundo Catar 2022

Ambos com quatro pontos cada, Croácia e Marrocos garantem vaga nas oitavas de final da Copa com vitória ou empate nos seus jogos. Às 12h (de Brasília), os croatas encaram a Bélgica, que tem três pontos, enquanto os marroquinos enfrentam a já eliminada seleção do Canadá, sem ponto algum no torneio.

Para os belgas, algozes do Brasil nas quartas de final da Copa passada, na Rússia, praticamente só a vitória interessa hoje. Ou então, em caso de empate, teria que contar com uma improvável goleada (vitória por quatro gols de diferença) do eliminado Canadá pra cima de Marrocos.

Croácia: 4 pontos (saldo de gols: 3)
Marrocos: 4 pontos (saldo de gols: 2)
3º Bélgica: 3 pontos (saldo de gols: -1)
4º Canadá: 0 ponto (saldo de gols: -4)

Jogos da 3ª rodada:

12h: Canadá x Marrocos

12h: Croácia x Bélgica

Grupo E da Copa

No grupo E, todo mundo está vivo, na briga por classificação à fase final da Copa, só que no caso da Alemanha, por estar na lanterna, com apenas um pontinho, não depende apenas do seu resultado.

A conta mais simples é: os alemães se classificam se vencerem a Costa Rica e o Japão perder da Espanha. Caso espanhois e japoneses empatem, aí a Alemanha necessita ganhar por dois gols de diferença, no mínimo, para superar o Japão no saldo.

Já se o Japão conseguir surpreender em seu jogo e derrotar a Espanha, aí a vida alemã fica pra lá de complicada, já que a missão seria a de superar o grande saldo de gols espanhol. Antes da bola começar a rolar, a Espanha tem sete gols de saldo, contra -1 dos alemães.

No caso da Costa Rica, que soma três pontos (atrás do Japão apenas no saldo de gols), ela só depende do seu resultado. Basta vencer os alemães para se classificar. Isso porque os costarriquenhos iriam a seis pontos, superando espanhois e japoneses, caso empatem, ou ao menos um deles, se houver vencedor no outro jogo. E a Costa Rica ainda pode avançar com empate, mas aí desde que a Espanha ganhe do Japão.

Líder da chave e, como já dito, com um super saldo de gols, o maior do Mundial, a Espanha só não se classifica se perder do Japão e a Costa Rica vencer a Alemanha.

Espanha: 4 pontos (saldo de gols: 7) 
Japão: 3 pontos (saldo de gols: 0)
3º Costa Rica: 3 pontos (saldo de gols: -6)
4º Alemanha: 1 ponto (saldo de gols: -1)

Jogos da 3ª rodada:

16h: Japão x Espanha

16h: Costa Rica x Alemanha

Critérios de desempate

Caso haja igualdade de pontos nos grupos, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols, 2) mais gols pró, 3) confronto direto, 4) fair play/menos pontos de indisciplina (cartão amarelo vale 1 ponto, expulsão provocada por dois amarelos vale 3 pontos, cartão vermelho direto vale 4 pontos e cartão vermelho para um atleta que já tinha amarelo vale 5 pontos), e 5) sorteio.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos

Deixe um comentário