O ex-atacante do Flamengo Vinicius Junior foi o grande destaque do fim de semana no futebol europeu. O jovem, de 19 anos, marcou o primeiro gol da vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre o Barcelona, no grande clássico espanhol.
Com o triunfo, o Real assumiu a liderança do Campeonato Espanhol, com 56 pontos, deixando o rival para trás, com 55. Na próxima rodada, os merengues saem para pegar o Betis, enquanto o Barça recebe a Real Sociedad no Camp Nou. Ambos os jogos no domingo (8).
Como foi El Clásico
Válido pela 26ª rodada de La Liga, a partida teve grande atuação dos jogadores brasileiros. Na etapa inicial, de superioridade do Barça, Arthur foi o destaque, com direito a criar chance clara de gol.
Foram pelo menos três do time catalão no primeiro tempo do confronto do estádio Santiago Bernabéu. O francês Griezmann teve a melhor delas, mandando por cima do gol de Courtouis.
Já o segundo tempo foi de supremacia madrilenha, com pressão desde o início, até que aos 25 minutos Vinicius Junior abriu o placar. Após assistência de Toni Kroos, o brasileiro invadiu a área pela esquerda, chutou e a bola e desvio no zagueiro Piqué, matando qualquer chance de defesa de Ter Stegen.
Um minuto após entrar em El Clásico, Mariano Díaz invadiu a área pela direita para ampliar, já nos acréscimos, fechando o placar.
Messi mais uma vez teve atuação apagada, perdendo algumas chances claras de gol que normalmente não perderia.
Além de Vinicius Jr, destacaram-se pelo Real Madrid outros dois brasileiros: o lateral-esquerdo Marcelo, com bastante iniciativa no apoio ao ataque e, principalmente, Casemiro, possivelmente o mais regular na partida toda.
Sem campeão invicto na Inglaterra
Mais cedo ou mais tarde, o Liverpool chegará ao título inglês nesta temporada, o primeiro na era Premier League, findando uma longa fila de 29 anos. Porém, não será campeão invicto, já que foi derrotado pelo Watford, por 3 a 0, no sábado, pela 28ª rodada.
Com atuação muito ruim, os Reds perderam o jogo fora de casa e com isso a chance de ser o terceiro campeão invicto da história do futebol inglês, juntando-se a Preston North End (temporada 1888-89) e a Arsenal, que conseguiu a façanha em 2003-04, já na era moderna.
Deu a lógica na final da Copa da Liga e o City sagrou-se campeão
Nenhuma surpresa na final da Copa da Liga, neste domingo. Em duelo contra o Aston Villa, vice-lanterna do Inglês, o vice-líder da Premier League, Manchester City fez 2 a 1 em Wembley e faturou o tricampeonato do torneio.
O City abriu 2 a 0 de vantagem, com gols de Sergio Agüero e Rodri. O Villa ainda diminuiu, com Samatta, e pressionou no fim da partida, mas o placar não se alterou.
No total, foi o oitavo título nacional dos Citizens nos últimos nove disputados na era Pep Guardiola. Perdeu só a Copa da Inglaterra 2017-2018. E ao que tudo indica perderá em breve a Premier League desta temporada para o Liverpool, virtual campeão inglês.