Início » Colunas » Coluna do Verchai » Abertura da Copa do Catar promete ser um show à parte

Abertura da Copa do Catar promete ser um show à parte  

Parece que está tudo pronto para o Mundial de 2022 no Catar e todos já estão ansiosos para a abertura da Copa que promete ser um verdadeiro show.

em destaque copa do mundo de seleções 2022 troféu catar
(Divulgação/Fifa)

A abertura será no domingo (20) e essa é a cerimônia oficial de início de todas as Copas do Mundo. Geralmente, é um super evento, onde aqueles que estão no estádio ou vendo ao vivo pela TV esperam ansiosamente, já que há uma certa cobrança se será melhor ou pior que a Copa anterior.

Logo após a cerimônia de abertura, acontece o jogo inaugural do torneio, que será Catar x Equador. Tanto a abertura quanto o jogo, serão realizados no Estádio Al Bayt em Al Khor. Muitas celebridades esportivas, árabes e mundiais foram convidadas a participar do evento. 

Inicialmente, a abertura seria no dia 21, mas em agosto de 2022 o Bureau do Conselho da FIFA aprovou a mudança, a qual foi solicitada alguns dias antes. O jogo inicial também não era entre o Catar e o Equador e sim entre Senegal e Holanda. Inclusive, o jogo entre Catar e Equador seria somente o terceiro jogo da Copa do Mundo.

Sobre a cerimônia de abertura

A tradição das Copas será mantida nessa também, onde a abertura do Mundial é feita com a seleção que sediará o evento ou o último campeão da Copa anterior. A abertura está marcada para as 12h de Brasília (19h no horário local do Catar). Esse jogo já será válido para a primeira rodada do grupo A.

A capacidade do Estádio Al Bayt é de 60.000 pessoas, e a cerimônia seguirá a premissa de todas as outras, com danças coreografadas, desfile e show musical. Claro que nem tudo foi divulgado para manter o elemento surpresa da abertura, já que é um evento mundialmente esperado.

Duas estrelas da música estão confirmadas. São eles a celebridade de Bollywood Nora Fatehi e o cantor americano Lil Baby. Os dois devem cantar o hino oficial do evento, The World Is Yours To Take. 

Nora Fatehi é cantora, modelo, dançarina e atriz e já fez aparições em filmes Hindi, Telugu, Tamil e Malayalam.. Ela tem 30 anos e é de Toronto, no Canadá. Já Lil Baby é um rapper americano que teve uma infância bem complicada e como sua família era de classe média baixa e morava num subúrbio da Geórgia, acabou se envolvendo com más influências e se envolveu com a venda de drogas e entrando para o crime. Outra coisa, ele se envolvia muito em brigas. Resultado disso foi que acabou ficando preso por 5 anos por venda de drogas.

Durante o tempo em que estava preso, ele parecia melhorar, e acabou saindo em liberdade dois anos depois. Após a sua saída, ele decidiu mudar de vida e um amigo de infância, o Coach K, se prontificou a ajuda-lo. 

Amigos de infância ajudaram na construção da primeira música e em 2017 chamada “Perfect timing” e essa música acabou fazendo muito sucesso nos pubs, bares e cafés da Geórgia e arredores.

Sua gravadora deu muito certo e hoje ele é sócio de seus amigos de infância e um rapper bastante conhecido nos Estados Unidos.

Outras bandas são cogitadas como a BTS. A cantora Shakira também teve seu nome levantado como uma das prováveis atrações, assim como o artista nigeriano Kizz Daniel. Porém, não foram confirmados oficialmente pela Fifa.

Outra cantora que foi cotada, foi Dua Lipa, que desmentiu em suas redes sociais, mas nos últimos dias, outra notícia surgiu sobre isso e dizia que ela teria negado participar do evento mundial, porém ninguém confirmou nenhuma dessas informações oficialmente.

Como foi na primeira Copa do Mundo em 1930

A título de curiosidade, na primeira edição da Copa do Mundo, em 1930, a cerimônia de abertura não foi feita como hoje em dia, antes do início do torneio. Ela ocorreu cinco dias após o início das partidas. Já havia acontecido oito jogos. Mas por que de ter sido feita após o início? Porque as obras do estádio Centenário ainda não estavam concluídas e como o Uruguai não ia jogar até lá, resolveram adiar a cerimônia.

A abertura e o jogo inaugural foram realizados no dia 18 de junho de 1930 e, pelas pesquisas da época, 10% da população de Montevideo estava no Estádio Centenário assistindo. Não foi nada parecido com hoje, que é um show de música, coreografias e danças. Foi tudo muito simples. As treze delegações desfilaram, fazendo uma volta olímpica no estádio, enquanto os Estados Unidos carregavam um cartaz que estava escrito “América do Norte” e o México outro que dizia “Méjico”. 

Curiosidades das outras Copas do Mundo

Na primeira Copa de 1930 até a do Chile de 1962, não haviam muitos protocolos e os começos ou aberturas, foram meio que aleatórios. Só para se ter uma ideia, na Copa da Itália em e na Suécia em 1958 aconteceu o número inacreditável de oito disputas no mesmo dia e o pior, em cidades diferentes.

Já em 1966 e no México, foram os anfitriões que fizeram a abertura da Copa. Na Alemanha em 1974 até a Copa do Mundo de 2002, na Coréia do Sul e no Japão, o vencedor fez as vezes. Depois mudou novamente na Copa da Alemanha no ano de 2006 e na da Rússia em 2018, sempre o país que estava recebendo o evento é que fazia a abertura. Outro detalhe foi que na época em que havia uma única partida, o caso da Inglaterra até a Rússia, nunca mais uma equipe que participou da cerimônia de abertura ganhou o título. E isso até tornou-se um “mal” sinal entre os times.

Já o pior “fiasco” que aconteceu em uma Copa do Mundo foi no ano de 1966 na Copa da Inglaterra e durante o encerramento, a rainha Elizabeth e o primeiro-ministro Harold Wilson estavam lá para assistir e também tinham mais de 120 mil torcedores no estádio de Wembley. Os ingleses ganharam, mas foi um show de horrores, pois houve um erro de um bandeirinha, o que daria assunto para ser falado pro resto da vista, além de ter sido um jogo violento, onde a Rainha saiu horrorizada com o que viu.

Estamos ansiosos para a abertura de um país que gosta de ostentar a riqueza que possuem e para vermos se entregarão tudo que estão prometendo.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário